01 de julho, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Elevando o PIB

  •     A notável Maria da Graça Bitar, aqui com o marido Lutfala Bitar, está em dia de soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns pra você. O governador Jatene avalia que o projeto Pará 2030 pode elevar o PIB paraense para quase 30 mil/ano per capita, acima da média nacional que é de 26,6 mil.
  •     Jatene atribui a “atores distintos, interesses diversos e valores conflitantes”, formados nas últimas décadas, algumas das razões do nosso atraso socioeconômico.
  •     Segundo Jatene, produzir sem preservar ou preservar sem produzir não vão levar o Pará a lugar algum. Há que se ter bom senso para o equilíbrio e a sustentabilidade.

Eleições 2016

Atenção candidatos, a Justiça Eleitoral determina que entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, devem ser realizadas as convenções partidárias para definição de candidatos a prefeito e a vereador.

Anestesia

O advogado Ruy Garcia, na foto com a esposa Graça Lobato Garcia, troca de idade amanhã. O evento será marcado com um jantar na residência do aniversariante. O Serviço de Anestesia e Monitorização do Pará deu início ao projeto do Simpósio, programação científica que reúne médicos anestesiologistas, residentes da especialidade, cirurgiões convidados e acadêmicos da liga de anestesiologia. A primeira edição teve a participação do Dr. Bruno Matos, especialista da área, palestrando sobre “Avaliação pré-anestésica”. A reunião é prevista para ocorrer nas últimas quintas-feiras de cada mês.

Além-Mar

O cônsul de Portugal no Pará, Francisco Brandão, entra em férias a partir de hoje. Aproveita e viaja para o seu país. Na bonita cidade de Aveiro vai participar da celebração dos 95 anos de idade de seu pai.

Maçonaria

O jornalista e publicitário Ivo Amaral, na foto com a esposa Luzia Amaral, ganha idade nova amanhã. O colunista antecipa o seu abraço. A Grande Loja Maçônica Vigilância e Perseverança realiza amanhã sessão magna de iniciação de seus novos membros, seguida de recepção. Entre os novos maçons está o médico José Silvério.

Rotary

Fernando Stein assume, nesse sábado, a presidência do Rotary Clube Belém Sul, que tem na diretoria Joy Colares, Nabi El Hosn e Roberto kalume.

VITRINE


  •    O empresário Sidney Leite faz aniversário hoje e a esposa Maria José comanda os festejos com um jantar em família.  Com ou sem crise, começa hoje a temporada do veraneio nas praias paraenses. Salinópolis vai bombar entre o sol, mar e gente bonita. 
  •     Em Bragança, neste sábado, acontecerá a 2ª etapa do Circuito Brasileiro Bellong de Skate, na Ladeira Camutá. O prefeito da pérola do Caeté, Padre Nelson, já está com seu skate pronto para participar. 
  •     Hoje à noite esquenta no deck da piscina da sede campestre da Assembleia Paraense, com a banda Medida Provisória e o DJ Murilo Cunha.
  •     Bom dia para o amigo Orly Bezerra, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.
  •     O engenheiro Flávio Quinderé ganhou mais um título. Além de teólogo, concluiu semana passada o MBA em Educação pelas Faculdades Integradas Ipiranga.
  •     Avertano Rocha, advogado e professor, convidado pela Prefeitura de Belém, iniciou curso de ética e retórica a servidores da rede municipal  de ensino.
  •     Neste primeiro fim de semana do veraneio, a Polícia Rodoviária reforçou o policiamento das rodovias, principalmente na Belém-Mosqueiro e na que demanda à Salinópolis.
  •     Joana Lima, filha de Ézio e Giane Lima, festeja nesta sexta-feira a chegada dos seus quinze anos, com reunião de familiares e amigos no Nicola’s Recepções. O advogado André Meira passará o mês de setembro em Lisboa, ultimando o seu projeto de dissertação em Direito Romano, sob orientação do professor Eduardo Vera-Cruz Pinto.
  •     Incentive seus filhos a boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.
  •     Cantinho da poesia: “Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre, nem triste: sou poeta”. (Cecília Meireles).
  •     Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. Volto no domingo.