14 de janeiro, 2016 - Belém

Multimídia e aplicativos digitais


O avanço das tecnologias multimídias está cada vez mais intensificado com o uso de sistemas convergentes gerando facilidade de acesso para a sociedade. Baseado nestes sistemas, existem na atualidade novos aplicativos de entretenimento em redes que podem ser acessados via dispositivo móvel dentro dos aviões comerciais, trazendo a conectividade para o usuário no sistema interno da empresa com acesso a jogos, filmes, programas televisivos como séries e jornais, além de informações sobre o voo, a companhia e parceiros. A TAM apresenta um dos sistemas atuais mais interessantes para esta diversão do cliente que possui um voo longo, podendo se ocupar e se divertir, além de se esquecer do tempo muitas vezes cansativo em voos com muitas conexões ou grandes distâncias. A ideia agora é possuir acesso com múltiplas funções de diversão para atenuar e ajudar no processo de mobilidade do usuário, algo que aos poucos vem sendo bastante utilizado pelos clientes brasileiros.

O Entretenimento

O nível tecnológico utilizado é fantástico para o uso do aplicativo LAN TAM Entertainment, o qual precisa que o telefone esteja no modo avião, ou seja, sem acesso a nenhuma tecnologia wireless comum, que, entretanto, se conecta via rede interna do celular. O usuário coloca o celular em modo avião desconectando o dispositivo na conexão móvel, mas liga o WLAN para que o aplicativo possa se conectar a rede do servidor do avião para poder receber a conexão dos serviços que a empresa disponibiliza.

Realizada esta conexão, o usuário pode ter seu celular, tablet ou notebook, através do uso de um navegador, acessando o conjunto de serviços para escolher o que melhor lhe convir. Os filmes que já não estão mais em cartaz nos cinemas e também ainda não chegaram na TV a cabo estão disponibilizados no sistema, com a possibilidade de ouvir no idioma original com a legenda ou ainda ouvir em nossa língua. Dezenas de filmes de ação, romance, policial, dentre outros, além de séries como ‘Two and a half man’ e ‘The bing bang theory’, estão disponibilizados diversificando o acesso e o momento do voo.

A possibilidade de ter seu voo mais agradável e tranquilo pelo acesso ao sistema de entretenimento é o ponto chave desta mídia desenvolvida, o qual é bastante valorizado pelos clientes de voo da TAM, que vêm descrevendo suas experiências com o sistema nos sites dos aplicativos, por mais que a quantidade de usuários ainda seja pequena, pois poucos clientes são usuários bastante atualizados tecnologicamente para saberem utilizar e já terem baixado o aplicativo em seus dispositivos.

A experiência com as mídias e, mais ainda, com a escolha destas, podendo dar oportunidades aos clientes de diferentes interesses, aumenta a satisfação dos viajantes, pois de forma diferente de períodos anteriores onde a mídia era passada dedicada, ou seja, um mesmo programa era disponibilizado para todos no conjunto de TVs do avião, e ainda, diferente de ter que estar em um avião internacional que possui as telas individuais para os passageiros, agora, cada passageiro com seu dispositivo móvel, tem o mesmo acesso com a mesma qualidade e individualidade de um voo internacional.