17 de abril, 2014 - Belém

Remo experimentou dimensões diferentes de gramado. Isto influencia no jogo?


Dimensões de campo interferem nos planos azulinos

O padrão Fifa de dimensões de gramado (105 x 68) não vale para Marabá e Tucuruí. O Remo caiu numa seqüência de três jogos em diferentes dimensões. Jogou contra o Gavião Kyikatejê, em Marabá, num campo de 100 x 65 ( 6.500 metros quadrados ). Uma semana depois jogou contra o Paragominas no Baenão, no padrão Fifa ( 7.140 metros quadrados ) e no próximo domingo vai encarar o Independente, em Tucuruí, nas medidas máximas permitidas, de 110 por 75 ( 8.250 metros quadrados ). Isso pode até não parecer importante para os torcedores, mas faz grande diferença para os jogadores no rendimento físico e nas funções táticas.

Atento à metragem do Nagevantão, até porque comandou o Paysandu em Tucuruí, contra o Independente, em 2011, Roberto Fernandes está treinando o Remo num posicionamento defensivo diferente, por causa da largura do campo (sete metros a mais que o padrão). No sábado, vai comandar um providencial treinamento de adaptação no estádio de Tucuruí. Pela velocidade e por jogar pelos lados do campo, Thiago Potiguar está ganhando preferência no ataque. Roni é a outra opção de velocidade.

Raio X da Série C 2014

Faltam 9 dias para a abertura da Série C, com Paysandu x Águia de Marabá no estádio Modelão, em Castanhal, com portões fechados, antecipado para o próximo dia 26. Este ano, além da Rede Brasil (no Pará, TV Cultura), o Esporte Interativo também transmite a competição desde as primeiras rodadas, além do Sportv a partir de decisão do acesso.

O Águia é um dos 15 clubes interioranos da Série C e o Paysandu um dos cinco clubes de capital. A competição, que vai começar no próximo dia 26 (sábado), irá até novembro. Mas o acesso à Série B de 2015 será decidido nos dias 11 e 18 de outubro, no cruzamento olímpico dos quatro primeiros do grupo A com os quatro primeiros do grupo B. A primeira fase será fechada dia 4 de outubro, definindo os oito classificados ao “mata-mata” do acesso e também os quatro rebaixados à Série D de 2015. Os 20 clubes estão assim distribuídos: Grupo A - Paysandu, Águia, Fortaleza, ASA, Botafogo/PB, CRB, Cuiabá, Treze, Salgueiro, Betim. Grupo B - Macaé, Guarani, Mogi Mirim, Madureira, Caxias, Duque de Caxias, Guaratinguetá, Juventude, Tupi, São Caetano.

O Paysandu deve acrescentar quatro reforços ao time (dois laterais, um meia e um atacante), para a disputa da Série C. Os nomes podem ser anunciados na próxima semana. O Águia vai receber um time inteiro nos próximos dias e assumir o risco de ajustar o time dentro do campeonato. Ainda bem que haverá intervalo de 48 dias para a Copa do Mundo.

Lyoto vai lutar no “calor” da Copa

No UFC, a lesão do norte-americano Chris Weidman, próximo adversário de Lyoto Machida, coloca a decisão do título mundial dos médios no período da Copa do Mundo, dia 5 de julho, em Las Vegas. É uma feliz coincidência, já que em todo o mundo os astros do MMA são muito admirados pelos jogadores de futebol. Isso significa que Lyoto vai lutar no “calor” da Copa, com o apoio moral da Seleção Brasileira. Até o rei Pelé é fã de Lyoto. Edinho, filho do rei, mais ainda.

Antes de subir ao octógono, no UFC 173, Lyoto será um torcedor ilustre no UFC 172, no próximo dia 26, em Baltimore/EUA, quando o brasileiro e seu amigo Glover Teixeira vai enfrentar o norte-americano Jon Jones.

Para ler a coluna completa, assine O Liberal Digital!