05 de setembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, recebeu, ontem, uma representação do Corpo Consular no Pará, para apresentar aos cônsules o TJ e aproximar o Poder Judiciário da comunidade internacional. Estavam presentes os cônsules do Suriname, França (cujo titular, Sérgio Galvão, preside a Associação do Corpo Consular), Portugal, Venezuela, Finlândia, Chile, Alemanha, Holanda e Japão. (Foto Érika Nunes)

Felipe Matheus Lopes Gonçalves Porte, 
filho de Maria das Graças Lopes 
Gonçalves e Roberto Porto, colou grau 
em Direito, pela Unama.

Desembargadora Odete Alves, 
presidente do TRT8

Casal Moacir e Terezinha Machado, que aniversaria esta semana

Bienal & Belém

  •  A cidade de São Paulo está assistindo, um pouco assustada, talvez, à 31a edição da Bienal Internacional de Arte, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, que retrata o mundo em violenta mutação, a partir do olhar de excluídos sociais, travestis e militantes políticos, dando ênfase ao seu potencial polêmico. 
  •  Numa das paredes da Bienal, o visitante vai encontrar uma obra de Éder Oliveira, que pintou imagens de detentos - vejam só! - de Belém.

Cofrinhos

O Centro Alternativo de Cultura “padre Freddy”, ligado à Companhia de Jesus, lança, esta semana, a campanha dos cofrinhos. Foram adquiridos mil cofrinhos, que serão distribuídos às crianças que assistem à missa na Capelinha de Nossa Senhora de Lourdes. Os pequeninos serão estimulados à prática da solidariedade e o resultado será usado na compra de presentes para as mais de 600 crianças ligadas ao CAC, pelo transcurso do 12 de outubro. Belíssima iniciativa, padre Plutarco.

Aliança

A Aliança Francesa de Belém acaba de chegar ao sexto lugar no ranking nacional das escolas oficias de ensino da língua francesa, em quantidade de alunos, e entre as primeiras que promovem atividades culturais. Em 2014, a AF de Belém vai celebrar 44 anos de existência e prepara um memorial com toda história da instituição. 

Candidatura

Arquitetos e urbanistas se preparam para escolher os novos dirigentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A partir desta segunda-feira, começa o prazo de registro das candidaturas. 

Autógrafos

“O Sacerdócio de São João Crisóstomo - uma luz para a vida presbiteral” é o título do novo livro da irmã Ângela Tutas, que será lançado no dia 11 de setembro, às 19h30, no auditório do Centro de Evangelização da Igreja de Nossa senhora de Fátima.

Marinha francesa

Belém recebe amanhã o navio patrulha “La Capricieuse”, da Marinha Francesa, sob o comando do capitão-tenente François-Nicole Riche. O cônsul honorário da França, Sérgio Galvão, também assina o convite para o coquetel que será oferecido a bordo do navio, às 19h30 deste sábado. 

Comunicação

Na busca de aprimorar a comunicação que a Igreja Católica utiliza para evangelização, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  promove,  neste final de semana, mais uma etapa do projeto. A reunião será no Cenóbio da Transfiguração, em Castanhal.

Bagunça

Ninguém pediu a opinião do Bernardino, muito menos a minha, mas a cidade já não aguenta mais os constantes fechamentos da “Almirante Barroso”, por estudantes insatisfeitos com problemas de suas escolas. Ontem, o que se viu, de manhã, foi um verdadeiro caos naquela artéria, porque um grupo de estudantes de uma escola próxima à entrada do aeroporto resolveu ocupar a pista no sentido Belém. Todo protesto é válido, mas assim já é demais.

Mestrado

O Centro Universitário do Pará, Cesupa, marcou para o período de 15 a 19 de setembro, sempre às 16 horas, a semana de defesa de dissertações da primeira turma de mestrado em Direito.

80 anos

Dois “imortais” da Academia Paraense de Letras - Nazareno Tourinho e Octávio Avertano Rocha - chegam, como diria Manuel Bandeira, aos oitent´anos, neste segundo semestre, e celebrarão a data com sessões especiais do silogeu. No primeiro semestre também entraram no clube dos oitentões os “imortais” Alcyr Meira, que é presidente da casa, e Acyr Castro.

Jogos

Modernistas saudosos, segurem o coração. Os uniformes dos jogos infantis do Colégio Moderno foram confeccionados no melhor estilo retrô. Isso significa que os antigos uniformes da escola serão a base para as camisas usadas pelos pequenos atletas na programação.

Hino

Nosso hinista Vicente Malheiros da Fonseca continua impossível: compôs letra e música do Hino da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª. Região (do Amazonas), cujo Pleno acaba de oficializar .

Despedida

Preparando sua aposentadoria neste mês de setembro, a desembargadora do Trabalho Odete de Almeida Alves, presidente do TRT da 8a Região, vai comandar a cerimônia de entrega da comenda “Jus et Labor”, na próxima semana, as autoridades e cidadãos que se destacaram na divulgação e fortalecimento dos direitos trabalhistas. Presidentes de diversos regionais confirmaram presença, prestigiando a magistrada, que é muito querida entre seus pares.

Show

Fafá de Belém estará entre nós, na próxima semana, para uma apresentação em Ananindeua. Nos últimos anos, Fafá vem realizando um trabalho extraordinário de divulgação da festa de Nossa senhora de Nazaré, através da sua varanda.

Vamos ler

Até o dia 9 de setembro, todos os livros da Editora da Universidade Federal do Pará da Companhia das Letras, disponíveis no estoque da Livraria da Editora da  instituição, na cidade Universitária do Guamá, podem ser adquiridos pela comunidade universitária e pelo público externo com 35% de desconto. Estão disponíveis obras de qualidade diferenciada em todas as áreas do conhecimento. 

VITRINE


  •  Hoje é dia do aniversário de um amigo muito querido: Leonardo Cardoso Santos, filho do titular deste espaço, que comemora a data em família. 
  •  Quem também aniversaria hoje é Kaliana Gaia Ribeiro, que comemora a data no Rio de Janeiro.
  •  Uma das melhores cabeças desta terra, a arquiteta Paula Andrea Rodrigues, está concluindo mais um livro sobre o cemitério da “Soledade”, tema de sua dissertação de mestrado.
  •  A professora-doutora Rosa Helena Nogueira está em Belém, depois de sete anos em Lisboa. Já visitou os colegas na Unama e está com intensa agenda de compromissos com amigos. Logo, logo volta para a terrinha.
  •  Hoje é dia de cantar parabéns para a amiga Kikika Loureiro, que faz aniversário e passa a data cercada pelo carinho da família.
  •  Vai haver festa dupla na casa de Flávia e Gláucio Sapuchay: o batizado de Glaucinho e o aniversário da mãe do bebê. Os padrinhos serão Luiza e Feliciano Marques.
  •  Saber, você sabe, mas é sempre bom lembrar: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece.
  •  Denis Cavalcante, o cronista das sextas, escreve, hoje, aqui no Magazine, sobre um fato curioso: encontrou um livro de sua autoria, num sebo de São Paulo.
  •  Bom dia para o amigo e crítico Pedro Veriano, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Eu agora - que desfecho!/Já nem penso mais em ti…/Mas será que nunca deixo/De lembrar que te esqueci?” Mario Quinatana.
  •  Por hoje, senhoras e senhores, o que há. No domingo a coluna retorna, se Deus quiser, com o brilho de seu comandante-em-chefe, o jornalista Bernardino Santos. Interinamente, João Carlos Pereira.