Mais Acessadas

Sob risco de desabamento, oito casas devem ser demolidas

Um dos imóveis tombou ontem e afetou os demais


Em 25 de janeiro, 2011 - 11h11 - Belém

Atualizada às 12h33



A Defesa Civil pode demolir oito casas de uma vila no bairro da Pedreira, onde o piso de um imóvel cedeu, na manhã de ontem. O incidente comprometeu as estruturas de todas as casas vizinhas oferecendo risco aos moradores. Mas o caso ainda será avaliado. Quarenta pessoas de dez famílias foram remanejadas da área.


Quatro técnicos da Defesa Civil e um bombeiro chegaram cedo ao local, uma vila de casas localizada na Travessa Vileta, entre Marquês e Herval e Visconde de Inaúma, na Pedreira. Um perito da Secretaria Municipal de Urbanismo também esteve no local avaliando a situação e fez a interdição da área.


Hoje de manhã eles constataram que, além da casa onde o piso cedeu e a estrutura tombou, o imóvel vizinho também tombou e um terceiro está começando a inclinar. Diante do risco, os técnicos podem demolir as demais residências. 'Hoje vamos terminar a demolição do restante da casa que tombou ontem. Depois vamos entrar nas demais e ver se tem condições de ser habitadas. Se não, vamos demolir o restante também', explicou a arquiteta da Defesa Civil, Rosário Sá Ribeiro.


Segundo o técnico da Defesa Civil, Márcio Silva, um dos motivos do incidente é a irregularidade dessas obras. 'Provavelmente se trata de uma região alagada, onde foram feitas construções sem nenhum critério, sem engenheiro, de forma amadora. As chuvas podem ter contribuído com os problemas de fundação', explica.


O horário de início da demolição ainda não está definido, pois os técnicos ainda aguardam os moradores retirarem seus pertences das casas e  a chegada da empresa que vai fazer o serviço.


A Defesa Civil Municipal informou que a Funpapa está providenciando o envio de cestas básicas aos moradores remanejados.


 

Redação Portal ORM