Mais Acessadas

Ver-o-Peso será palco paraense para ver Brasil x Japão


Por: Redao Online com informaes do Globo Online Em 18 de dezembro, 2007 - 11h11 - Rainhas

A tarde vai ser de muita festa em Belém. O motivo? O jogo da seleção brasileira contra o Japão, válido pela Copa do Mundo. No Ver-o-Peso, ponto turístico mais conhecido da capital paraense, a tarde vai ser de futebol e música. Um telão instalado na maior feira livre da América Latina vai transmitir a partida contra o time japonês. Antes do início da partida, porém, o espaço será animado pelo banho de cheiro, promovido pelas “cheirosas”, como são chamadas as vendedoras de ervas do local. A parte musical será comandada pelo DJ Dinho e a aparelhagem Tupinambá e pelo Arraial do Pavulagem.

A partida de hoje acontece em meio a um clima mais leve que as duas primeiras, porque o Brasil já está classificado para a próxima fase. O jogo contra o Japão, que tem início às 16h, acontece em Dortmund e pode definir o time como primeiro colocado no grupo F.

O técnico Carlos Alberto Parreira espera ver uma evolução no time em relação aos dois primeiros jogos, contra a Croácia e a Austrália. 'O importante é crescer jogo a jogo e chegar nas oitavas-de-final bem nos aspectos físicos, técnicos e táticos. É uma fase perigosa, que se a gente perder volta para casa', diz o treinador brasileiro.
 
Parreira considera a partida complicada, apesar de o Japão de Zico ser o último colocado do grupo com apenas um ponto conquistado e ter pequenas chances de classificação. 'Será um jogo difícil. Para o Japão é vida ou morte. E eles jogam com muita velocidade. O resultado da derrota para a Austrália na primeira partida não mostrou o que foi o jogo. O Japão atuou de igual para igual e só levou os gols nos últimos minutos. Além disso, fez uma boa partida contra a Croácia'.

Time - Parreira fez três modificações na equipe que enfrenta o Japão. O treinador resolveu poupar Ronaldo, Cafu e Emerson, pendurados com um cartão amarelo, escalando respectivamente Robinho, Cicinho e Gilberto Silva. Com essa decisão, o treinador contraria suas próprias palavras, já que após a vitória contra a Austrália ele disse que era importante Ronaldo jogar para adquirir ritmo de jogo. Outra questão é que Robinho, que substitui o Fenômeno, também já recebeu um amarelo e, se for advertido, estará fora das oitavas-de-final.

Com a entrada de Robinho, a seleção volta a contar com o quadrado mágico que brilhou na conquista da Copa da Confederações no ano passado, formando o setor ofensivo com Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Adriano.

O Brasil lidera o grupo F com seis pontos. O Japão é o último, com apenas um. Basta um empate para a seleção brasileira terminar a primeira fase como líder do grupo. Com isso, enfrentaria o segundo colocado do Grupo E. Os japoneses precisam da vitória e de uma combinação de resultados para ficar com a segunda vaga.

Se o mistério terminou do lado brasileiro, ainda permanece no lado oriental. Pela primeira vez em 71 jogos no comando do Japão, o técnico Zico não vai divulgar a equipe titular. O treinador, que vai deixar o cargo após o Mundial, ainda tem esperanças de classificação para a próxima fase.

Brasil x Japão

Local: Fifa World Cup Stadium, em Dortmund
Árbitro: Eric Poulat (França)
Horário: 16h (horário de Brasília)

Japão: Kawaguchi, Komano, Miyamoto, Tsuboi, Nakazawa e Alex Santos; Fukunishi, Nakamura e Nakata; Takahara e Yanagisawa.
Técnico: Zico

Brasil: Dida, Cicinho, Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Adriano.
Técnico: Carlos Alberto Parreira