18 de setembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


A notável Maria Helena Meira Mattos, aqui com o marido Adherbal Meira
Mattos, está em dia de soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns pra você.

A empresária Andréa Reis recebe hoje do Conselho da 
Mulher Empresária, o título de “Mulher Empreendedora”, 
evento que tem o apoio da Associação Comercial do Pará.
(Foto: Reinaldo Silva Jr.)

Em foco: Luis Claudio Lobo, Simei Bacelar, Lincoln 
Gama, Alba Santos e José Mário, nas comemorações 
dos 59 anos do CCBEU - Centro Cultural Brasil-Estados Unidos.

Prêmio às ORM

* A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas concede pela 29ª vez consecutiva a estatueta Deusa da Fortuna, Prêmio Mérito Lojista Brasil-2014 ao jornal O LIBERAL, pelo sucesso editorial, comercial e de marketing.

* A outorga do prêmio será na Costa de Sauipe, Bahia, durante elegante e prestigiada noite do mercado lojista. O presidente executivo das ORM, empresário Romulo Maiorana Júnior, será representado no ato por um diretor desta empresa de comunicação.

Marajó

A cada dia torna-se necessário a transformação do arquipélago do Marajó em território federal. Somente assim os marajoaras poderão sair do estado em que estão, sem educação, saúde, segurança e desenvolvimento.

Patrimônio 

O patrimônio cultural paraense está em evidência. Depois do reconhecimento do Carimbó, a Fundação Casa da Cultura de Marabá recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que contempla ações de salvaguarda reconhecidas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A Fundação venceu com o projeto Balsa Buriti – Preservando a Memória Fluvial.

SuperNorte

O presidente da Associação Paraense de Supermercados, José Oliveira, comanda na próxima segunda-feira, 22, a reunião com os expositores da SuperNorte 2014, o grande evento empresarial que acontece no período de 13 a 15 de outubro, no Hangar. O encontro será no Sesc Boulevard, espaço da Federação do Comércio. 

Enlace

Neste sábado acontecerá o casamento de Felipe Borges com Vanessa Valente, na Maison Blue, seguido de elegante jantar e baile com a excelente música de Paulo Pereira e Banda.

Manto amazônico

 Criar e confeccionar um manto para Nossa Senhora de Nazaré com identidade visual e materiais amazônicos será o desafio do concurso do Fórum de Moda da Amazônia, que acontece no dia 20 deste mês no Espaço São José Liberto, que em sua oitava edição terá o tema “Olhares sobre a interface arte-moda na Amazônia”. A promoção é do Curso de Design de Moda da Faculdade Estácio FAP em parceria com o Parque Shopping. O manto vencedor adornará a imagem que fica na capela do shopping e os dez mantos mais votados também ficarão expostos no período de 9 a 19 de outubro. 

Arte

O Colégio Santa Madre realizará amanhã o XXII Arte Madre, com o tema arte e tecnologia. Os alunos vão expor seus trabalhos além de extensa programação. Haverá um show com a Banda Reverbero.

Penal

Franklin Lobato Prado, promotor de Justiça e professor da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, ministra neste sábado (20), a partir das 8h, o curso “Peças Processuais – Legislação Penal Extravagante I”. O evento acontece na Fibra e é destinado a acadêmicos e profissionais da área de Direito.

Ostra no tucupi

A Associação de Ostreicultores de Pereru de Fátima, em São Caetano de Odivelas, nordeste do estado, vai promover o 7º Festival da Ostra, nos dias 20 e 21 de setembro. Além de ostra crua, o público vai poder comprar lasanha de ostra, ostra assada e ostra no tucupi. Vamos lá.

Ótimo

Dados do Ministério da Saúde revelam que nos último 5 anos, 20% dos brasileiros fumantes deixaram o vício. Viva!

