11 de agosto, 2014 - Belém

Bernardino Santos


A lindinha Fernanda Piqueira de Andrade Lobo Soares, filha de José Fernando Lobo Soares e Renata Piqueira de Andrade Soares, comemou no último sábado os seus felizes 15 anos com missa em ação de graças, seguida de elegante jantar para os amigos mais chegados. 

Crime de racismo

Na última semana, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais deu entrada no Supremo Tribunal Federal com Mandado de Injunção contra o Congresso Nacional. 

A Associação solicitou à Suprema Corte que considere a homofobia e transfobia crime de racismo, conforme prevê o Projeto de Lei 122-2006, cuja proposta está engavetada na Câmara dos Deputados. 

O Mandado de Injunção foi distribuído para o ministro Ricardo Lewandowski relatar. Os integrantes do grupo GLBT se dizem amparados no parecer da Procuradoria Geral da República do dia 25 de julho, no qual reconhece dever do Congresso de criminalizar a homofobia e transfobia.

Arte Pará 2014

Artistas de todo Brasil já podem inscrever-se para o Arte Pará 2014. As inscrições estão abertas até 11 de setembro, no site da Fundação (www.frmaiorana.org.br ou www.artepara.net), por correio ou, pessoalmente, na sede da Fundação (Av. Romulo Maiorana, 2473, Marco).

Novo defensor

O defensor Luiz Carlos Portela assume nesta quarta-feira o cargo de Defensor Público Geral do Estado do Pará. A cerimônia será realizada às 18 horas, na Igreja de Santo Alexandre.

Propaganda 

Para falar sobre propaganda eleitoral, estará em Belém no próximo dia 22 de agosto o  jurista Luiz Márcio, que também é juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O evento será no plenário do TRE em parceria com a OAB-PA.

Salve o sebo 

Que sejam cumpridas as normas do Código de Posturas, mas, por favor, deixem em paz quem vende livros. Fiscais da Prefeitura pressionam o sebo da avenida José Bonifácio, em São Braz, nas proximidades do mercado.

Oxidados

Mais de 20 lâmpadas queimadas, micro-ondas e televisor danificados. Depois de quatro visitas de técnicos da Celpa, consumidor teve, enfim, diagnosticado o problema da energia intermitente: os vampiros estão oxidados. Vampiros são as garras de conexão da rede externa com a interna. Os gastos com material beiram os R$ 6 mil. Gasto desnecessário.

Trânsito

A leitora Mônica Paiva envia e-mail à coluna com uma sugestão viável, para que a Semob instale faixas exclusivas para ônibus, nos principais corredores de tráfego de Belém. Também sugere que a agência reguladora do trânsito reveja as proibições e ofereça opções de estacionamento nas avenidas da cidade. 

Futebol dos miúdos

O Grêmio Literário e Recreativo Português dará início, no próximo dia 5 de setembro, a mais uma edição da Copa de Miúdos e Miudinhos de Futebol na arena de gramado sintético da sede do clube, com a participação de várias equipes. 

Dívidas dos clubes

São mais de 300 clubes de futebol brasileiros, entre os quais os nossos Remo e Paysandu, que devem aproximadamente R$ 5 bilhões em obrigações legais. Agora, os clubes pedem que o governo parcele a dívida para pagamento em 25 anos.

Universidade em Cametá

Com um trabalho bem articulado em Brasília, brevemente o ensino superior do Pará poderá ganhar uma nova universidade. Trata-se da Universidade Federal da Amazônia Tocantins, UFAT, com sede prevista para a cidade de Cametá. À frente do movimento está o professor Doriedson Rodrigues, que é doutor em educação. 

Perguntinha

O povo quer saber: por que tantos dutos e adutoras da Cosanpa estouram em Belém? 

Mais sexo

Dados da Anvisa revelam que de dezembro de 2013 a maio de 2014, o público masculino consumiu 2.637.516 de pílulas de Viagra.

Japoneses chegando

Belém vai receber no próximo dia 15 o navio cruzeiro MS Peace, que chega ao Pará com cerca de 850 turistas japoneses. O navio ancora em frente a Icoarai, na baia do Guajará, e os visitantes desembarcam para uma visita aos principais pontos turísticos de Belém. O receptivo é da Amazon Service.

Denúncia

A construção da hidrelétrica de Belo Monte continua atraindo trabalhadores de todo o Brasil e também da Bolívia. Nesse imbróglio há denúncias que alguns bolivianos estão submetidos a trabalho escravo em Altamira. 

O dedo do Dunga

Comenta-se nos bastidores do futebol, que as voltas de Robinho (Santos) e Kaká (São Paulo) tem o dedo do Dunga. Sebe-se que o novo técnico da Seleção gosta da dupla, que poderá entrar na cota dos veteranos para a Copa de 2018, na Rússia.

Vitrine

Depois de Colares, dizem que “disco voadores” estão sendo vistos nas belas praias de Alter do Chão, em Santarém.

O empresário Ronaldo Mendes comemorou ontem, com os mais chegados, mais um aniversário de vida. Parabéns.

Queixam-se os lojistas que as vendas do Dia dos Pais, não foram boas. Em algumas lojas, foram menores que as do ano passado.

O conferencista Edson D’Aguano vem a Belém no próximo dia 17 para comandar um workshop sobre gestão de luxo no mercado da beleza. O evento é promovido por Laury Cabeleireiros.

No próximo dia 27 o colunista Adenirson Lage vai homenagear, com um jantar na boate da AP, os pais do ano, escolhidos no principais clubes sociais de Belém, além de Raphael Siqueira indicado como Pai do Ano pela revista Grand Monde, do Pierre Beltrand.

Bom dia para o amigo Antônio Louro Gomes, leitor da coluna logo no café da manhã.

Doar sangue é um ato de amor, diz o institucional da TV. Vá ao Hemopa.

A notável Nazaré Albuquerque Chaves está em dia de soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns para você. Daqui vai o nosso abraço.

Para o Dieese, foi de 20% o aumento do preço das frutas regionais na feira do Ver-o-Peso.

Outro aumento. No primeiro semestre deste ano, o preço do feijão deu salto de 21,53% em relação a dezembro passado.

Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.

O empresário Humberto de Carvalho acaba de retornar a Belém, após temporada de negócios em Portugal. 

Aperte o botão para renovar a esperança e a política. Não venda o seu voto. Vote sério. 

Tenha paciência e aguente: os carros som com propaganda de candidatos vão voltar. 

Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.

Outro destacado aniversariante de hoje é Mário Saraiva, empresário do setor gráfico e ex-presidente do Pará Clube.

De bons livros a seus filhos. Incentive-os à boa leitura. Quem não lê, não escreve, nem fala.

Cantinho da poesia: “Vou te contar / Os olhos já não podem ver / Coisas que só o coração pode entender / Fundamental é mesmo o amor / É impossível ser feliz sozinho.” (Tom Jobim)

Agora, me deem licença, a musa me chama. Amanhã não tem coluna, mas eu volto na quarta-feira.