Mais Acessadas

Celular ajuda na comunicação com surdos


Por: fonte: G1 Em 12 de março, 2007 - 20h08 - Tecnologia

Uma nova tecnologia promete promover e auxiliar a comunicação de pessoas com problemas de audição em seu dia-a-dia. O Centro para Estudos de Surdez da Universidade de Bristol, no Reino Unido, lançou o primeiro dicionário de linguagem de sinais, que pode ser utilizado em celulares, e está disponível no site Mobilesign.org.

A página tem mais de 5 mil vídeos de palavras na linguagem de sinais britânica, que podem ser baixados através de um celular com internet e tocador de vídeos, gratuitamente.

Para isso, basta o usuário digitar a palavra que deseja traduzir ou escolhê-la em uma lista. É preciso então confirmar o download, e o vídeo fica disponível para ser exibido quantas vezes for necessário. A interface é bastante simples e especialmente desenhada para as telas dos telefones celulares.

Chris John, diretor técnico do centro, explicou que a interface simples era necessária para ampliar o acesso, e que “foi preciso comprimir os arquivos de vídeo para que eles pudessem ter boa visualização nos celulares, além de serem pequenos o suficiente para permitir o download sem custos.”

Para Jim Kyle, professor de estudos sobre surdez na universidade, o projeto “é o primeiro passo para dar suporte à comunicação com pessoas surdas, em qualquer lugar e a qualquer hora”. Segundo ele, o próximo passo será construir um livro de frases, visando uma comunicação mais interativa.