Mais Acessadas

Protesto marca Dia Nacional do Aposentado em Belém


Em 24 de janeiro, 2011 - 11h11 - Belém

 

Uma manifestação em frente ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) marca o Dia Nacional do Aposentado na capital paraense, celebrado nesta segunda-feira (24). Nesta mesma data, a previdência social completa 88 anos, mas os servidores, tanto ativos quanto aposentados, não têm muito que comemorar.


O ato começou por volta das 8h30 e cerca de 90 pessoas participam do protesto. As reivindicações vão desde equiparação de salários de ativos e aposentados à diminuição da carga horária de trabalho.


De acordo com a assessoria de comunicação do Sintprevs/Pa (Sindicato dos Trabalhadores Público em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Pará), a Lei nº 12.317, que determina uma carga-horária de 30 horas semanais para os assistentes sociais, não está sendo cumprida. 'Os assistentes sociais estão trabalhando mais de trinta horas por semana e em um encontro nacional que aconteceu em Brasília no último dia 15 de janeiro eles decidiram que iam começar uma série de reivindicações para garantir o direito deles', afirmou Sara Portal, da assessoria de comunicação do órgão.


Segundo ela, essa atitude reflete o descaso e a desvalorização dos servidores do seguro social. ‘Estão fazendo os servidores trabalharem mais horas e em muitas vezes funções diferentes das que foram contratadas, o que é não é permitido por lei, por isso o protesto de hoje', justificou.



Redação Portal ORM