24 de agosto, 2014 - Belém

Bernardino Santos


A elegante e sempre muito querida D. Marilda Nunes, esposa 
do ex-governador Alacid Nunes, aniversaria hoje e recebe o 
carinho da família e de uma legião de amigos. Dona Marilda é 
delicadeza que ganhou forma humana. Parabéns!

A lindinha Natália Vale, filha de Micely e Emílio Vale, 
completou quinze anos e ganhou de presentes dos pais
uma viagem à Europa.

Arte Pará

Continuam abertas, até 11 de setembro, as inscrições a um dos maiores salões de arte do país, o nosso  Arte Pará, que é realizado há 32 anos, pela Fundação Romulo Maiorana. Os artistas podem se inscrever pelo site www.frmaiorana.org.br. O supermercado Nazaré, o Banco da Amazônia e a Faculdade Integrada Brasil Amazônia patrocinam o evento.

Casando 2014

Preparado especialmente para quem quer dizer “sim” durante uma cerimônia linda e sofisticada, o “Casando 2014” traz a Belém, no dia 26 de agosto, o cerimonialista César Serra, que fará palestra de abertura do evento, às 19 horas, seguida de coquetel. A programação vai continuar até o dia 28, sempre na Estação das Docas. 

Sucesso

O juiz Luís Márcio, do TRE do Rio de Janeiro, superlotou o auditório do Tribunal Eleitoral do Pará, na manhã da última sexta-feira, falando sobre propaganda eleitoral. Havia tanta gente que foi preciso providenciar cadeiras extras. O sucesso de Belém se repetiu em Santarém, onde, também na sexta, Luís Márcio proferiu idêntica palestra. 

Teatro

Quem já viu, morre de rir só de falar em “Minha Mãe é uma peça”, com o ator Paulo Gustavo. Ele fará duas apresentações, às 19 e  às 21 horas, no dia 4 de setembro, no Hangar. A peça é ótima, o filme é ótimo e Paulo Gustavo é maravilhoso.

Encontro

Belém vai sediar, de 27 a 29 deste mês, no Hangar, o I Curso Internacional de Atualização em Direito Ambiental e Agrário, com a presença de especialista de vários países. O ministro Antônio Herman Benjamim, do Superior Tribunal de Justiça, e  o presidente da Suprema Corte Argentina, ministro Ricardo Lorenzetti, estão entre os ilustres participantes do evento. 

A realização é do Tribunal de Justiça do Pará, da Associação Brasileira de Magistrados, da escola Superior da Magistratura, da Escola da Magistratura do Pará e do Instituto “O Direito por um planeta verde”.

Santa Maria

Começa hoje, e se prolonga por uma semana, a festividade em honra da padroeira da capital do Estado, Santa Maria de Belém. Assim como acontece com Nossa Senhora de Nazaré, são realizadas peregrinações com a linda imagem da santinha. A missa das 18 horas, na Catedral, abre a festa. Só para constar: Santa Maria de Belém, Nossa  Senhora de Nazaré, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa senhora de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e dezenas de outras Nossas Senhoras são a única e mesma Mãe de Deus. 

Bienal

Pelo menos um paraense está em São Paulo, participando de Bienal de São Paulo. É o cronista Denis Cavalcante. “Habitué” de Bienais, Denis foi rever amigos e tratar da edição de um novo livro, desta vez de contos, que vai revelar uma nova face literária do escritor.

Moderno 100

Como parte das celebrações do centenário do Colégio Moderno, a Câmara Municipal de Belém, por iniciativa do vereador Igor Normando, que é antigo aluno modernista, vai fazer a entrega, à direção da escola, de uma comenda alusiva à data. O evento vai acontecer na próxima quinta-feira, às 7h30, no anfiteatro do Moderno.  O Bernardino e eu, que somos modernistas, aplaudimos a iniciativa.

Livro

Numa iniciativa da Secretaria de Turismo, com apoio da Imprensa Oficial do Estado, vai ser lançada uma nova edição da “História do Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, escrita pelo  saudoso acadêmico e historiador Carlos Rocque, que era devoto da Mãe de Deus. Ademauer Góes,  que é secretário de Turismo do Estado, assina um capítulo adicional à obra.

