Mais Acessadas

Rádio Liberal Globo é inaugurada


Em 03 de junho, 2010 - 11h11 - Pará



Ouvintes de todo o Pará e de Estados vizinhos já podem ouvir a Rádio Liberal Globo AM 900 KHZ, inaugurada na noite desta quarta-feira (2). A nova estação substitui a Rádio Liberal AM 1330, mantendo os apresentadores e trazendo a programação nacional da Rádio Globo para o Estado. A grande novidade é o alcance,
bem maior.


A Rádio Liberal Globo AM tem o maior transmissor da Amazônia. Nos primeiros dias, ainda não estará com força total. Mas, dentro de um mês, a programação da rádio poderá ser ouvida em toda a Amazônia Legal, garante Fernando Artur, responsável técnico. - Nos horários com temperatura mais baixa, como o início da manhã e o fim da tarde, dá para ouvir até no Acre. Quando esquenta, limita um pouco, mas 80% do Estado ainda sintonizam -, explica. Até o fim do ano, a rádio será transmitida por Onda Tropical, se tornando a estação paraense com maior alcance. Estados do Nordeste e até outros países poderão acompanhar a programação.


Com a inauguração a Rádio Liberal AM se tornou a 35ª afiliada da Rádio Globo no Brasil. A junção entre as duas foi comparada com um casamento por Marcus Aurélio, diretor da Rádio Globo de São Paulo. Ele passou três dias em Belém para treinar a equipe paraense. No fim das contas, a Rádio Liberal AM terá um terço de programação local, a maior porcentagem entre as parceiras da Rádio Globo no país. - Não há rede sem respeito à realidade local. Não queremos fazer da rede uma cadeia, que prende a programação local. Para um casamento ter sucesso, os dois lados têm que estar satisfeitos -, afirma Marcus Aurélio.


Audiência - O diretor da Rádio Liberal Globo, Alex do Carmo, comemorou o fato de os programas feitos em Belém poderem contar com horários nobres, com maior audiência. A ênfase, diz Alex, será no esporte, com a média de três horas por dia. Jogos e programas esportivos terão transmissão conjunta com a Liberal CBN FM. - E o melhor é que, com o novo equipamento que temos, a rádio AM se equivale com a FM em qualidade de som -, comemora. No geral, a programação seguirá o ritmo descontraído da Rádio Globo, alegre e com variedade, diz o diretor.


Entre as mudanças, uma poderá ser notada em poucos minutos de audiência: a nova roupagem da rádio, conta o gerente de programação, Rodolfo Marques. Locutores e programas permanecem - alguns deles mais curtos -, mas as vinhetas serão renovadas. - Aumentou a equipe de trabalho e houve um investimento tecnológico interessante - , conta o gerente.


Para melhorar, o ouvinte terá acesso a uma extensa programação da Rádio Globo, que só os rádios mais potentes eram capazes de captar no Pará. O programa de rádio com maior audiência no Brasil, o Momento de Fé, das 9 às 10 horas, com o padre Marcelo Rossi, só agora poderá ser ouvido diariamente pela população paraense. Representante da prefeitura durante a inauguração da rádio, Silvia Bogea, coordenadora de comunicação da Comus, elogiou a iniciativa das Organizações Rômulo Maioria (ORM) em expandir os horizontes pelas ondas radiofônicas. - Em Belém, muita gente depende das rádios para se informar. Agora, a Rádio Liberal Globo tem alcance bem maior por todo o Estado, algo muito importante, porque se torna mais um canal de comunicação democrática para todos -, afirma Silvia.