03 de setembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


O cônsul de Portugal, Joaquim do Rosária, a professora Nazaré Paes 
de Carvalho e os escritores Àlvaro do Espírito Santo e Fernando Jares 
Martins, autores do livro “Gastronomia do Pará: o Sabor do Brasil”,
lançado recentemente em Belém.

A notável Lilian Veloso, aqui com o marido Zeno
Veloso, foi a destacada aniversariante de ontem, 
com os festejos restritos aos familiares. Lilian é 
uma das figuras admiráveis da socidade paraense.

Os advogados André Meira e Celina Cativo, com o ministro Carlos 
Ayres Brito, advogado  Rui Frazão de Souza e o magistrado 
Ernane Malato, participando e recente encontro jurídico em Brasília.


Brasil das mulheres

  •  Depois da Nação eleger Dilma Rousseff a primeira mulher presidenta em sua história republicana, tudo indica que teremos neste eleição, duas no segundo turno, com Marina surfando na onda do emocional e destronando Aécio Neves.
  •  Embora tenham a mesma formação socialista, e terem sido ministras no governo do presidente Lula, Dilma e Marina defendem modelos distintos de fazer política e quem for mais convincente,  vai acabar levando,  por uma pequena margem de votos, conforme avaliam os cientistas políticos.

Hostess do Ano

No próximo domingo o colunista Pierre Beltrand vai anunciar no nome da Hostess do Ano 2014. Uma promoção que o decano da crônica social de Belém promove há mais de 50 anos.

Arte Pará

Encerra-se, dia 11 de setembro, o período de inscrições para o Arte Pará 2014. O cadastro pode ser feito pelos sites (www.frmaiorana.org.br ou www.artepara.net), por correio ou então, pessoalmente, na sede da Fundação. Patrocínio: Supermercados Nazaré, Fibra – Faculdade Integrada Brasil Amazônia e Banco Amazônia (Lei Rouanet). Apoio: Sol Informática  

Luta pela UFAT

Cametá e Abaetetuba trabalham em ação conjunta os dois campi da UFPA para a consolidação da UFAT, respectivamente os professores  Doriedson Rodrigues e Eliomar Azevedo, que articulam ações para a criação da Universidade Federal da Amazônia Tocantina.

A cerveja do Santo

Os hotéis de Bragança e de Gurupá  já estão com  as reservas esgotadas para as festas de são Benedito que acontecem exatamente após o Natal, ou seja, 26 de dezembro. A festividade de Gurupá, tem um famoso banho de cerveja e Bragança, almoço ao pessoal da marujada.

Internet

Dos países onde mais de 45% da população tem acesso à internet, o Brasil foi o que apresentou o maior crescimento no número de usuários. Chegou a 100 milhões de usuários.

Hora da Verdade

O Sindicato dos Jornalistas do Pará é um dos nove integrantes escolhidos para compor a Comissão Estadual da Verdade do Pará, que tem a finalidade de investigar os casos de tortura, mortes e desaparecimentos durante a ditadura de 64 no Pará. 

Futebol sem brilho

  •  As torcidas nada organizadas, infiltrada nos estádios, estão acabando com o nosso futebol, já corroído de tantos vícios. Nem a vergonhosa derrota da Seleção para os alemães foi capaz de criar um paradigma que corrigisse os rumos do esporte mais popular do mundo. 
  •  No Pará, nunca estivemos tão rasteiros disputando séries C e D sem o menor brilho e bravura que marcaram nossas valorosas  equipes no século passado. E, ainda tem “torcedor” jogando garrafas para dentro dos estádios. Um panorama sombrio se avizinha para o futuro. 

Artista aos 90

Branco de Melo, artista  plástico  paraense com 90 anos de idade, faz em outubro, mais uma exposição de seus trabalhos. Desta feita são diversos quadros tendo como tema o nosso círio de Nazaré que se aproxima e o que é mais interessante, é uma contribuição do artista para a campanha da construção da capela de Santa Bernadete, na av. Conselheiro Furtado, que faz parte da paróquia de Nazaré.

Pode isso? 

  •  Como pode alguns ônibus coletivos terem apenas o motorista fazendo o papel dele e do cobrador ? Essa prática é pior que falar ao celular dirigindo ou distraído ao volante. 
  •  O motorista recebe o dinheiro, passa o troco, ou o cartão para liberar a roleta, e ainda dirige, simultaneamente. Como isso pode ser permitido pelas nossas autoridades do trânsito?

