Mais Acessadas

Podolski é o melhor jogador jovem da Copa


Por: Fonte: Globo Online Em 07 de julho, 2006 - 20h08 - Rainhas

Lukas Podolski, de 21 anos, foi anunciado nesta sexta-feira (07), como o melhor jogador jovem da Copa do Mundo. A escolha foi feita pelo Grupo de Estudos Técnicos da Fifa, que elegeram o atacante da Alemanha entre os jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 1985. 'Ele foi muito útil no ataque alemão e desenvolveu uma grande parceria com Miroslav Klose. Juntos eles marcaram oito dos onze gols da seleção', lembra Holger Osieck, chefe do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA.

Autor de três gols no Mundial, Podolski chegou às semifinais com a seleção anfitriã e no sábado participa da disputa do terceiro lugar contra Portugal, em Stuttgart. Ele reconhece que a preparação para a partida está sendo difícil depois da derrota para a Itália nas semifinais. 'Gostaria de ter levado o título, mas este prêmio é um estímulo', afirma o atacante, ressaltando a intenção de todos os jogadores alemães de buscar a vitória e apostando na França de Zidane na final contra os italianos.

O ex-jogador Lothar Matthäus, capitão alemão na conquista do Mundial de 1990, destacou as qualidades de Podolski. 'Ele não apenas marcou três gols, mas ama o futebol, joga com grande paixão. O conheço há anos. Podolski segue sendo um jogador da rua, adora o esporte', afirma Matthäus.

Nascido em 4 de junho de 1985 na Polônia, Podolski atualmente veste a camisa do Colônia. Ele estreou na seleção alemã em 6 de junho de 2004 e já disputou 31 jogos, tendo marcado 15 gols. Luis Valencia (Equador), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lionel Messi (Argentina) foram os três mais votados pelos torcedores na pesquisa pela internet.

Os três se uniram com os finalistas selecionados pelo Grupo de Estudos: além de Podolski, foram escolhidos Tranquillo Barnetta (Suíça) e Cesc Fábregas (Espanha). Osiek explicou que, além das qualidades técnicas, foram levados em conta carisma com a torcida, eficiência e tempo em campo. 'Nossa decisão está baseada em fatos bem precisos e na atuação de um jogador durante esta Copa. Podolski ainda tem muito o que aprender, mas é um jogador com futuro', destaca.

Valencia foi líder nas preferências dos torcedores com 34% e um total de 331.087 votos, à frente de Cristiano Ronaldo (25% e 241.775) e Lionel Messi (12% e 118.733). Estavam na lista 40 jovens pré-selecionados pela Fifa, que entrega este prêmio pela primeira vez na história das Copas.

Os internautas tiveram a oportunidade de votar no melhor jogador jovem através do site fifaworldcup.com entre 9 de junho e 5 de julho, enquanto os 14 membros do Grupo de Estudos Técnicos da Fifa observaram as atuações dos jogadores em cada partida.