22 de agosto, 2014 - Belém

Bernardino Santos


A professora Carolina Santos de Souza Franco faz aniversário amanhã, com as comemorações restritas aos familiares, na residência de seus pais, Georgenor e Elza Franco. Daqui vai o beijo do tio Dino.

O famoso Dj Luiz Antônio “Tarrika” Pinheiro, aqui com a esposa Diva Malato Pinheiro, vai comemorar amanhã a chegada de idade nova. Antecipo os parabéns.

Em tempo de voto

O Juíz Luís Márcio, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro está em Belém. Hoje ele faz palestra sobre propaganda eleitoral no plenário do TRE, às 9 horas. Em seguida, pega o jato e vai a Santarém com o mesmo objetivo.

Grande Thiago

O poeta amazonense Thiago de Mello, reconhecido mundialmente pela luta por Direitos Humanos, estará presente no VII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, durante a programação do Encontro Literário. Thiago de Mello é autor de livros como “Poesia comprometida com a minha e com a tua vida” e “Amazônia - a menina dos olhos do mundo”. O Salão será aberto hoje e vai até 31 de agosto, em Santarém.

Nazaré

Na manhã deste domingo a Diretoria da Festa de Nazaré realiza mais um evento dentro do calendário do Círio: a Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinações. O evento ocorre a partir das 8 horas, no Hangar, quando os dirigentes receberão os Livros de Peregrinações e as orientações de Dom Alberto Taveira e do Presidente da Diretoria, Padre José Ramos.

Escalpelamento

Com o tema “Atenção integral às vítimas de escalpelamento no Pará: práticas de educação e saúde”, o Seminário de Prevenção aos Acidentes com Escalpelamento no Transporte Fluvial debaterá, pelo quinto ano consecutivo, as causas e consequências desse acidente, que ainda faz vítimas no norte do Brasil, apesar de o número de ocorrências estar em queda no Estado. Em 2012 foram registrados 12 casos, e oito em 2013. Neste ano, ocorreram quatro casos, com uma morte.

Artes circenses

Artistas circenses, pesquisadores e profissionais que compõe a classe artística da região, vão participar do III Seminário de Pesquisa em Artes Circenses, a ser realizado pelo grupo Pesquisadores em Artes Cênicas da Amazônia (Paca), com o apoio da Escola de Teatro e Dança da UFPA de 24 a 30 de agosto de 2014

Nota triste

  •  Ontem o mundo jurídico e a sociedade paraense ficaram consternadas com a morte do desembargador Cláudio Augusto Montalvão das Neves, vice-presidente do TJE. 
  •  Ele faleceu na manhã de ontem e o velório foi realizado no Salão Nobre do Plenário Oswaldo Pojucan Tavares, na sede do TJPA. O enterro será realizado hoje, ás 10h30 de amanhã, no Cemitério Recando da Saudade.
  •  A Presidência do TJPA estabeleceu luto oficial no Judiciário em todo o Estado de três dias, permanecendo as bandeiras a meio mastro. O expediente forense foi suspenso ontem, assim como a contagem de prazo processual em todo o Estado.

Empresário do Ano

  •  Associados da Associação Comercial do Pará já podem votar para escolha do Empresário do Ano-2014, honraria oferecida pela ACP para dignificar a atuação de um personagem, tanto na área econômica quanto social do Pará. Contribuição para o desenvolvimento sustentável e participação nas principais discussões locais e nacionais contam na hora da indicação. 
  •  A votação segue até o dia 7, pelo site da associação.

Feira do Artesanato
Oitenta e cinco mil visitantes
estão sendo esperados durante 
os nove dias de realização das, 

Feira do Artesanato Mundial e III fesarte que começa neste sábado,  e segue até o domingo (31), no Hangar. Parceira das Feiras, de realização da Seter e da Charp Eventos. Indígenas Munduruku, atendidos pela Emater, estarão presentes nas Feiras expondo e comercializando a produção de artesanato em cerâmica, biojóias e pintura corporal. 

Dermato

Clívia Carneiro, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia-Pa, comanda reunião científica, neste sábado, no Hotel Radisson. Durante o evento serão apresentados os melhores casos clínicos de dermatologia da Universidade Estadual do Pará e ainda a palestra com a renomada médica Regina Schechtman, doutora pela Universidade de Londres.

Encontro

O Encontro Nacional dos presidentes e diretores do Sistema Conselho Federal de Administração/Conselhos Regionais de Administração, em Brasília debate as ações que vão marcar o Dia do Administrador, no dia 9 de Setembro, em todo Brasil. Em Belém, o presidente do CRA-PA, Célio Lima, trabalha para realizar o 6º Congresso Norte e Nordeste de Administração, no Hangar.

Padres na digital

Na era da comunicação digital, sacerdotes católicos entram na web e nas redes sociais para a evangelização. Estão certos!

VITRINE


  •  Aconteceu ontem a abertura da Exposição “Com licença poética”, de Danielle Fonseca e Keyla Sobral, no Museu da UFPA, com a curadoria de Marisa Mokarzel. A mostra poderá ser visitada até o dia 28 de setembro.
  •  O médico otorrino Eduardo Santos vai comemorar o seu aniversário, dia 27, em Paris, ao lado da esposa Lucinha Jassé Santos.
  •  “Primeiros socorros” é o tema do treinamento que a área de Medicina Preventiva do Hapvida Saúde fará junto aos funcionários da Aço Belém. O curso, ministrado por Jhones Lobo.
  •  O médico Helton Nóvoa foi homenageado pelo Instituto Evandro Chagas, durante o XVII Congresso Médico Amazônico, semana última no Hangar.
  •  O jornal “Estado de Minas”, de Minas Gerais, deu uma grande colher de chá ao Pará. Em cinco páginas de sua edição de 13 de agosto, destaca às belas paisagens paraense, a cultura e a nossa gastronomia. 
  •  Bom dia para a amiga Gabriela Chaves Landé, leitora da coluna logo no café da manhã.
  •  A DAF Trucks, empresa européia na fabricação de caminhões, chega ao Pará com uma concessionária exclusiva: a Avanthy Caminhões, na BR 316, em Benevides. A inauguração acontecerá no dia 18 de setembro.
  •  Embora com certo atraso, um abraço para o amigo Tom Farias que fez aniversário no início da semana. Parabéns.
  •  Reparem: tem gente que está ficando dependente da Internet. Não conseguem se desligar do “zap-zap”. Um vício!  
  •  Logo mais estarei seguindo para Santarém, a lindíssima Pérola da Tapajós, em missão profissional. Deixo a coluna com a pena talentosa do companheiro João Carlos Pereira.
  •  Vamos florir Belém. Não espere pelo poder público. Plante. 
  •  Cantinho da poesia: “Só na agonia de nos despedir somos capazes de compreender a profundidade de nosso amor.” (George Eliot)
  •  Por hoje é só. Volto na próxima semana. Não demoro. Beijos.