Mais Acessadas

Produtora de cabos de alumínio e vergalhões do Pará recebem certificação ISO 14001


Em 10 de março, 2010 - 21h09 - Negócios



O compromisso com o meio ambiente demonstrado por práticas de preservação ambiental garantiram à Alubar, empresa produtora de vergalhões e cabos elétricos de alumínio em Barcarena, a certificação ISSO 14001, norma internacional relacionada às questões ambientais.

O sistema de gestão ambiental adotado pela Alubar fez da empresa uma das raras produtoras de cabos elétricos a obter esse certificado. “Nosso maior compromisso é o de procurar maneiras de não agredir o meio ambiente. Por isso montamos um plano de ação e tudo o que foi feito foi eficaz”, ressalta Raimundo Nonato, gerente do Controle da Qualidade e Meio Ambiente da empresa. Ele explica que foi necessário manter práticas de preservação ambiental eficientes para que os requisitos relacionados ao sistema de gestão ambiental fossem cumpridos. 

O processo de certificação começou há dois anos na empresa, com o desenvolvimento de ações para aperfeiçoar o processo industrial e atender aos requisitos da ISO 14001. A certificação foi feita pela ABS Quality Evaluations, que verificou as práticas de preservação ambiental que estavam sendo desenvolvidas na Alubar durante seu processo de produção.

O gerente do Controle de Qualidade e Meio Ambiente, detalha as diversas técnicas para o reaproveitamento de resíduos e, dessa forma, não agredir o meio ambiente. “Óleos, borras de alumínio e resíduos orgânicos são direcionados a outras empresas responsáveis por fazer o seu reprocessamento, tudo dentro das exigências para preservação ambiental”, explica o gerente.  “Foram realizadas diversas auditorias internas, planos de ações corretivas, investimentos e um extenso trabalho de equipe até que o sistema de gestão ambiental estivesse totalmente implementado, conforme previsto na ISO 14001”, conta Raimundo Nonato.

Norma ISO - As normas ISO 14000 são ferramentas que ajudam as empresas a gerenciar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente. Ao implantar um Sistema de Gestão Ambiental, a empresa demonstra para seus usuários, clientes, acionistas, empregados, seguradoras, autoridades, legisladores e ONGs o tipo de compromisso ambiental da companhia. O uso eficiente de matéria-prima e da energia utilizada durante o processo e a diminuição da geração de resíduos são outras vantagens dessa certificação.