25 de agosto, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Os músicos Vicente Malheiros e Francisco Campos, santarenos da melhor qualidade, protagonizaram a audição mundial do hino do TJ Pará. Vicente compôs a peça, executou-a ao piano e Francisco interpretou.

Arlete Chamié, com a filha, Aline Chamié Kozlovski e Emília Farinha Pereira, retornou para São Paulo, depois de temporada entre nós

Aline Salame e Pedro Leal, em tempo de dizer “sim”, trocam alianças no dia 29

Cartão vermelho

O TRT da 8ª Região fechou uma parceria inédita com os dois maiores rivais do futebol no norte do Brasil. Remo e Paysandu aderiram à campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, idealizada inicialmente pela OIT e encampada pela FIFA no decorrer da Copa, agora a campanha se regionaliza e ganha não somente a adesão dos clubes, como também dos atletas que os integram. No próximo dia 30, no jogo de inauguração da nova Curuzu, o time do Paysandu entrará com a faixa da campanha e chamadas serão feitas no moderno placar eletrônico instalado no estádio. Na última sexta-feira, os dois Presidentes dos clubes posaram com a logomarca da campanha e ganharam muitos acessos nas redes sociais, sinal de que, na solidariedade, as cores dos clubes se unem para um melhor mundo para crianças e adolescentes.

Vagas

A maioria das escolas públicas, do centro da cidade, mantém faixas indicativas de que há vagas para novos alunos. Essa é uma ótima notícia.

Concurso

A Academia Paraense de Letras continuam recebendo originais para o prêmio Samuel Mac Dowel, gênero romance.  Romancistas com textos na gaveta, despertai. Essa é uma ótima chance. E por falar em Academia, o presidente Alcyr Meira reassume hoje o comando da casa, depois de breve temporada em São Paulo.

Livro delicioso

O jornalista Fernando Jares e o professor Álvaro do Espírito Santo prepararam, a quatro mãos, um livro que mostra a origem e a modernidade da cozinha paraense. Trata-se de  “Gastronomia do Pará - O sabor do Brasil” que, a partir de um ângulo novo, busca desde as origens indígenas, as influências que teve na história, até a modernidade da cozinha contemporânea. Um delicioso passeio desde o século XVII até os dias de hoje. Não é, infelizmente, um livro de receitas, ma suma obra para conhecer e para amar mais a maravilhosa cozinha paraense.  O lançamento será amanhã, às 19 horas, no São José Liberto

Corrida do Círio

O Hospital HSM abriu inscrições, gratuitas, para que seus colaboradores participem da 31ª. Corrida do Círio. No ano passado, o hospital foi premiado como a segunda maior equipe do evento. 

Liberal/CBN

Com a reportagem “Faculdades irregulares acabam com os sonhos de Universitários”, os jornalistas Celso Freire e Cira Pinheiro, da Rádio O Liberal - CBN, são os finalistas da edição 2014 do Prêmio Estácio de Jornalismo, na categoria Rádio Regional. 

Mandado de Segurança

Já está disponível a 4ª Edição do livro Mandado de Segurança, de autoria do Procurador do Estado José Henrique Mouta Araújo. A 1ª edição foi elaborada em 2007 e levou em conta alguns preceitos da antiga lei do mandado de segurança. Outras duas atualizações foram lançadas em 2009 e 2011. A nova edição chega com cinco novos capítulos.

Retrô

Esta é para reavivar as saudades de quem estudou no colégio Moderno, na época  da professora Annunciada Chaves ou do professor Clodomir Colino, quando o uniforme, tanto dos meninos como das meninas, era confeccionado em algodão e trazia o tradicional CM, dentro de um triângulo, bordado com linha marrom.  Todas as blusas dos jogos do Moderninho terão estilo retrô e o modelo dos antigos uniformes servirá de base para a homenagem aos  cem anos da escola.  