Bastidores

A professora Celeste Proença é a convidada, hoje, na coluna “Nos Bastidores”, publicada no primeiro caderno. Ela fala de arte, de educação e da imensa saudade de Edyr Proença.

Eleição

O processo eleitoral do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará está disponível no site do Crea. O voto é obrigatório e será pela internet. Os profissionais que quiserem disputar essa eleição poderão fazer o registro da candidatura no início de setembro.

Cooperação

A Academia Paraense de Letras acaba de receber a confirmação da rede Celpa de que ganhará um novo transformador elétrico, em substituição ao atual, que já deu sinais de cansaço. As mudanças internas correrão por conta da APL.

Solidariedade

A Casa do Menino Jesus, uma entidade de caráter filantrópico, que acolhe crianças e adolescentes com câncer, problemas cardíacos e renais, oriundos do interior, está ganhando ajuda muito bonita dos funcionários do Museu Goeldi. Durante todo dia de hoje, quem visitar o parque poderá fazer doação de alimentos, material de limpeza e roupas para ajudar os abrigados pela casa. As doações podem ser feitas na portaria da 9 de Janeiro.

Vocação

Termina hoje, no Centur, a mostra alusiva ao III Festival Vocacional, promovido pela Arquidiocese de Belém. O objetivo é despertar nos jovens (ou nos adultos, por que não?) interesse pela vida religiosa. Haverá celebração da Santa Missa, ao meio-dia.

Anuário

Vai ser no dia 18 de setembro, às 19 horas, no Restô do Parque da Residência, o lançamento do 4º Anuário Mineral do Pará, editado pelo Simineral. Até o momento, o sindicato conta com 13 apoiadores para publicação, que é a principal fonte de informações sobre o setor mineral paraense.

VITRINE


  •  Thiago Castanho, nosso chef que é referência internacional, está em Copenhagem, participando de um dos maiores eventos de gastronomia do mundo, o Mad4. O almoço de hoje terá a sua assinatura. Do Brasil - vejam que orgulho para nós! - só foram convidados os irmãos Castanho, Rodrigo Mocotó e André Mifano. 
  •  O anestesista Alexandre Brasil ganhou o carinho dos amigos pelo seu aniversário. Os festejos foram em família.
  •  Hoje é dia de dança circular dos povos, no Espaço São José Liberto, a partir das 10 da manhã.  Entrada  grátis.
  •  O professor Jorge Haber Resque se prepara para lançar o livro  “A interferência da L1-português sobre la L2-inglês.” que tem selo internacional.
  •  Os professores  Stela Pojuci, Graça Salim, Edila Porto e José Guilherme Castro ganharam festejos dos  amigos pela passagem dos seus aniversários.
  •  Saber, você sabe, mas é sempre bom lembrar: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece.
  •  A doutora em linguística Socorro Cardoso  assumiu a coordenação do curso de Letras da Universidade do Estado. 
  •  Quem está se mudando, temporariamente, para São Paulo, é a cirurgiã-dentista Nayara Fernanda Sá, filha de Ana Maria e Benedito Wilson Sá. Vai cursar mestrado em radiologia odontológica e estomatologia, na Unicamp.
  •  Felipe e Denise Silveira e Silva embarcam para temporada no velho mundo, tendo como referência a cidade de Paris. Paris...ah! Paris.
  •  Bom dia para o amigo padre Cláudio Barradas, leitor desta coluna, bem cedo, na hora  do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Eu queria ser lido pelas pedras./As palavras me escondem sem cuidado./Aonde eu não estou as palavras me acham.” Manoel de Barros.
  •  Perdão, leitores. Hoje não tem Sal & Pimenta. Só quem salga ou apimenta a coluna é o titular. O interino deixa quieto.
  •  Que o domingo seja pleno de luz e de paz para todos. Amanhã, se Deus quiser, aqui, outra vez. Na quarta, reassume o titular absoluto desse espaço, o amigo Bernardino Santos.  Interinamente, João Carlos Pereira.