Mais Acessadas

Arcebispo recebe números do Círio


Por: Luciana Cavalcante Em 03 de outubro, 2005 - 18h06 - Círio

O arcebispo de Belém, D. Orani Tempesta, recebe, na manhã da terça-feira(04), os números oficiais da festividade do Círio 2005. O levantamento será entregue pelo Dieese e pela coordenação da festa, em um encontro que acontece às 11 horas, na Curia Metropolitana de Belém.

O levantamento é feito há quase 10 anos numa parceria entre a Diretoria da Festa e o Dieese e mostra a evolução do Círio sob uma ótica socío-econômica.

Este ano há várias novidades na pesquisa, como o mapeamento de todas as 11 romarias que compôem a festividade e também os principais Círios realizados nos municípios do interior do estado. Outra novidade da pesquisa é a inclusão do tempo de pescurso e da quilometragem percorrida pela Berlinda em todas as procissões do Círio.

A pesquisa mostra, por exemplo, que a distância da Sé à Basílica, na procissão principal do domingo, é de 3,6 quilômetros e não 4,5 quilômetros, como se acreditou durante mais de 30 anos.

Mais uma constatação importante, que também faz parte desse estudo, é o percurso da trasladação. O trajeto dessa procissão também é menor. Ao todo são 3km e 750 metros e não 4,8 quilômetros, como vinha sendo deivulgado até o ano passado.

A explicação para esses números é o fato de que até hoje nenhuma medição havia sido feita para comprovar o tamanho do percurso. Os dados eram baseados em estimativas.