28 de maio, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Estudos eleitorais

nComeçou ontem no plenário do TRE o seminário “Estudos Eleitorais – Eleições 2014”, destinado a advogados, dirigentes de partidos e pré-candidatos. A primeira palestra foi da doutora Bárbara Dias que falou sobre partidos políticos e aspectos do direito eleitoral para as eleições gerais de outubro.

n O próximo palestrante será o Ministro Henrique Neves, do TSE que vai palestrar sobre propaganda eleitoral, no dia 02 de junho.  

Carros na praia

As pessoas de bom senso estão aplaudindo de pé a decisão do Ministério Público, em proibir a entrada e estacionamento de carros nas praias de Atalaia e Farol Velho, em Salinas. O “parquet” devia proibir também o tráfego de triciclos e motos que são alugados nas praias, inclusive para menores.

Tá demais

Nas lojas da Fifa os preços estão nas alturas. Uma camisa da Seleção brasileira custa R$ 279,99. Nos estádios a cerveja sairá por R$ 15,00.

Encontro 

n A presidenta do Tribunal de Justiça do Pará, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, será a anfitriã da 99ª Reunião do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça, que acontecerá em Belém, no período de 5 a 7 de junho.

n O presidente do Colégio, Desembargado Milton Nobre, dirigirá todos os trabalhos, que reunirá na sede do TJ-PA, os 27 presidentes de corte de justiça do todo o Brasil.

Livro do Ministro

O Ministro Walmir Oliveira da Costa, do TST, paraense de Irituia, lança nesta quarta-feira, pela editora LTr, o seu livro “Acórdãos Didáticos: Jurisprudência em Recurso de Revista no TST”.  O lançamento acontecerá, às 18h no Tribunal Superior do Trabalho (DF). A publicação já encontra-se em pré-venda, tanto em sua versão e-book quanto na versão impressa.

Casando na Estação

A edição do Casando-2014 acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto na Estação das Docas, promovido pelo caderno Mulher, de O LIBERAL.

Cena do cotidiano

O velho centro comercial da cidade transformou-se em dormitório dos moradores de rua. Durante o dia, o espaço é dos camelôs. A Prefeitura promete dar início a revitalização do centro, ainda neste ano. Pacientemente os lojistas aguardam.

Literatura paraense

Os escritores Walcyr Monteiro,  Luiz Peixoto, Bella Pinto, José Antonio Neto, Juraci Siqueira e Daniel Leite participarão da “Conversa Literária” promovida pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares no estande da  Semec, na  Feira do Livro, que abre no próximo sábado, no Hangar.

Memorial 

Ficará para 2015 o projeto da UFPA para instalar o “Memorial do Livro” num casarão pertencente a arquidiocese de Belém, na Ladeira do Castelo, na Cidade Velha. 

Baleiro ou Ramalho

A coordenação do Festival da Canção Bragantina, a ser realizado em Bragança nos dias 18, 19 e 20 de julho está fazendo uma consulta no seu endereço do Facebook para definir se trará como atração nacional os cantores Zeca Baleiro ou Zé Ramalho.

Infantis na Feira

Os escritores Alfredo Garcia Bragança, Bella Pinto, Ivanilda Góes, José Artheiro e Rufino Almeida promovem nos dias 31 de maio (sábado) e 10 de junho (domingo) uma megasessão de autógrafos de livros infanto-juvenis no estande “Nossas Letras”, na Feira Pan-Amazônica do Livro.

Vagas na UFPA

Até o dia 9 de junho, portadores de título de Mestre e Doutor podem se candidatar para cargos de professor de nível superior da Universidade Federal do Pará. 

Chove, chuva

Segundo o serviço de Meteorologia ainda vamos ter muita chuva no mês de junho. São Pedro só vai fechar a torneira do céu a partir de outubro.

Círio de Nazaré

Hoje a noite a comunidade católica de Belém vai conhecer o cartaz do Círio 2014, criado e produzido pela Mendes, sem nenhum custo para a Diretoria da Festa. A cerimônia será presidida pelo arcebispo, D. Alberto Taveira, após a celebração da missa. A partir de amanhã, o cartaz anunciando o Círio, começa a ser distribuido pela Paróquia de Nazaré. Neste ano, a nossa maior festa será realizada no dia 12 de outubro.

Almoço no Pão

Maria Clara Pena de Carvalho, que dirige o “Pão de Santo Antônio”, comanda, amanhã, a abertura da trezena de Santo Antônio, com um almoço. Os convites estão à venda na secretaria do Pão.

Falou e disse

“O que mais odeio é gente complicada, preconceituosa e hipocrita. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso”. (Cazuza)

vitrine


 O Desembargador Leonardo Tavares, presidente do TRE e o diretor geral da corte, doutor Miguel Santos, seguem logo mais para Curitiba, onde vão participar do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que começa amanhã naquela cidade.

 Miriam Leitão, a comentarista da Globo, chega neste sábado a Belém. Ela é convidada da Secult para participar da Feira do Livro, no Hangar. 

 Façam suas apostas: quem vai brilhar nesta Copa, Neymar ou do Messi? 

 Fernando Sette, fotógrafo dos mais talentosos, marcou para o próximo sábado, dia 31, o lançamento de seu livro de fotografias, “Espia o Pará”. Os autógrafos serão no salão da Imprensa Oficial do Estado. 

 O Simineral e a Seduc realizam, no dia 03 de junho, às 9 horas, no Teatro da Estação Gasômetro, a cerimônia de premiação do 3º Concurso de Redação da Mineração, do qual participaram estudantes do ensino médio e fundamental.

 Bom dia para o advogado Thadeu Silva, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã. 

 Que pena! As ervas de passarinho continuam maltratando nossas poucas mangueiras. 

 O casal Francisco e Marília Oliveira retornou a Belém após temporada de turismo em Miami. 

 A cronista Vera Cascaes prepara-se para ser vovó. O próximo mês de julho trás a sua netinha.

 O Padre Ronaldo Menezes inicia campanha para recuperar a Igreja de N. S. das Candeias, que integra a sua Paróquia de São Geraldo Magella.

 Estou escrevendo a coluna ouvindo Stranger In The Night, na voz de Frank Sinata. Ah! Quantas lembranças...

 Hoje tem Re-Pa no Mangueirão. Que vença o melhor. Mas sem guerra dentro ou fora do campo!

 Não! Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.

 Cantinho da poesia: “Tu eras também uma pequena folha,/ O vento da vida pôs-te ali,/ A princípio não te vi, não soube que ias comigo,/ Até que as tuas raízes atravessaram o meu peito,/ Se uniram aos fios do meu sangue,/ Falaram pela minha boca, floresceram comigo.” (Pablo Neruda)

 Agora, se me dão licença, a musa me chama. Amanhã eu volto.