06 de julho, 2016 - Belém

Bernardino Santos


A cantora Liah Soares está programando um show estilo luau para o dia 22 de julho, no bar Paradise, em Salinópolis.

O casal Edson e Nazaré Franco seguiu para uma longa temporada no Rio de Janeiro.

Machos irracionais

A violência sofrida por Luiza Brunet, um dos ícones do mundo da moda nas últimas décadas, pelo companheiro Liro Parisotto, cuja fortuna passa de um bilhão de dólares, mostra claramente o atraso mental do chamado “macho” latino, que sempre quis dominar a mulher, mesmo na base da porrada.

Infelizmente, ainda existem tipos de “machos” como Liro Parisotto, que acham que através do casamento ou qualquer outro tipo de união, tornam-se proprietários das mulheres.

Homens famosos como os atores Mel Gibson, Johny Depp, o atleta Pistorius que assassinou a mulher a tiros, são casos emblemáticos dessa postura irracional e inaceitável desses machões.

Toma-te!

Eis que de repente, não mais que de repente (ave Vinicius), o presidente Temer diz que vêm aí as medidas impopulares. Aguenta povo!

Vive la France!

A mineradora Imerys, que possui raízes na França, está patrocinando o documentário “Belém 400 anos: A Influência Francesa na Capital Paraense”, que será exibido gratuitamente de 9 a 14 deste mês, no Cine Olympia. 

“Órfãos”

No segundo semestre a avant première do longa “Órfãos”, filmado entre Belém e Marajó, com roteiro e direção de Gustavo Quintela. A exibição será para convidados, numa das salas de cinema do shopping da Doca.

Crianças no MAS

Neste mês de férias um bom programa é o projeto “Tem Curumim no Museu”, no Museu de Arte Sacra, nos dias 7 e 15 de julho, a partir das 10 horas, com entrada franca. Mais uma iniciativa da Secult. 

Futebol

Na dança da bola, até agora caíram 18 técnicos da Série B, ou seja, um a cada rodada. Outros estão na marca do penalti.

Prêmio literário

Ingo Müller, ganhador do prêmio Fox/Empireo de Literatura deste ano, assinou com a Editora Empíreo, de São Paulo, o contrato de edição da obra. O publisher da Empíreo é o paraense Filipe Nassar Larêdo, que esteve em Belém para essas providências.

Homma

Já está disponível no site a versão online do livro sobre a imigração japonesa, reeditado pelo seu autor, o professor Alfredo Homma, cujas edições anteriores estão esgotadas. Homma é pesquisador da Embrapa e tem diversas obras publicadas.

Grande Cibalena

Waldemir Gomes da Silva, conhecido nas rodas de samba como “Cibalena”, que fez parte do grupo musical “Manga Verde”, completa 50 anos de carnaval. Mestre na arte de dança, “Cibalena” ensinou a atriz Bete Faria a dançar merengue para tomadas do filme “Bye Bye, Brasil”, de Cacá Diégues, cujo cenário  foi o Palácio dos Bares, no bairro da  Condor,

Registro

Fiquei sabendo que um nome cotado para o setor de registro autoral da UFPA é o da professora Maria Brasil, que além de ser  precursora desse trabalho entre nós, durante o tempo em que dirigiu esse departamento, o número de registros de marcas e patentes da  universidade cresceu muito.

Quinze anos

Muito chique a comemoração dos 15 anos de idade de Marcelo Pinheiro Segundo, filho de Marina e Marcelo Pinheiro, realizada ontem no Palácio Lauro Sodré. Após a missa, um “von d’honneur” nos jardins do palácio. 

Arte no Basa

Com a exposição “Trajetória” do artista plástico Ruma - Rui Mário Albuquerque será comemorado os 15 anos de existência do Espaço Cultural Banco da Amazônia. O vernissage será às 18h30. A mostra fica em cartaz até 6 de agosto, com a curadoria do Emanuel Franco.

Vitrine

Hoje à tarde estarei torcendo com meus irmãos lusitanos por uma vitória da seleção de Portugal frente ao País de Gales, pela Eurocopa.

Aliás, o Grêmio Literário Português abre a sede campestre hoje, às 15 horas, para os associados assistirem e torcerem pela seleção portuguesa.

Eu acredito no talento do Cristiano Ronaldo. E no garoto Renato. E, viva Portugal. Viva!

Bom dia para o arquiteto João Castro Filho, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

Os chopes premiados da cervejaria comandada por Caio e Arlindo Guimarães estão em Salinas, nestas férias.

Um abraço para o amigo Carlinhos Chamié, que hoje troca de idade.

Renata Sbrama deu um tempo no trabalho em seus restaurantes e curte relax na Argentina, em companhia da família.

Os alunos decidiram por votação e o horário das aulas de sábado, na franquia de fitness de Henriette Segtowich, serão de 9h às 17 horas, durante as férias.

Para os adeptos da alimentação saudável, o buffet de Cristiane Salomão lança almoços light, às segundas, neste mês de julho.

O médico Francisco Palheta Neto é o novo diretor geral do Hospital Bettina Ferro de Souza, na UFPa.

Plagiando a Paula Zumero, digo: “deixa estar, jacaré, tua lagoa há de secar!”.

Cantinho da poesia: “Olho a rosa na janela,/ sonho um sonho pequenino,/ 

Se eu pudesse ser menino, eu roubava 

esta rosa,/ ofertava todo 

prosa à primeira namorada”. 

(Sérgio Bittencourt)

Por hoje é só.  Agora, me deem licença, a musa me chama. Eu volto amanhã.