24 de junho, 2014 - Belém

Brasil passa sem brilho mas com missão cumprida


Mesmo sem brilho, missão cumprida

Alguns lances típicos do talento de Neymar foram as gratas exceções. No mais, a Seleção Brasileira foi oscilante entre acertos e erros, mas sempre competitiva. Vitória maiúscula e, mesmo sem brilho, missão cumprida na primeira fase da Copa, com o primeiro lugar do grupo.

Casar competitividade com brilhantismo seria o ideal de uma seleção dos sonhos. O que temos é a seleção de uma realidade mundial, de raros craques e muitos guerreiros. É bem o caso do Chile, o próximo obstáculo do Brasil, num clássico sul-americano que promete fortes emoções para o próximo sábado, quando a competição passará a ser de “mata mata”.

O jogo de ontem mostrou a Luis Felipe Scolari um problema que todos vinham denunciando. A falta de solidez no meio de campo, resolvida com Fernandinho no lugar de Paulinho, além de Ramires no lugar de Hulk. Se houver coerência, Paulinho sai da equipe.

Nossos times voltam a campo em 27 dias

Restam 20 dias de glamour na Copa do Mundo. Faltam 27 dias para o recomeço da Série C (Paysandu e Águia) e começo da Série D (Remo), na retomada da realidade regional. Esta é a única época em que Leão e Papão caem para segundo plano nas atenções do nosso povo. Assim mesmo, camisas e bandeiras azulinas e bicolores aparecem frequentemente nos ambientes da Copa.

O Paysandu vai voltar a campo na Arena Pantanal, contra o Cuiabá, com o técnico Vica e alguns outros estreantes. No Águia a estréia do técnico Ewerton Goiano, em Marabá, contra o CRB. O Remo segue sob o comando de Roberto Fernandes e recebe o Moto Clube na abertura da Série D, em jogo que deverá ser confirmado para Bragança. Depois do Águia, que já treina há oito dias, agora são os dois rivais da capital que retomam as atividades de preparação.

Papão e Águia disputam a primeira fase até o dia 4 de outubro. A partir daí, dependem de classificação no sistema de “mata mata”, podendo seguir até novembro nas quatro fases. Para o Leão Azul, a primeira fase da Série D vai até 21 de setembro. A Série D terá cinco fases, encerrando-se no dia 16 de novembro.

Para ler a coluna completa, assine O Liberal Digital!