Mais Acessadas

Zidane é eleito o melhor jogador da Copa


Por: Fonte: Globo Online Em 18 de dezembro, 2007 - 11h11 - Rainhas

O meia Zinedine Zidane, da França, ganhou o prêmio Bola de Ouro, concedido pela Fifa ao melhor jogador da Copa do Mundo. Mesmo com o vice-campeonato do torneio, além da expulsão na final, Zizou levou o troféu obtendo um total de 2.012 pontos. Ele ficou na frente dos italianos Fabio Cannavaro (1.977 pontos) e Andrea Pirlo (715 pontos).
 
O craque francês, de 34 anos, que tinha anunciado em meados de abril que o Mundial seria o último torneio de sua carreira, marcou de pênalti o único gol da França durante o tempo regulamentar na final contra a Itália, no domingo (10), em Berlim.

Curiosamente, pela terceira Copa consecutiva, a Fifa concede a Bola de Ouro a um jogador de uma seleção vicecampeã. Em 2002, o goleiro Oliver Kahn, da Alemanha, foi o vencedor. Já em 1998, na Copa da França, com convulsão e tudo mais, o brasileiro Ronaldo foi o agraciado.

A premiação é dada pela Fifa oficialmente desde a Copa de 1982, na Espanha. O atacante italiano Paolo Rossi foi o primeiro a conquistar o troféu. Depois foi a vez de Maradona, em 1986, do atacante italiano Schillaci, em 1990, e do baixinho Romário, no Mundial de 1994.