06 de fevereiro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Amigo da criança

O Hospital Regional Público do Marajó, localizado na cidade de Breves, se prepara para obter a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida pelo Ministério da Saúde, inédita entre os hospitais regionais do Pará. A ação é coordenada pelo assistente social Igor Cruz, responsável pelo setor de Humanização do hospital.

Devoção com chuva

Os organizadores da procissão de Nossa de Lourdes, que acontecerá na próxima terça-feira, após a missa das 18 horas, na Capela a ela consagrada, já avisaram aos fieis, que têm superlotado o templo, na novena em homenagem à Mãe de Deus: todo mundo deve levar guarda-chuva e capa, porque haverá procissão, mesmo debaixo de chuva.

Freud explica

O Núcleo de Estudos Freudianos, em parceria com Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, realiza, hoje, às 20 horas, a conferência “Da perversão nossa de cada dia, às grandes perversões sexuais”, com o professor-doutor Paulo Roberto Ceccarelli. O Núcleo é coordenado pela professora-doutora Helena Dias e fica localizado na Cidade Velha.

Violência

Nosso antigo colega da TV Liberal, o jornalista Cacá Raymundo, há muito radicado em Fortaleza, conta que os números da violência, na linda capital do Ceará, são assustadores.  Na grande Fortaleza, só em janeiro de 2014, foram registrados 282 homicídios. Aumento de 10% se comparado com janeiro de 2013. Fazendo jus ao título de sétima cidade mais violenta do mundo! Benza Deus!

Aula inaugural

A aula inaugural dos cursos de Pós-graduação: Tradutor Intérprete Inglês-Português, Educação Especial com ênfase na inclusão, Psicopedagogia Institucional, Projetos Sociais, Gestão no Contexto Educacional com Ênfase na Administração, Orientação e Supervisão, Direitos Humanos, MBA - Inovação e Estratégias Empresariais da Faculdade Integrada Brasil Amazônia está programada para o dia 22 deste mês, no “campus” da Gentil Bittencourt.

Teatro 

n O Teatro Universitário Cláudio Barradas, do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, recebe, de hoje até domingo, temporada  da peça “Ao Vosso Ventre”, dirigida pelos estudantes da  Escola de Teatro e Dança da UFPA Kauan Amora e Leonardo Bahia.

n Homossexualidade e relação materna serão os temas abordados no espetáculo “Ao Vosso Ventre”. Mãe descobre  que seu filho é homossexual e, de maneira forte e profunda, reage apenas com olhares e gestos. Ele, cheio de medos e anseios, enfrenta e redescobre sua sexualidade.

Livro

“Lendas da Amazônia e o Direito” é o título do livro que reúne textos e pesquisas realizadas por nove ex-alunos do professor Georgenor de Sousa Franco Filho, no bacharelado em Direito, da Universidade da Amazônia. Georgenor coordena a publicação, que sai pela editora G/Z, e será lançada no dia 20 deste mês,  no Instituto de Ciências Jurídicas da Unama. 

Presidentes

Apenas dois paraenses chegaram à Presidência de órgãos representativos do mais alto escalão da Magistratura: o desembargador Vicente Malheiros, que comandou, na área do Trabalho, o Coleprecor, que vem a ser o Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho; e o desembargador Milton Nobre, que preside o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça.

Calçada

A Prefeitura mandou restaurar a calçada lateral da escola “Vilhena Alves”. Até pouco tempo, aquele espaço não passava de um caminho de terra, lamacento e coberto de capim, onde o povo começou a construir um lixão. Agora ficou beleza. Também está sendo restaurada a calçada da antiga residência de dona Zaíra César Santos Passarinho. Espera-se que a placa de proibido jogar lixo no local, pintada no muro da escola, seja levada a sério.

Tradição

As receitas da saudosa dona Juracy Bastos foram recuperadas e voltaram a ganhar sabor. Judith Medeiros e Roberta Rezende, respectivamente filha e neta de dona Juracy, criaram um portfólio de doces de família, que encanta a partir do visual. 

USP - 80  anos

A maior universidade brasileira, a Universidade de São Paulo, comemorou o 80º aniversário de sua criação. Atualmente, a Universidade conta com 246 cursos de graduação e 225 programas de pós-graduação (319 de mestrado e 308 de doutorado) em todas as áreas do conhecimento, além de mais de 900 cursos de extensão universitária. O ex-reitor José Goldemberg foi nomeado presidente da Comissão Coordenadora das Comemorações dos 80 Anos da USP.

Destaques

Dois profissionais farmacêuticos bioquímicos do Laboratório Central do Estado vão ser homenageados pelo Conselho Regional de Farmácia como “Destaques Análises Clínicas”. Desta vez o destaque ficou para o diretor do Lacen, Sebastião Licínio Lira dos Santos e sua colega de profissão Nailda Gomes Pantoja. Outros farmacêuticos também foram destacados e a festa será em abril na sede campestre da Assembléia Paraense.

Vitrine

n    A bióloga e professora Patrícia Santos Matos troca de idade hoje, mas os festejos serão no sábado, com almoço organizado por sua mãe, Norma Santos, reunindo os mais chegados. 

n O Centro da Terceira Idade Palácio Bolonha, coordenado pela pedagoga Silvânia Soares, vai promover, nesta sexta, chá da tarde para as candidatas ao Rainha da Rainhas do Carnaval do Bolonha. 

n Dois profissionais farmacêuticos bioquímicos do Laboratório Central do Estado vão ser homenageados pelo Conselho Regional de Farmácia como “Destaques Análises Clínicas: Sebastião Licínio Lira dos Santos e Nailda Gomes Pantoja.

n Os irmãos Neusa e Ruy Santos passaram, com folga, pela invejável marca do século, como diria o poeta Mario Quintana. No dia 3, dona Neusa festejou 101 anos. Em junho, Ruy Santos comemorará 103 anos.

n Neusa Santos comemou a data em família, com um café colonial no bonito apê da filha Edna Guilhermina Santos, que foi perfeita anfitriã.

n A empresária Maria José Tourinho viaja no próximo dia 16 para os EUA, em temporada de mini-férias. Ela terá a companhia de um grupo de amigas.

n Quem esteve aniversariando no último final de semana foi o empresário Arlindo Guimarães. As comemorações foram em família e ao lado dos amigos mais chegados. 

n Outro destacado aniversariante de hoje é o engenheiro e músico Paulo Pereira, figura muito querida na sociedade. Daqui vai o meu abraço. 

n Leitor desta coluna manda

 perguntar e eu repasso a questão a quem pode responder: por onde andam as caixas coletoras de cartas que havia na cidade? Pode reparar: sumiram.

n Começam no dia 10 as aulas do programa de Mestrado em Direitos Fundamentais da Unama. 

n “Transamazônica e Santarém-Cuiabá: mentiras”. Esse é o tema da crônica de Paulo Renato Bandeira, aqui, no Magazine.

n A academia Paraense de Letras, atendendo pedido do homenageado, não fará mais sessão especial em homenagem aos 90 anos do “imortal” Jorge Arbage, programada para 19 deste mês. 

n Bom dia para o amigo Athur Kós Miranda, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

n Cantinho da poesia: “Não sei quantas almas tenho./ Cada momento mudei./ Continuamente me estranho./ Nunca me vi nem acabei./ De tanto ser, só tenho alma.” (Fernando Pessoa).

n Desejo uma quinta-feira feita todinha de luz para você. A chuva? É tempo dela. Sejamos felizes com a chuva.

n Mensagens para esta coluna pelo email jcparis@orm.com.br, sob a responsabilidade de João Carlos Pereira.