Popozuda boazinha

A cantora Valesca Popozuda aderiu à campanha de doação de cabelo para vítimas de câncer doou suas madeixas e para pacientes de um centro de tratamento do câncer, no Rio.

Ficção no Lago

Colaborador de O LIBERAL há alguns anos, o livre docente e doutor em Física LS Ferreira segue firme no mundo da ficção. Ele acaba de lançar mais um livro, a novela “O Prisioneiro do Lago Paranoá”, que já está à venda nas bancas do Alvino. Leopoldino dos Santos Ferreira vai e volta entre a ficção e o ensaio, com pinceladas de mitologia e folclore.

Cidadania

O juiz do trabalho, Océlio Moraes, tem um programa na Rádio Nazaré, em Belém, sobre direito e cidadania e entrevistou o escritor Salomão Larêdo que falou sobre formação de leitor, livro, biblioteca e leitura que é  ação política que faz pensar e leva à cidadania cultural. A audiência da emissora estourou, pois Larêdo  é muito conhecido  nas escolas  do Pará.

Áreas de Preservação

A Universidade Federal do Pará sediará de 10 a 13 de setembro o III Seminário Nacional sobre o Tratamento de Áreas de Preservação Permanente em Meio Urbano e Restrições Ambientais ao Parcelamento do Solo. O evento acontecerá no Centro de Eventos Benedito Nunes, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.

Perigo em rodas

  •  Dados do Denatran revelam que o Brasil é o 4º maior fabricante de motocicletas, atrás de Índia, China e Indonésia. Em Belém e no interior do Estado é grande l número de motos e por consequência os acidentes, muitos com mortes.
  •  Verifica-se que muitos motoqueis em Belém andam em alta velocidades, desrespeitando as leis do tr^nsito. Por isso, faz-se necessário exame psicotécnico mais apurado para os que conduzem esses veículos.
  •  Também, deveria existir uma lei que exija do comprador da motocicleta a prova de licença para pilotar, e não apenas vender para qualquer cidadão, incusive menor.

VITRINE


  •  O Conselho Diretor da Associação Comercial do Pará vai homenagear os ex-presidentes Sérgio Bitar e João Augusto Rodrigues com o título de Sócio Benemérito. A cerimônia será marcada em breve.
  •  O boa praça Eduardo Souza, odontólogo dos mais conceutados, trocou de idade no domingo. A esposa Bethania Souza pilotou a festa em família. Como nunca é tarde para se cumprimentar um amigo, vai daqui e agora, o meu abraço.
  •  Em outubro acontecerá a eleição para a nova diretoria da Academia Paraense de Jornalismo, atualmente presidida pelo confrade Gilberto Danin.
  •  A odontóloga Silvia Belém vai presidir o VI Encontro Sobre Câncer Bucal, que será realizado no período de 18 a 20 deste mês, em Castanhal.
  •  Mayara Hamad e Rodrigo Aguilera serão os anfitriões de mais um curso introdutório de vinhos, no próximo dia 9, ministrado pela sommelier Luna Lopes.
  •  Bom dia para Ivan Cunha, conselheiro do TCE, leitor da coluna logo no café da manhã.  
  •  A médica Danielle Telles vem sendo muito elogiada pelo exame de intolerância que desenvolve e através do qual são analisados cerca de 60 alimentos que podem ser nocivos à saúde.
  •  O advogado Hélio Gueiros Júnior, ex-vice governador do Estado, fez aniversário ontem e recebeu o abraço de sua grande legião de amigos. Parabéns.  
  •  Neste final de semana, Themístocles Martins preparou programação especial para receber os visitantes de sua aprazível Fazenda Vitória.
  •  Ribamar Fonseca, jornalista, escritor e membro da Academia Paraense de Letras, ganha idade nova hoje. Atualmente ele está redicado em São Luís.
  •  Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.
  •  Começa sexta-feira, dia 5, no Hangar, o VI Congresso Norte Nordeste de Administração que deverá reunir mais de 3 mil participantes. 
  •  Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe, hoje? E da vovó?
  •  Cantinho da poesia: “E desde então, sou porque tu és/ E desde então és sou e somos.../ E por amor/ Serei... Serás...Seremos.../ (Pablo Neruda)
  •  Por hoje é só. Agora, me deem licença, a musa me chama. Volto amanhã.