Mais Acessadas

Pavulagem faz arrastão do Círio


Por: Redao online Em 03 de outubro, 2005 - 19h07 - Círio

O Arraial do Pavulagem se prepara para a sexta edição do arrastão do Círio. O arrastão acontece no sábado (08), véspera do Círio. A programação do arrastão acontece depois da dispersão da romaria fluvial.

O batalhão da estrela se concentra na Praça dos Estivadores, onde se organiza a saída do cortejo popular do Arraial do Pavulagem em direção à Praça do Carmo. No Largo do Carmo, o Arrraial do Pavulagem faz uma homenagem a maior festa dos paraenses, o Círio de Nazaré.

A homenagem cultural à Virgem de Nazaré acontece no Largo do Carmo na chegada do arrastão. Os brincantes e o batalhão da estrela tocam o hino do Círio, “Vós sois o lírio mimoso” e os roque-roques (brinquedos de papel) são distribuídos para realizar o som de uma orquestra popular, comandada pelo Arraial do Pavulagem.

Serão distribuídos 1.500 brinquedos coloridos de papel confeccionados nas oficinas do Arraial, sob a coordenação do artista plástico Carlos Meigue. O cortejo do Círio vai levar pra rua os brinquedos de miriti (tatuzinhos, come-come, soca-soca etc) para serem manejados pelo público infantil que acompanha o arrastão do Círio.

Os brinquedos de miriti também foram confeccionados na oficina do Pavulagem, coordenada pelo artista plástico Raimundo Júnior. É uma maneira de realizar um cortejo que valoriza o trabalho do artesão regional,
especialmente o artesanato abaetetubense de miriti simbólico da festa nazarena.

O arrastão do Círio termina com o show da banda Arraial do Pavulagem, que traz para a rua um repertório com boi, carimbó, mazurca, xote marajoara, retumbão, as músicas

dos cortejos populares.