Garganta do Lula

Contrariando recomendação médica, para poupar a garganta, o ex-presidente Lula da Silva continua subindo nos palanques da campanha eleitoral da Presidente Dilma. Para amenizar a coceirinha na garganta, depois do câncer, Lula bebe um conhaquezinho antes dos comícios e após toma uma infusão à base de mel e gengibre. Seu médico particular, Roberto Kalil, sempre desaconselha excessos, especialmente com fala acima do tom normal, como pedem os palanques.

Cacau

Está em Belém, com o objetivo de conhecer a tecnologia de produção de cacau no Pará, um grupo de empresários do Suriname. Ontem o grupo esteve na Secretaria de Estado de Agricultura, para discutir a possibilidade de um intercâmbio técnico com o Brasil na área da cacauicultura. 

Terapia 

A Universidade do Estado do Pará iniciou, na manhã de ontem, três cursos que fazem parte da programação do X Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional, evento que está sendo realizado até sábado, no Hotel Sagres, em Belém. 

Arriba Leão

O Clube do Remo está alegrando a nação azulina e dando esperanças de que tem time para o acesso à Série C, do Brasileirão. Arriba, Leão!

Conselho de Cultura

O diretor do Museu do Estado, Sérgio Mello, já finalizou as obras do espaço que vai abrigar o Conselho Estadual de Cultura do Pará. Instalado há muitos anos no sub-solo do Centur, o Conselho terá, enfim, uma sede à altura de sua importância no cenário local.

Pedido de ajuda

O Paravidda, ONG que dá apoio e assistência às pessoas com HIV/AIDS no Pará, está pedindo à sociedade doação de brinquedos para os filhos dos assistidos pela instituição, visando o próximo dia 10 de outubro, Dia das Crianças. O Paravidda quer proporcionar um dia de alegria a essa garotada que vive em situação de vulnerabilidade social. Interessados podem doar brinquedos na sede do Paravidda, localizada na Travessa Roberto Camelier, nº 809, entre Timbiras e Fernando Guilhon, em frente à paróquia santa Terezinha, no Jurunas. 

Show para Lupicinío 

O músico e professor Yuri Guedelha acompanhado pelo Clube do Jazz realizara no próximo dia 24, às 18 horas, no palco do Sesc Boulevard o show “Se Acaso Você Chegasse...” em homenagem ao  centenário do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, um dos nomes mais importantes da música popular brasileira. Entre suas composições de sucesso destacam-se Nervos de Aço”, “Esses Moços”, “Quem Há de Dizer”, “Cadeira Vazia”, e muito mais. Um programa imperdível. 

Vamos rir

Pinço esta da internet: “O monarquista brasileiro mudou-se para Lisboa e contraiu núpcias com uma coroa portuguesa.”

VITRINE


  •  Com o tema “Ensina teu povo a rezar”, a Diretoria da Festa de Nazaré encerra hoje, 18, as inscrições para o Concurso de Redação do Círio.
  •  O médico Edilberto Maia vai completar 60 nos no próximo dia 27 e a esposa Maria Felícia e as filhas Mayssa e Mayara, estão programando os festejos em alto estilo.
  •  Os universitários do campus da UEPA, em Castanhal, estão promovendo até amanhã, a III Semana Acadêmica. 
  •  Bom dia para Oswaldo Nasser Tuma, leitor da coluna logo cedo, no café da manhã.
  •  O Shopping Pátio Belém recebe sexta e sábado a Feira de Negócios da Famaz. O evento, que será na Praça Central, reunirá os melhores trabalhos dos alunos da faculdade. 
  •  Acadêmicos e profissionais de saúde já podem se inscrever para o XVI Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Pará, que acontece entre os dias 17 a 19 de outubro, no Hangar. 
  •  Conheço cobras que mudam de couro. E, outras que trocam de roupa. Ambas venenosas.
  •  Cantinho da poesia: “Além do corpo, hálito e fragrância, / essa voz rouca de fumaça e penumbra / só pode resultar em sedução e vontade de ficar./  É a lógica da noite, antes que os sonhos se apossem.” (José Maria Leal Paes)
  •  Um lindíssimo dia para você.