24 de agosto, 2016 - Belém

Bernardino Santos


A cantora mexicana Eugenia León, que cantará em Belém no espetáculo inspirado em Piazzolla e GardelViva o tango!

Belém vai receber, nos dias 26, 27 e 28 deste mês, no Theatro da Paz, dentro da Programação do Festival de Ópera, um grandioso espetáculo baseado na obra de Piazzolla e Gardel. O destaque da apresentação será a cantora mexicana Eugenia León. Com mais de 40 anos de vida artística, Eugenia León estará no palco ao lado do tenor carioca Fernando Portari e serão acompanhados pelo bandodeonista argentino Martin Mirol.

Manga

Parece que, este ano, a safra de manga vai ser farta e deve começar mais cedo. As mangueiras do centro da cidade já estão carregadas de frutos.

Círio Fluvial

Com o Círio a bem dizer na porta, as agências de turismo ainda não anunciaram pacotes para a romaria fluvial. Nesse ponto, as comunidades católicas abriram o olho mais cedo e já estão comercializando ingressos.  

Promoção

Nathalia Meira e Thais Rufino no Congresso de DesignDuas grandes companhias aéreas internacionais estão comemorando os feitos brasileiros nas Olimpíadas com promoções malucas para a Europa. Ontem, uma passagem São Paulo-Barcelona-São Paulo estava custando inacreditáveis R$ 1.250,00.

Nova família

O Centro de Reprodução Nascer, dirigido pelo médico Rosival Nassar, tem registrado grande procura de casais homoafetivos e novos arranjos na constituição familiar que buscam aumentar a família através das técnicas de reprodução assistidas.

Autógrafos

“A inserção do Psicólogo no Hospital Psiquiático Juliano Moreira (1978-1984)” é o título do livro do professor e psicólogo João Bosco Monteiro, que será lançado no dia 29 de agosto, às 18 horas, na sede do Conselho Regional de Psicologia.

Kart

O piloto paraense Augusto Santin vai disputar a terceira edição do Campeonato Norte Brasileiro de Kart, entre os dias 24 e 27 de agosto. Pela primeira vez o estado recebe uma competição nacional de kart. Augusto concorre na categoria Sênior f4.

Dona Clara Barreto Queiroz, que completou 100 anos, cercada dos filhos, netos e bisnetos

Irmã Maria Celeste Ghislandi e a radialista Vera Sampaio viveram intensamente o Congresso Eucarístico Nacional

Ciência

O estudante Gabriel Costa Furtado e o professor Adonis de Melo Lima, da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, participam da VIII Escola de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos, em Petrópolis, onde apresentarão trabalhos.

Arte

As Olimpíadas acabaram, mas os cariocas ainda poderão se deleitar com pelo menos duas exposições: “Frida e Eu”, idealizada pelo Centro George Pompidou e pelo Ministério da Cultura do Estado de Guerrero, no México, em cartaz no Museu Histórico Nacional e a história dos Jogos Olímpicos, no Museu Nacional de Belas Artes, com cerca de 60 obras, algumas com mais de 2.500 anos de idade.

VITRINE


  •  O advogado tributarista Michel Vianna lança amanhã, no Hotel Radisson Maiorana, o livro por ele coordenado, com artigos de vinte tributaristas de renome 
  •  Uma excelente notícia para os muitos amigos do crítico, poeta, jornalista e “imortal” Acyr Castro: ele deixou a UTI e já se restabelece num apartamento. Saúde, Acyr. Continuamos rezando por você.
  •  As estudantes de arquitetura Nathalia Chady Meira e Thais Bueno Rufino participaram do Congresso Nacional de Design de Interiores e visitaram a High Design Expo, maior feira de design da América Latina.
  •  O muito querido padre Giovani in Campo está respondendo, novamente, pela Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Ele é a simpatia e a bondade em pessoa.
  •  Arlindo Guimarães festeja as duas medalhas de bronze conquistadas por sua cervejaria no International Beer Challenge 2016, que aconteceu em Londres.
  •  O “imortal” José Figueiredo de Souza está finalizando mais uma obra literária, que deve lançar no começo do ano que vem.
  •  Saber, você sabe, todo mundo sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha. 
  •  Fernanda Mamede e Susana Oliveira acabam de participar, em São Paulo, da convenção nacional da vinícola Concha y Toro, marca chilena que representam em Belém. 
  •  Bom dia para o médico e amigo Arival de Brito, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez./Tudo que não invento é falso./Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira”. Manoel de Barros.
  •  Mensagens para esta coluna, pela parte da manhã, através do email jcparis@orm.com.br
  •  Em nome do Bernardino, e a seu pedido, mais uma vez, agradeço as muitas manifestações de pesar pela morte de seu irmão, Luiz Santos, que têm chegado, através de emails de leitores de Belém e de diferentes estados do Brasil e do exterior. Elas são extremamente reconfortantes.
  •  Desejo a todos uma quarta-feira lindamente iluminada e plena de paz. Amanhã, se Deus quiser, mais uma vez aqui. Interinamente, é claro.
  •  João Carlos Pereira