02 de outubro, 2014 - Belém

Papão terá o 48º jogo na telinha, ao vivo


Papão terá o 48º jogo na telinha, ao vivo

Da última rodada da fase na Série C, no próximo sábado, somente dois jogos estão agendados para transmissão ao vivo pela televisão. Todos os jogos do grupo B serão disputados às 16 horas. O escolhido para a telinha é Juventude/RS x Mogi Mirim/SP. Do grupo A, cuja rodada será disputada às 19 horas, o jogo da TV será CRAC x Paysandu. O Papão vai completar 48 jogos ao vivo na telinha, este ano. Os 47 já mostrados foram 23 pelo Parazão, 13 pela Série C, 08 pela Copa Verde e 03 pela Copa do Brasil. Do Remo foram transmitidos ao vivo este ano 28 jogos: 21 pelo Parazão, 06 na Copa Verde e 01 na Copa do Brasil. O Papão teve perda de visibilidade da temporada 2013 para 2014. Ano passado o Paysandu teve 61 jogos ao vivo na TV (22 no Parazão, 38 na Série B e um na Copa do Brasil). O Remo aumentou, já que ano passado foram 26 jogos (22 no Parazão, 2 na Copa do Brasil profissional e 2 na Copa do Brasil sub 20. Numa análise geral, os números não deixam de ser positivos para o baixo nível de investimento dos patrocinadores, entre R$ 50 mil e R$ 60 mil mensais.

Como se fossem habilidosos

O gol do Moto Club em Bragança, o gol do Guarany de Sobral em Bragança e o segundo gol do Brasiliense em Belém foram produtos de lambança dos zagueiros do Remo, tentando mostrar a habilidade que não têm. Como o primeiro gol do Brasiliense também foi produto de falha (posicionamento), os homens do sistema defensivo azulino foram muito exigidos por Roberto Fernandes, ontem, em treinamento. O Leão Azul tomou 13 gols em 9 jogos nesta Série D e só saiu de campo uma vez sem ser vazado. Foi na vitória sobre o Interporto, em Bragança, por 3 x 0. É justo lembrar também que o Remo só deixou de fazer gol na derrota para o Guarany de Sobral, por 1 x 0. Nos outros oito jogos o time azulino fez 16 gols. É um dado animador! Sábado, tendo que derrotar o Brasiliense, em Taguatinga, por 2 x 1 para provocar “pênaltis”, ou por 3 x 2, 4 x 3... ou vencer por dois gols de diferença, o Remo terá que se esmerar igualmente no ataque e na defesa. O jogo vai valer vaga na próxima etapa do campeonato, renda para o clube equilibrar as contas e o emprego da maioria do elenco. Portanto, será uma decisão para a vida do clube e para a vida dos atletas também. E essa defesa do emprego vale igualmente no clube adversário.   

Dia D para o formato do Parazão 

Conselho Técnico debate e deve decidir hoje o formato do campeonato estadual de 2015, com possibilidade de aumentar de 8 para 10 clubes e passar a ter divisão em duas chaves de cinco. Também pode ser mantida a estrutura atual e encontrada outra composição. O fato é que o próximo Parazão (fase de elite) será disputado a partir de 1º de fevereiro, com 15 datas disponibilizadas pela CBF no calendário oficial, que reserva 25 dias de janeiro (7 a 31) para os treinos de pré-temporada. A decisão será tomada pelo Conselho Técnico no voto qualitativo, conforme as posições dos clubes no Parazão de 2014. O Remo, com campeão, tem 12 votos. No mais, Paysandu (11), Independente (10), Cametá (9), São Francisco (8), Paragominas (7), Santa Cruz (6), Gavião Kyikatejê (5), Águia (4), São Raimundo (3), Parauapebas (2), Castanhal (1).

Para ler a coluna completa, assine O Liberal Digital!