Mais Acessadas

Trânsito muda nas imediações do aeroporto para colocação de passarela


Em 23 de janeiro, 2011 - 18h06 - Belém

 


A avenida Júlio César ganhará uma nova passarela para pedestres, no trecho que liga o Comando Geral do Corpo de Bombeiros ao clube Casota. Nesta segunda-feira (24), à noite, a partir das 23h, o trânsito no local será desviado para a instalação da estrutura. O desvio do trânsito será usado pelos motoristas que forem ou voltarem do aeroporto. O trabalho é coordenado pelo projeto Ação Metrópole, do Estado.

 

A operação de montagem da passarela deve se estender pela madrugada, para que, na manhã da terça-feira, os pedestres já possam usá-la. O objetivo, segundo o coordenador de Planejamento do Ação Metrópole, Paulo Ribeiro, é dar mais segurança para quem atravessar a avenida. Em horários de pico, o fluxo no local chega a 4.730 veículos por hora, nos dois sentidos. 'Com mais de 4 mil veículos passando numa rua a cada 60 minutos, cria-se uma barreira para o pedestre, o que não pode acontecer. E sem cruzamento, não há semáforo – o que, aliás, foi um dos objetivos do elevado. Por isso, a passarela é imprescindível', analisa Paulo Ribeiro.

 

A passarela ficará entre os dois principais pontos de travessia da Júlio César naquele trecho – as esquinas com a avenida Pedro Álvares Cabral e o canal São Joaquim –, ligando o comando do Corpo de Bombeiros e o Cassino dos Cabos e Soldados Taifeiros da Aeronáutica (Casota). O desvio do trânsito será feito em conjunto entre técnicos do Ação Metrópole, homens da Polícia Militar e agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel).

 

Desvio - A partir das 23 horas de amanhã (24), quem vai para o aeroporto internacional de Belém e faz o percurso usando a pétala de entrada na Pedro Álvares Cabral, no elevado, precisará dobrar à direita, no desvio aberto antes do posto Dalas, entrar ao lado do Casota, na rua Primeiro de Maio, e dobrar novamente à direita, na passagem Sérgio Mota (atrás do clube) para chegar à Júlio César, onde o canteiro central estará aberto. A partir daí, basta dobrar à esquerda e seguir em direção ao aeroporto.

 

O motorista que vier do aeroporto terá de dobrar à direita, na passagem Tiradentes – uma rua antes do Casota –, e seguir até a Primeiro de Maio, ao lado do clube; no cruzamento com a Pedro Álvares Cabral, pode dobrar à direita para ir para o centro, ou à esquerda, para ir para a Almirante Barroso ou Entroncamento. O Ação Metrópole prevê ainda a conclusão de uma ponte no Paracuri, na rodovia Arthur Bernardes; de um trecho de pavimentação asfáltica de 100 metros na Base Naval de Belém; de uma praça na área do elevado e de uma passarelana Pedro Álvares Cabral, próximo ao Casota.

 

 


Fonte: O Liberal