Mais Acessadas

Judoca iraniano se nega a lutar com israelense


Por: Redao On line Em 13 de agosto, 2004 - 17h05 - Educação

O judoca meio-leve iraniano Arash Miresmaeili, porta-bandeira de sua delegação, pode ser excluído dos Jogos Olímpicos de Atenas. Ele se negou a enfrentar na primeira rodada de sua categoria o israelense Ehud Vaks, segundo informações das agências iranianas de notícias.

'Treinei durante meses e estou em forma, mas me recuso a lutar com um israelense por causa do sofrimento do povo palestino', declarou o judoca, campeão mundial em 2001 e 2003, à agência IRNA.

Segundo a agência de notícia, apesar da desistência, Miresmaeili receberá o prêmio de US$ 115 mil que o governo iraniano prometeu entregar aos medalhistas de ouro do país nos Jogos de Atenas.

'Miresmaeili deve ser recompensado, pois era o favorito ao título e tratarei de que seja assim', declarou o presidente da Federação Iraniana de judô, Mohammad Derakhshan.

A República Islâmica do Irã apóia a causa palestina e considera Israel, ao lado dos EUA, seu inimigo número um. Já o governo israelense acusa o regime de Teerã de tentar fabricar armamento nuclear.