Mais Acessadas

Pelé faz duras críticas aos Ronaldos da seleção


Por: Fonte: Globo Online Em 18 de dezembro, 2007 - 11h11 - Rainhas

'Foi um espetáculo triste'. A frase, que poderia ser de qualquer torcedor brasileiro, é de Pelé. O maior jogador de futebol da História não poupou críticas à atuação da seleção na derrota para a França, no último sábado, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo.

Em sua coluna no jornal 'O Globo', o Rei do Futebol afirma que as derrotas para o mesmo rival nas Copas de 1986 e 1998 tinham que 'ser vingadas, mas, para ganhar, o Brasil precisava avançar e atacar. Mas não aconteceu. Ao contrário, depois dos primeiros 20 minutos, apenas a França atacava.' Pelé ainda diz que 'o Brasil não pode reclamar', pois escapou de um vexame maior: 'No segundo tempo, o goleiro Dida salvou o Brasil de uma derrota por 2 a 0'.

O Rei também não esconde a decepção com o desempenho de Ronaldo, 'lento em todas as suas jogadas', e Ronaldinho Gaúcho, 'uma das maiores decepções individuais dessa Copa'. Em contrapartida, o ex-jogador é só elogios ao francês Zidane: 'Estava em todos os lugares, pedindo a bola, controlando o jogo. Chegando à Copa, ele sabia que qualquer jogo poderia ser seu último - e ele investiu tudo nesses últimos jogos contra a Espanha e o Brasil'.

Outro destaque individual da Copa, segundo Pelé, é o lateral-esquerdo da Alemanha, Philipp Lahm: 'É um jogador que continua me impressionando. Ele lê as jogadas com muita habilidade. Qualquer problema na defesa alemã e o Lahm aparece do nada para aliviar a pressão'.