25 de agosto, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Michel Vianna: sessão de autógrafos, hoje, no Hotel Radisson Maiorana

Walbert Monteiro e Anaíza Virgolino, ambos do Instituto  Histórico e Geográfico, que ela preside, na sessão do Dia do Folclore, promovida pela Academia de Letras

Çairé de verdade

  •  Durante a sessão comemorativa ao Dia do Folclore, na Academia Paraense de Letras, logo após a conferência (brilhante, por sinal) da “imortal Izabel Benone, o jornalista Walbert Monteiro surpreendeu a plateia ao dar duas informações: a de que não existe boto cor-de-rosa (teria sido uma invenção de Jacques Cousteau, porque aqui só há botos pretos e vermelhos) e que o Çairé de setembro não passa de uma manifestação parafolclórica. 
  •  Segundo Walbert, que preside a Academia de Jornalismo e pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará, o verdadeiro Çairé, como manifestação religiosa, acontece numa pequena comunidade, no final do mês de julho.

Autógrafos

O advogado Michel Vianna recebe os amigos, hoje, às 19h30, no Hotel Radisson Maiorana, para cerimônia de  lançamento do livro “Código Tributário Nacional: Análises e Reflexões para mais 50 anos de Vigência”.

Violas singulares 

A “imortal” Izabel Benone, a oradora da noite, com a pianista Lenora BritoApós o lançamento nacional realizado em abril, o Pará continua com a etapa 2016 do projeto Sonora Brasil, do Serviço Social do Comércio. Os músicos Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro trazem para Belém e Castanhal, nos dias 26 e 27 de agosto, o ritmo das Violas Singulares. Neste ano o tema que circulará pelo Pará será “Violas Brasileiras”. A entrada é franca. 

Museu

Depois muitos e muitos e muitos anos sem ver uma mãozinha de tinta, o muro da frente do Museu Goeldi vai, finalmente, ser revitalizado. Uma equipe está trabalhando cuidadosamente para encontrar a cor original. É isso que se nota graças ao cuidado que os operários estão tendo, inclusive na raspagem das grades. 

Liturgia

Prossegue amanhã à noite, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, o curso de liturgia, que está sendo ministrado pelo padre Luís Carlos. Inteiramente grátis.

Conversação

Mariinha Chaves e Vilma Lobato, que não perdem uma sessão da AcademiaA Faculdade de Turismo da UFPA vai realizar encontros de conversação de língua inglesa, de setembro a dezembro deste ano. O projeto oferece 50 vagas, sendo 25 para os grupos de conversação em inglês de nível intermediário e 25 para os grupos de avançado. Inscrições via internet, até amanhã, no site da universidade.

Seminário

Belém vai sediar, nos dias 8 e 9 de setembro, o Seminário de Assistência Técnica da Comissão de Política Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Basquete

Depois de publicar 18 livros que resgatam a memória do futebol paraense, o jornalista Ferreira da Costa está trabalhando em um novo volume, intitulado “A Gloriosa História do Basquete Paraense”. A obra vai resgatar a história desse esporte, que agitou Belém nas décadas de 50, 60 até 90, com partidas disputadíssimas, que movimentavam as torcidas de Remo e Paysandu.

Jambo

Pedro Maia da Conceição e Miguel d’Oliveira: grandes amigos da APLQuem gosta de jambo deve correr, porque é tempo da fruta. Como se trata de um produto muito sensível, o jambo não dura mais do que dois dias. As esquinas da cidade estão cheias.

Casamento 

Um novo  Casamento Comunitário será celebrado pelo judiciário paraense, no próximo  sábado, dia 27, no Fórum Cível de Belém.. Setenta casais estão habilitados para oficializarem seus relacionamentos, sem custo algum. A juíza Margui Bittencourt ouvirá o “sim” dos noivos.

VITRINE


  •  O cronista das sextas, o “imortal” Denis Cavalcante, embarca hoje para São Paulo, onde participa da Bienal do Livro. Na volta, arruma a maleta e vai passar uns dias em Barcelona. É uma vida mais ou menos, não é?
  •  Outro “imortal”, o advogado e escritor Sebastião Godinho, já se recuperou da terrível virose que está colocando a cidade de cama.
  •  Sempre que se falar do Dia do Folclore, um nome haverá de ser sempre lembrado no Pará: o da pesquisadora Maria Brígido. Pouca gente se bateu tanto por essa causa como ela.
  •  Vera e Aloísio Guapindaia estão de volta a Belém, depois de muitos anos morando em Brasília.
  •  Hoje, às 21 horas, o guitarrista Bob Freitas apresenta show com repertório em homenagem a Portugal, dentro das Quintas Musicais da vinheria da Brás de Aguiar.
  •  O cavalo Trovão Singular, da raça Mangalarga Marchador, é a mais nova atração do haras da fazenda da família Martins.  
  •  Se as vaquinhas sobre as quatro patas conquistaram a cidade, o que dizer das que estão apoiadas em duas, “em pé”? A que foi colada perto da Basílica é maravilhosa. Dá vontade de levar para casa.
  •  Saber, o senhor sabe, a senhora sabe, você sabe, todo mundo está cansado de saber: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.
  •  O arquiteto carioca Paulo Niemeyer, que vem a ser neto de Oscar Niemeyer, trouxe e apresentou para Telma e Pepeu Garcia uma nova linha de móveis. 
  •  Cantinho da poesia: “Oh! Bendito o que semeia/Livros à mão cheia/E manda o povo pensar!” - Castro Alves.
    •  Por hoje, senhoras e senhores, o que há. Desejo a todos uma quinta-feira de muita paz e de muito amor. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui. Interinamente, é claro.
  •  João Carlos Pereira.