Mais Acessadas

Sesma monta esquema especial de saúde no Círio


Por: Redao On line Em 04 de outubro, 2004 - 17h05 - Círio

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) já está finalizando os preparativos para garantir atendimento de saúde à população de Belém, romeiros e turistas durante os 15 dias da Festa de Nazaré.

A Sesma vai reforçar os serviços de urgência; capacitar manipuladores de alimentos, ensinando aos trabalhadores medidas de higiene no manuseio dos alimentos para prevenir infecções e ficalizar a qualidade dos produtos vendidos. A desratização das áreas por onde passará a grande procissão já foi feita pelo Centro de Controle de Zoonoses. Além disso, 7 unidades munipais de saúde, instaladas em áreas estratégicas dos Distritos Administrativos de Belém, vão servir como retarguarda aos hospitais municipais de urgência. Toda a ação receberá o apoio de outros serviços estaduais, federais, Comissão do Círio, Cruz Vermelha e outras insituições que colaboram  com a programação.

Os Prontos Socorros da 14 de Março e do Guamá,já estão com as escalas de plantões montadas para receber a demanda, que em geral, aumenta em épocas como essa. Receberão todo o apoio das ambulâncias do SAMU 192 e da Defesa Civil Municipal que ficarão localizadas em ruas próximas ou bastantes movimentadas do percurso do Círio.

Em parceria com o Departamento de Regulação, o setor de Urgência e Emergência está agilizando a transferência de pacientes com quadro clínico estável para a rede de hospitais cadastrados ao Sistema Único da Saúde (SUS), para disponibilizar maior número de leitos nos PSM’s.

Para desafogar o fluxo do atendimento nos hospitais, priorizando os casos mais graves, a Sesma reforçou o serviço de urgência de sete unidades de saúde, localizadas em áreas estratégicas de Belém, que irão funcionar como pólos de atendimento, principalmente no domingo do Círio, quando há maior demanda de pacientes.   São as unidades da Sacramenta, Jurunas, Marambaia, Tapanã, Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro.

O esquema de atendimento das ambulâncias e dos voluntários da Defesa Civil será fundamental para agilizar os primeiros socorros e o traslado de pacientes aos hospitais e unidades. No domingo, 10, dia do Círio, quando mais de um milhão de pessoas vão às ruas para ver ou acompanhar a romaria, serão montados 9 postos de atendimento da Defesa Civil e 15 postos de ambulâncias do Samu-192, ao longo do percurso da romaria. Nesse dia, as ambulâncias sairão de suas bases e ficarão atrás da Basílica de Nazaré.

Na trasladação, vão funcionar seis postos da Defesa Civil e 8 ambulâncias do Samu. Nos outros eventos como o Auto do Círio, Romaria Rodofluvial, Fogos de Vista, Recírio e Círio das Crianças, os voluntários da Defesa Civil e as ambulâncias também ficarão em pontos estratégicos para agilizar o atendimento aos fiéis.

Participam da operação de urgência cerca de 1.000 pessoas, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, motoristas e corpo administrativo. Dessa totalidade, 491 são voluntários treinados previamente pela Defesa Civil.  O trabalho dessas pessoas é fundamental para identificar casos de acidentes com os romeiros e de desmaios provocados por problemas de pressão arterial ou má alimentação, fatos comuns durante a procissão. 

Com o aumento do consumo de alimentos nas festas do Círio, outra preocupação da Sesma é fiscalizar a qualidade dos produtos comercializados neste período. Para isso, o Departamento de Vigilância Sanitária realizou, antecipadamente, capacitação de manipuladores de alimentos. Nos cursos, os técnicos da Vigilância ensinam aos trabalhadores medidas de higiene no manuseio dos alimentos para prevenir doenças como infecções intestinais, hepatites e verminoses. 

Em toda a programação do Círio, equipes formadas por médicos veterinários, agentes de vigilância sanitária, enfermeiros e farmacêuticos vão intensificar a fiscalização,  diariamente, nos pontos de venda de alimentos e medicamentos (barracas de ambulantes, lanchonetes, bares, restaurantes e farmácias), do Centro de Diversões de Nazaré, arredores e em outros locais de festa.