Leitura surpresa

  •  Servidores do Tribunal de Justiça do Estado, lotados no edifício-sede, surpreenderam-se, semana passada, com uma iniciativa que merece aplausos de todos. Um funcionário, que deseja manter-se no anonimato (mas a coluna já sabe quem é “o cara”), fez uma limpeza em sua biblioteca e selecionou quarenta títulos.

  •  Na folha de rosto de cada um, colou uma mensagem com a seguinte informação: aquele exemplar era um empréstimo, sem data para ser devolvido. Havia, porém, um pedido: quando o livro fosse restituído, no local em que foi encontrado (banheiro, antigos relógios de ponto, caixa eletrônico, por exemplo), deveria estar acompanhado de outro volume. A ideia é genial e tem tudo par dar certo.

Amor aos animais

As mangueiras do bairro de Nazaré, sobretudo as das avenidas Nazaré, Magalhães Barata e Governador José Malcher (que muita gente ainda chama de Independência e São Jerônimo), continuam sendo espaço para divulgação de uma mensagem que alerta para a matança de animais. Um senhor de cabelos brancos  se ocupa, regularmente, de pregar nos trocos cópias de uma reportagem publicada em O LIBERAL, é claro, sobre matança criminosa de animais. O bom da história é que ninguém arranca e ele só faz a substituição, quando a chuva estraga.

Farmacêuticos

A Faculdade Integrada Brasil Amazônia realiza, hoje e amanhã, o “I Curso de Aperfeiçoamento para Futuros Farmacêuticos das diversas instituições de ensino superior

Segurança

 O Governo do Estado e a Prefeitura de Belém estão juntos no I Encontro Municipal dos Conselhos Comunitários de Segurança, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira.

VITRINE


  •  Aline Salame, filha de Antonio Massoud Salame e Silvia Helena Araújo Salame e; Pedro Leal, filho de Paulo Jorge Camara Leal e Lilia Lena Martins Leal, casam no próximo dia 29, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A recepção será no Salão Nobre da AP.
  •  Terezinha e Moacir Machado, que vem a ser o “rei da tesoura”, embarcam para Brasília no dia 6 de setembro e ficam na capital até o dia 10. Temporada de relax.
  •  Os médicos Angélica Pezzin e Francisco Palheta participam, em setembro, do Congresso da Academia Americana de Otorrinolaringologia. Será em Orlando, na Flórida.
  •  A empresária Ely Ribeiro embarcou para a Europa, onde vai percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, viagem de peregrinação pela Espanha, que é considerada Patrimônio da Humanidade. 
  •  O bom da história, garante o Bernardino, é ser feliz. Ter razão é muito chato. 
  •  Os magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, em Belém, se preparam para homenagear a desembargadora Odete de Almeida Alves, que deixa a presidência do TRT8, agora em setembro, atingida pela aposentadoria compulsória. 
  •  A médica Paula Sampaio está em São Paulo, participando de um encontro que reúne alguns dos maiores especialistas em câncer de mama no mundo.
  •  O jornalista Walbert Monteiro está escrevendo uma espécie de autobiografia temática, na qual contará sua participação na organização de diversos Círios.
  •  Vera Pinheiro, sempre linda, completou 50 anos e as comemorações foram no Rio. Dona Regina esteve lá e já voltou para Belém.
  •  Eduardo Salame retornou de São Paulo onde esteve visitando feiras de decoração e presentes. 
  •  Bom dia para o amigo, músico e poeta Antônio Sobrinho, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia:  “Tão calma é a chuva que se solta no ar/(Nem parece de nuvens) que parece/Que não é chuva, mas um sussurrar/Que de si mesmo, ao sussurrar, se esquece./Chove. Nada apetece...” Fernando Pessoa.
  •  Desejo a todos uma segunda-feira iluminada e feliz. Amanhã, como diria o Ibrahin Sued, é dia de pernas pro ar, porque ninguém é de ferro, Na quarta, se Deus quiser, o Bernardino reassume o comando da coluna, que ninguém faz como ele. Interinamente, João Carlos Pereira.