Mais Acessadas

Desafio BM&FBOVESPA 2010 abre a temporada de inscrições


Em 15 de abril, 2010 - 22h10 - Negócios

 

 
As inscrições para o Desafio BM&FBOVESPA 2010 estão abertas e vão até o dia 7 de maio. A tradicional competição sobre educação financeira e o mercado de ações realizada entre escolas do ensino médio na própria Bolsa, no centro da capital paulista, chega a seu 5º ano trazendo uma novidade aos jovens de todo o Brasil.


Em 2010, o Desafio BM&FBOVESPA, até então voltado aos jovens do estado de São Paulo, ganha o Desafio Web, modalidade interativa da disputa que a partir de agora está disponível para escolas de todo território nacional.
 

Dividido em três etapas, o Desafio Web ocorrerá totalmente online e iniciará em 15 de junho, com um curso sobre educação financeira e o mercado de ações oferecido aos professores que coordenarão os grupos de alunos. A partir de setembro será a vez das equipes se prepararem com um curso sobre o mesmo tema, porém com linguagem direcionada. Após o curso, os alunos realizarão as provas e suas notas serão convertidas em um valor virtual para a fase prática da disputa.
 

Na etapa seguinte, em novembro, as escolas competirão entre si. Cada equipe participará de quatro simulações de investimento, realizadas também no portal do Desafio Web. Em cada simulação haverá quatro rodadas e as equipes terão que formar sua própria carteira de ações com base nos preços dos ativos, em informações macroeconômicas e sobre empresas de diferentes setores. Os dados serão fornecidos pela BM&FBOVESPA com o objetivo de auxiliar as equipes na tomada de decisão de investimentos. Os grupos que alcançarem as maiores rentabilidades serão os vencedores. Podem participar 24 equipes de três a cinco alunos e até 12 professores por escola.
 

Para os docentes que vão coordenar as equipes de alunos, o Desafio Web traz ainda dois novos instrumentos com foco em educação financeira. O primeiro deles é didático e oferece aos educadores planos de aula completos, prontos para serem explorados nas salas de aula. O conteúdo, preparado pela BM&FBOVESPA, inclui temas variados sobre educação financeira, como criação de cultura de poupança e formação de patrimônio, e sua utilização é opcional. O segundo item é um blog de professores voltado à interação e a troca de experiências entre os educadores.