23 de janeiro, 2015 - Belém

Saudade na fotografia


Três fotógrafos paraenses  - Alberto Bitar, Paula Sampaio e Luiz Braga - estão entre os profissionais da fotografia com trabalhos na mostra “A Arte da Lembrança - a Saudade na Fotografia Brasileira”, que  propõe um percurso iconográfico pelas obras - realizadas entre a década de 1930 e 2014 - de alguns dos mais representativos fotógrafos brasileiros. A coletiva será aberta hoje, em São Paulo, na sede do Itaú Cultural. Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra pode ser considerada uma viagem por meio de registros que englobam temas pessoais e universais como as cidades e suas demolições; os objetos vazios à mercê da poeira do passado; a ausência de um ente querido, entre outras imagens congeladas no tempo.

Ponta de Pedras

A cidade de Ponta de Pedras, no Marajó, está em festa e recebe hoje a equipe do desembargador Leonardo Tavares, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará,que vai inaugurar o Fórum “Desembargador Osvaldo Pojucan Tavares”. O desembargador Leonardo é filho do desembargador  Pojucan e ambos são naturais daquela cidade marajoara, onde também nasceu o titular deste espaço, o jornalista Bernardino Santos. Ponta de Pedras é terra de gente muito boa. 

Acessibilidade cultural

O Ministério da Cultura vai promover oficinas para orientar os interessados em concorrer a uma vaga para o curso de especialização em acessibilidade cultural, que será promovido a partir de abril pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O o curso tem como proposta sensibilizar e instrumentalizar gestores públicos na implantação de políticas de acessibilidade cultura. As duas primeiras oficinas serão realizadas em Recife,  no dia 28 de janeiro, e em Porto Alegre, no dia 3 de fevereiro

Inaugurações

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, tem uma longa agenda de trabalho esta manhã. Ao lado da coordenadora dos juizados especiais, desembargadora Diracy Nunes Alves, ela inaugura, às 9 horas, as obras de reforma e ampliação do Juizado Cível e Criminal do Jurunas. Às 10h30, instala a 14ª. Vara Cível e Empresarial e a Vara do Juizado da Fazenda Pública, no Fórum Cível da Capital. E às 11h30 preside a cerimônia de entrega de certificados aos colaboradores dos juizados especiais, do projeto “Ribeirinho Cidadão - Ilhas de Belém” e do comprimento da Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça. Essa cerimônia acontecerá no auditório “Desembargador Agnano Monteiro Lopes”.

Prêmio Silvio Meira

O Instituto Silvio Meira já começou os preparativos para a 2ª edição do “Prêmio Silvio Meira 2015”, que destacará o melhor bacharel em direito do Estado do Pará do ano passado. O prêmio consiste em uma medalha, diploma e bolsa integral em mestrado/doutorado na Universidade de Lisboa e será outorgado durante o 3º Congresso Luso-Brasileiro do ISM, cujo patrono e homenageado será o jurista Zeno Veloso, dias 16 e 17 de setembro.”

Sociedade

O escritório “Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro e Scaff” conta com novos sócios: os advogados Daniel, Filipe, Marcelo e Alexandre Silveira. O escritório é o maior da Amazônia e, além do Pará, possui unidades no Amazonas, Amapá, Rondônia, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Nova York.

Título

O desembargador Vicente Malheiros da Fonseca foi contemplado com a outorga do Título de Cônsul, concedido pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU, que será entregue em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do São Paulo, em 26 de fevereiro de 2015, por indicação do Conselheiro Comendador José Carlos Colomo do Couto.

Carteira na madrugada

Se alguém desejar tirar carteira de trabalho, no posto do Ministério do Trabalho instalado na sede da Assembleia Legislativa, vai ter que acordar muito cedo. São apenas vinte senhas, que começam a ser entregues às seis da manhã.

Mérito

O presidente da OAB-Pa, Jarbas Vasconcelos, será homenageado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará com a comenda conferida à personalidade que mais se destacou pelo apoio e incentivo ao setor mineral do Pará e do Brasil. Trata-se da Comenda de Mérito Minerador Honorário - concedida uma vez ao ano apenas para uma personalidade. A cerimônia acontecerá no dia 12 de março.

Carnaval da AP

Depois do grande sucesso que foi o pré-carnaval da Assembleia Paraense, no último domingo, com o arrastão do Rancho, agora o clube já está com tudo pronto para mais um baile na programação carnavalesca. É o Baile do Hawaií, que será realizado hoje, a partir das 22 horas, do Deck da Piscina. A animação ficará por conta das Bandas Fruta Quente, Baladeros e o DJ Fábio Yamada. 

Conceito

Quem tem conta nas redes sociais já deve ter reparado que todo mundo que posta foto vira “lindo”. Nunca antes, na história da fotografia, conceito de beleza foi tão flexível como agora.

Vitrine

Umas das melhores figuras do cenário local, o amigo Altino Pinheiro, chegou à casa dos 80 anos. Ele ganhou mensagens sem conta dos amigos e recebeu o carinho especial da esposa, Regina, e dos filhos Leila, Alberto, Marisa, Vera e dos netos. Altino é uma criatura rara. Existe pouca gente como ele. Daqui, meu abraço.

Quem comemora à chegada na fase de netocracia - período no qual, segundo “seu” colega Joaquim Antunes os netos mandam - são Edy-Lamar e Miguel d`Oliveira.

Nosso cronista das sextas, o Denis Cavalcante, está na Turquia. Hoje, a crônica é sobre as belezas daquele país e sua culinária. Como não podia deixar de ser,  narra as desventuras de estar num país onde não se fala outra língua a não o turco. Isso eu sei bem, porque também penei na Turquia.

Gagá Vilhena, que outra não é a não ser a notável Graça Vilhena, aniversariou e comemorou a data cercada de muito carinho.

Sábia observação da professora e ex-reitora Ana Célia Bahia: a sustentação do futuro começa no professor. 

Artur Calandrini da Silva Neto, que é filho de Ione e Vicente Artur Assis, cola grau, hoje, em direito. Sua paraninfa é a advogada Olga Baima da Costa. Artur concluiu o curso com nota 10 no TCC e já aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Quem também recebe grau solene, hoje, é Suely Regina Aguiar Catete. Promotora de Justiça, Suely é apaixonada por literatura e pela língua portuguesa. Por isso resolveu voltar à sala de aula para graduar-se em Letras.

Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

Bom dia para o médico e professor Habib Frahia Neto, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Mensagens para esta coluna pelo email jcparis@orm.com.br

Desejo que esta sexta-feira que Deus nos deu seja tão feliz, mas tão feliz, que você se lembrará dela para sempre, como um dia muito especial.  Luz e paz para todos. 

Amanhã é dia de folga, mas, no domingo, se Deus quiser, estarei aqui, como se dizia antigamente, rente como pão quente. Interinamente, é claro.

João Carlos Pereira.