Mais Acessadas

Feira de Miriti muda de endereço este ano


Por: Redao On line Em 05 de outubro, 2004 - 19h07 - Círio

A tradicional feira de brinquedos de Miriti, que faz parte do calendário do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, vai mudar de endereço este ano, sai da praça Frei Caetano Brandão para a praça D. Pedro I, no centro comercial de Belém.

A mudança é por causa da reforma do logradouro. A feira reunirá 108 artesãos de Abaetetuba, que vão trazer para a capital 15 mil brinquedos de miriti. Na Praça Dom Pedro I já foram montadas as barracas onde os produtos serão expostos. A feira também funcionará na Praça do Carmo, onde começou a venda desses produtos há décadas e onde se originou a feira.

Nas duas praças, as vendas acontecerão das 8 às 23 horas.Na Praça Dom Pedro I, a feira acontecerá no período de 5 a 11 deste mês. E, na Praça do Carmo, de 7 a 10 de outubro.

A expectativa dos artesãos é para que a mudança não afaste os consumidores. ' Queremos que todos venham ver nosso trabalho, mesmo com a mudança do local', afirma Sebastião Ferreira Cardoso, o 'Santinho', que participa da feira há 8 anos.

No ano passado, os artesãos venderam os 8 mil brinquedos produzidos, mas os trabalhadores não têm os cálculos de quanto isso representa em dinheiro. Os barcos de miriti são os mais procurados. E, segundo os artesãos, dependendo do brinquedo e mesmo de seu tamanho, os preços das peças variam entre cinco reais e até três mil reais. Os mais caros são os barcos grandes.

O presidente da Fumbel, Tynnôko Costa disse que a feira de brinquedos de miriti está atrelada ao Círio e já faz parte da cultura popular paraense.

'É um dos tesouros da nossa cultura e é exclusivamente paraense', afirmou o presidente da Fumbel, acrescentando que a mudança é temporária. ' Ano que vem a feira volta para a praça Frei Caentano Brandão, que estará totalmente restaurada', disse Tynnôko.