16 de maio, 2014 - Belém

Parazão vai mudar em 2015. Mande sua sugestão para o novo formato


FPF captando ideias para mudar o Parazão em 2015

Em 1994, o Campeonato Paraense ganhou a 2a divisão. Em 2003 ganhou uma fase intermediária, chamada de 1a fase da 1a divisão. Este ano foram 20 clubes nas três divisões. Oito na segundinha: Time Negra, Gavião, Vila Rica, Pinheirense, Santa Rosa, Ananindeua, Izabelense, Tiradentes. Na fase intermediária, campeão e vice da segundinha e mais seis: Independente, Águia, São Raimundo, Parauapebas, Castanhal e Tuna. Na fase principal, campeão e vice da intermediária e mais seis: Paysandu, Remo, Paragominas, Cametá, Santa Cruz e São Francisco. Veja nas Baixinhas os rankings da 2a divisão e da intermediária.

Depois de 11 anos, a FPF pretende mudar o formato que entrelaça as três divisões com acesso e rebaixamento. O diretor-técnico Fernando Castro Rodrigues está abrindo o seu departamento a sugestões para colocá-las em debate. A decisão será dos clubes. A FPF vai formatar as propostas. A coluna vai apresentar uma proposta com base em sugestões dos leitores. Envie a sua para cferreira@oliberal.com.br ou para ferreiraliberal@yahoo.com.br.

É proibido tocar na taça da Copa

O objeto de 37 centímetros , cinco quilos de ouro maciço 18 quilates (75% do peso), a ser disputado por 32 países a partir de 12 de junho, na Copa do Mundo, será exposto em Belém na próxima terça-feira, a partir das 8 horas, no espaço cultural São José Liberto. O evento é da Coca Cola, mas as regras são estabelecidas pela Fifa, que proíbe pessoas comuns de tocarem na taça. Por isso, é exposta dentro de uma caixa de vidro blindado e só viaja em avião fretado, sempre guardada por agentes de segurança. Nos 90 países por onde a taça passou nesse “tour”, o privilégio de toca-la foi restrito a chefes de estado e atletas campeões mundiais. Só terão acesso ao evento no São José Liberto, terça-feira, os portadores de ingresso obtido em troca por cupons fiscais de produtos da Coca Cola, em lojas credenciadas. As informações gerais estão no site www.coca-cola.com.br.

Em cada cidade onde a taça é exposta, há um campeão mundial convidado pela Coca Cola. Em Belém será Roberto Rivelino, da Seleção do tri, no México, em 1970. Além dele, o paraense Charles Guerreiro, que em 1992 jogou três amistosos pela Seleção.

Fifa investe em projeto de futebol em Belém

O Centro da Juventude (Ceju) é um projeto da Federação Paraense de Futebol que consiste numa estrutura para futebol amador na área externa do Mangueirão. Por enquanto, há somente um mini estádio, que está ganhando melhorias já com investimento da Fifa, no que chama de “legado da Copa”. Gregory Engel, do departamento de desenvolvimento da Fifa, estará em Belém segunda e terça-feira próximas, inspecionando. Até 8 de junho deverá ser entregue a primeira etapa, com um gramado artificial, vestiários e outras dependências. O projeto completo terá dois campos de grama artificial e outros dois de grama natural. O investimento total previsto é de US$ 2 milhões (R$ 4,4 milhões).

Se o cronograma de obras for cumprido, o presidente da Fifa, Joseph Blatter virá à inauguração na segunda semana de julho, conforme informação da Federação Paraense de Futebol. O projeto do Ceju foi aprovado para o investimento da Fifa sob a condição de ser destinado exclusivamente ao futebol amador, de categorias de base, cumprindo função social.

Para ler a coluna completa, assine O Liberal Digital!