Mais Acessadas

Rubéola: sábado tem mutirão de vacinação em Belém


Por: Fonte: Sesma Em 14 de novembro, 2008 - 12h12 - Saúde

A partir deste fim de semana Belém terá um mutirão de vacinação contra a rubéola. A ação tem como objetivo vacinar pessoas que por algum motivo não puderam comparecer aos postos de saúde durante a campanha de combate à doença. O mutirão vai percorrer os principais bairros da capital,  Outeiro e Icoaraci.

Cerca de 150 pessoas estarão envolvidas na ação, que neste final de semana (15 e 16 de novembro) estará no distrito Dagua, compreendido pelos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Cremação e Condor.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, paralelamente aos mutirões de finais de semana, a vacina está disponível para homens e mulhere s com idade entre 20 e 39 anos, em todas as Unidades Municipais de Saúde (UMS) e Casas do Programa Saúde da Família (PSF) de Belém.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar, só em Belém, 537 mil pessoas contra a doença. Segundo Leila Flores, coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesma, 85,52% desse total já foi alcançado. O DEVS já vacinou 213.031 homens e 245.515 mulheres, restando ainda 10% a cobrir, meta prevista para ser alcançada até o dia 30 deste mês, quando encerra a campanha.

Uma das recomendações da Sesma é que mulheres grávidas não devem ser vacinadas. E as que se vacinarem devem evitar a gravidez por pelo menos 30 dias. A rubéola é altamente contagiosa e tem maiores conseqüências em crianças cujas mães foram infectadas durante a gravidez. A única prevenção é a vacina.

Veja os dias e a relação dos postos onde serão realizados os mutirões de vacinação nos próximos finais de semana:

Data: 15 e 16/11/08
Dis trito Dágua
Bairros atingidos:
Terra Firme
Cremação
Condor
Jurunas
Guamá
Parque Amazônia I
Parque Amazônia II

Data: 22 e 23/12/08
Distrito Daout e Daico
Bairros atingidos:
Agulha
Eduardo Angelim
Paracuri
Parque Guajará
Cotijuba
Fama
Fidelis
Outeiro

Data: 29 e 30/11/08
Dstrito Daben
Bairros atingidos:
Tapanã I e II
Bengui
Cristo Redentor
Carmelinda
Panorama XXI
Mangueirão
Una
Parque Verde
Pratinha