23 de fevereiro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


SAL & PIMENTA

n     Ministro Joaquim Barbosa, famoso e bem avaliado, resiste a convites para ingressar na política.

n     O Conselho Nacional de Justiça julgará em março dezenas de processos contra  membros da magistratura.

n     Primeiro sinal de fumaça branca. Mario Couto ao lado de Jatene, visitando o interior.

n     Em tempo de eleição vale lembrar trecho de Maquiavel. ”Se veres que vais perder a guerra se junte ao inimigo”.

n     O quiosque do final da Assis de Vasconcelos, construído par abrigar agentes do trânsito e a concha acústica da Praça Waldemar Henrique, estão abandonados.

n     Alguém acredita em teto salarial na administração pública? Nem eu! 

n     Ônibus “expressos” estão abusando da velocidade na calha do BRT. Saia da frente!

n     A Prefeitura adquiriu mais 100 novos radares. É a Semob insaciável, trânsito intolerável.

n     O comandante da Guarda Municipal determinou a suspensão da ronda escolar. Salve-se quem puder! 

n     Deputado “copa do mundo” que só parece de quatro em quatro anos, ao pedir o voto para uma eleitora, teve a resporta: “nem a pau, Juvenal...”

n     Os candidatos ao Senado, Mário Couto e Sidney Rosa, travam um duelo no melhor estilo Gary Cooper x John Wayne, no velho faroeste.

n     Em ano eleitoral, macaco desconfia até da banana do zoológico. 

n     E os canteiros das avenidas de Belém, hein? Restam dois, um deixado pelo Hélio Gueiros (na Doca) e outro pelo Duciomar (na Duque), precisando de cuidados.

n     Cléo Bernardo já dizia: “Infeliz do governo que não tem oposição”.

n     Tem político que tem horror a críticas, mesmo construtivas. Mas adora um elogio, mesmo sendo falso.

n     Ei, mocinho! Plantei no jardim da minha casa um pé de cá te espero.

n     Do meu amigo poeta: “O poder, quando não corrompe, engorda”. 

n     Mais: um ex-governador me confessou que o poder também é afrodisíaco. 

n     No carnaval, tudo para. E, quando o trabalho recomeçar, a folia da inflação estará no repique. 

n     Repare o preço da banana, do leite, do peixe. Logo, logo, será a vez da farinha.

n     Muita gente “feicibucando” bobagens na internet. Falta do que fazer. Xô muriçocas! 

n     A vila do Apeú, como esta coluna já noticiou, continua sendo terra sem lei. Além do barulho insuportável dos sonoros e carros, há uma rede criminosa agindo no local. 

n     “Deus me defenda dos amigos, que dos inimigos eu me defendo.” (Voltaire)

Justiça no Mangueirão

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Luzia Nadja, vai ao Mangueirão, neste domingo, assistir ao RE-PA. No intervalo do clássico, receberá a imprensa para falar sobre o Juizado Especial do Torcedor, cuja ação fez despencar o número de registros de casos de violência nos estádios.

Cadê os trilhos?

Fica cada vez mais difícil os trilhos da Ferrovia Norte-Sul chegarem em Barcarena, no Pará, embora conste do projeto. Faltam recursos e força política. 

Debate na TV

Prepare-se para os debates dos candidatos na Rede Globo: 30 de setembro e 28 de outubro. Onde – e se – houver segundo turno. 

Homens sem pelo

n    Preconceito à parte, os homens estão aderindo a depilação, para ganhar um visual sem pelos. A época em que a imagem do macho viril era o peito cabeludo, já é coisa do passado.

n    Os salões de estética de Belém, seguindo a tendência do Rio e São Paulo, estão com agenda lotada para a depilação masculina.  

Melhor no escurinho?

Pesquisa do canal Sex Hot, entre casais, revela que 55% preferem fazer sexo no escuro. Os outros 45% acham melhor com a luz acesa. E você, lindinha? 

Perseguindo urubu

Um servidor do Museu Goeldi persegue os urubus: sempre dispara rojões, na tentativa de que se assustem e não voltem mais. Que maldade, hein?

Lendas e o Direito

Foi lançado, no ICJ da Unama, a obra coletiva “As lendas da Amazônia e o Direito”, coordenada pelo professor  Georgenor Franco Filho, com 25 textos de alunos do Curso de Direito, fazendo a ligação de lendas da nossa região com o Direito brasileiro. Primeiro, uma mesa redonda e após, o coquetel de lançamento. Os autores são os agora advogados Débora Pedrini, Edisneia Melo, Fabio Holanda,  Leonardo Correa, Juliana Lima, Rafael Tarlann, Renan Saavedra e Yuri Campos. O livro leva o selo da GZ Editora, do Rio e foi patrocinado pela própria Universidade.

