TV Liberal inaugura nova era da televisão paraense


Por: Redao Portal ORM Em 11 de setembro, 2009 - 18h06 - Tecnologia

A implantação definitiva da TV digital no Pará foi um grande sucesso. Mais de 300 convidados participaram da festa de inauguração do sinal digital, nesta quinta-feira (10), na TV Liberal. A partir de agora, dois milhões e quatrocentos mil telespectadores de Belém e onze municípios paraenses poderão acompanhar a programação da emissora, afiliada da Rede Globo, com imagem e som de alta definição.

A cerimônia teve a presença da governadora Ana Júlia Carepa, do prefeito Duciomar Costa, além de anunciantes e representantes da área de telecomunicações do País. Durante a exibição de um documentário, os convidados puderam conhecer como a TV Liberal se preparou, durante dois anos, para transmitir o sinal digital.

Foram cerca de R$ 30 milhões investidos em novos equipamentos e estrutura para levar ao telespectador a transmissão digital. No filme, também foi mostrada a transição, as diferenças e o que o telespectador terá de vantagem e comodidade com a nova era. O novo sistema da emissora é o mais moderno da região Norte.

'Estamos dando um passo à frente também em relação ao mundo. Belém agora também se insere neste contexto, aperfeiçoou o sistema desenvolvido no Japão e hoje somos referência mundial. Países como Argentina e Peru estão seguindo nosso modelo. Somos exportadores de tecnologia', disse o superintendente da TV Liberal, Fernando Nascimento.

De acordo com o gerente de engenharia de afiliadas e expansão da Rede Globo, Arthur Vilella, a tecnologia digital vem para mudar a relação de aspecto de imagem da televisão. 'A partir de agora aumenta o prazer em assistir televisão. Programas como a novela das oito, Faustão, A Grande Família e o futebol já são transmitidos com equipamento digital. Daqui algum tempo, todos os programas serão digitais e tudo poderá ser visto em qualquer lugar'. E acrescenta: 'Com o sinal digital, a imagem fica mais limpa e resistente a qualquer tipo de interferência. Acabou a história de fantasmas e imagens com defeito. Agora, o telespectador irá se surpreender com a imagem limpa e som perfeito em qualquer lugar do mundo'. Na TV Liberal, o novo estilo de assitir televisão começará com o programa É do Pará.

Além de imagem de alta definição e som multicanal, a tv digital proporciona mobilidade e interatividade. A partir de agora, você pode acompanhar a sua novela preferida e o jogo de futebol de qualquer lugar: do carro, do ônibus ou no trabalho. Para isso, basta ter uma tv digital portátil. As emissoras também poderão disponibilizar aos telespectadores informações adicionais sobre a programação, como por exemplo, dados sobre atores e sinopses de filmes. 'A qualidade da imagem, aliás, será o primeiro ponto que o telespectador vai sentir toda essa mudança. Agora até quem não enxerga bem, passará a enxergar tudo limpo', brincou o presidente executivo das Organizações Rômulo Maiorana, Rômulo Maiorana Júnior.

Durante a cerimônia de inauguração, o Hino Nacional, com um toque regional, foi cantado por Fafá de Belém. Os arranjos de carimbó tornaram a execução ainda mais emocionante. 'É sempre um prazer cantar o Hino Nacional, ainda mais na minha terra. Fico muito honrada por ter sido lembrada', disse. Fafá também comemora a implantação da tv digital no Estado. 'Isso é muito bom, pois os benefícios são inúmeros, a qualidade da imagem e do som melhoram sensivelmente', completou.

Em seu discurso, Rômulo Maiorana Júnior lembrou da inauguração da TV Liberal, em 1976, e ressaltou a qualidade de som e imagem que a 'maravilha do século' proporciona ao telespectador. 'Esse é um marco não só da TV Liberal e sim para a televisão paraense. Vamos produzir conteúdo digital e informar acontecimentos de Belém e de vários municípios paraenses. Isso tudo graças aos equipamentos de última geração que adquirimos', comemorou.

O diretor da Rede Globo, Celso Coli, falou sobre a parceria de 33 anos da TV Liberal com a Globo. 'Em nome da família Marinho, tenho muito prazer em participar da inauguração da tv digital no Pará. A TV Liberal é a 21ª emissora a transmitir sinal digital das 121 afiliadas à Rede Globo. Isso mostra o pioneirismo', destacou.

'A TV Liberal se antecipou. Estava previsto apenas para o segundo semestre de 2010 a chegada da transmissão digital. Mas hoje, somos agraciados com mais uma cidade brasileira a transmitir o sinal digital. Estou orgulhoso do trabalho da TV Liberal', elogiou o presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Slavieiro.

Ele também falou sobre os benefícios da tv digital. 'Praticamente 98% dos lares brasileiros possuem televisão. Agora, com a tv digital ela vai se tornar um componente integrador de famílias. Estou certo de que a interatividade que a televisão vai promover fará com que ela se firme como o veículo de comunicação mais abrangente e mais atraente para a toda a população'.

Vantagens - A transmissão digital proporciona imagem com nitidez e formato de tela de cinema. A imagem de alta definição possui mais de seis vezes a resolução do sinal analógico. O áudio também possui melhor qualidade. O som multicanal, com áudio 5.1, é o mesmo utilizado nos dvds e no cinema.

A portabilidade e mobilidade oferecida pela tv digital faz com que o telespectador possa assistir a programação da emissora da forma que achar mais confortável, pois terá a programação da emissora no celular, PDAs, PALMs e notebook, acessível a todos. Aumenta assim a interação e a troca de informação, sempre melhorando a qualidade de assistir televisão sem falhas de áudio ou visual.

Para acompanhar a programação digital, o telespectador precisa ter um conversor ou uma tv com o conversor integrado. Mas não precisa se preocupar. Ninguém vai ficar sem televisão da noite pro dia. O sinal analógico continuará sendo transmitido, simultaneamente ao sinal digital. O prazo do governo para que a tv analógica saia do ar só encerra em junho de 2016.

Ainda tem dúvidas sobre a tv digital? Acesse o site da TV Liberal: www.tvliberal.com.br/tvdigital