Dentistas

Serão realizadas, no dia 9 de abril, as eleições para novos conselheiros do CRO-PA. O aviso de edital foi publicado no Diário Oficial da União.

Bingo beneficente

O grupo Semear vai realizar no próximo dia 13 de março, às 17 horas, um bingo beneficente no salão de festas do Pão de Santo Antônio. A coordenação é da Gilka Ferro e Silva.

Idéias

Frase do Barão de Itararé: “Não é triste mudar de idéias. Triste é não ter idéias para mudar.”

Flores

Façamos nossa parte. Vamos arborizar, florir e embelezar Belém. Não espere pelo poder público.

Maioridade

Sinceramente, tenho dúvidas sobre a autenticidade do debate a respeito da maioridade penal. Delinquência juvenil é uma questão, acredito.

Musa e Mister

No próximo dia 27 será eleita a Musa e o Mister do Carnaval Paraense, na quadra do Rancho. Os vencedores vão receber o Troféu “Bosco Moisés”, numa homenagem ao grande incentivador do carnaval. A coordenação é do coiffeur Manoelitto. 

Centenário

O nosso Colégio Moderno completa, em março, 100 anos de atividades. Excluindo as escolas confessionais, nenhuma outra instituição da cidade, de caráter particular, atingiu essa marca.

vitrine

n     O padre Ronaldo Menezes se utiliza de uma bicicleta, nos fins de semana, para visitar os paroquianos de São Geraldo, no bairro Marex.

n     Sérgio Mello, diretor do Museu de Arte do Pará, ministrou ontem, às 9h30, palestra sobre Cândido Portinari para os alunos da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra).  

n     Após a palestra, a Fibra disponibilizou um ônibus para levar os participantes ao Museu de Arte para visitar a Exposição Portinari.

n     Álvaro Cordoval, Jayme Pontes Filho e Antônio Remígio, representando a Fampep, viajam hoje para Curitiba, onde vão participar de um encontro nacional com o ministro Afif Domingos.

n     O advogado Osvaldo Serrão e a esposa Kelen Serrão estão em Brasília para assistir ao show do internacional Elton John.

n     De Belém, apenas os casais Aldemar (Auxiliadora) Barra e Cesar ( Sandra) Neves com o padre Ramos foram os convidados especiais do Vaticano para a posse de Dom Orani, como cardeal.

n     Christine  e Adilson Serrão estão vivendo em clima de alegria: vão ser avós, outra vez.  

n     Bom dia para o cartorário Walter Costa, leitor da coluna, no café da manhã.

n     Nosso cronista João Carlos Pereira escreve, amanhã, sobre o professor Carlos Coimbra, que nos deixou na semana passada.

n     Christiane  Guarany soprou velinhas na sexta-feira e ganhou o coro de parabéns pra você, puxado pelo marido Guarany Júnior. Embora com certo atraso, vai daqui o nosso abraço.   

n     O designer gráfico Elailson Santos se prepara para a temporada anual em Santarém, sua terra natal.

n     No Boulevard Shopping, até o dia 10 de março, segue a exposição “Carnaval das Águas”, que mostra o carnaval no município de Cametá e das ilhas do Rio Tocantins. A exposição tem a parceria da Estácio/FAP. 

n     Chinzô Machida, com a esposa Caroline e as filhas, está em Los Angeles, EUA, curtindo férias.

n     O correto é Izaléa Fiúza de Mello Mizerani, e não “Izabela” como saiu na coluna de sexta-feira, no registro de seu aniversário. Falha nossa. Perdão Izaléa!

n     Pinduca vai animar o carnaval de Fortaleza, no dia 1º de março, ao lado da Mart’nália. Fafá de Belém vai para Recife.

n     Faça chuva, faça sol, com cachorro ou sem cachorro, remistas e bicolores estarão hoje à tarde no Magueirão. A renda poderá chegar a um milhão.

n     Só lembrando: dê bons livros a seus filhos. Quem não lê, não escreve nem fala. 

n     Cantinho da poesia: “Deixa eu dizer que te amo/ Deixa eu pensar em você/ Isso me acalma, me acolhe a alma/ Isso me ajuda a viver.” (Marisa Monte) 

n     Por hoje é só. Agora, se me dão licença, a musa me chama. Mas eu volto amanhã.