16 de junho, 2016 - Belém

Bernardino Santos


A notável Fafá de Belém, aqui com Ricardo Lucas, participou ontem do desfile da tocha olímpica e amanhã retorna a São Paulo. (Foto: Kim Palha)

O advogado Adherbal Meira Mattos, o papa do Direito Internacional, acaba de ser eleito para ocupar uma cadeira na Associação Brasileira de Letras Jurídicas, que tem sede no Rio de Janeiro. 

Chega de saudades

João Gilberto, o criador da Bossa Nova, chegou aos 85 anos de idade e a grande imprensa pouca importância deu à data. Tampouco, destacou a bossa nova que está completando 58 anos

Enquanto isso, há espaço para Wesley Safadão, Anita, Lucas Lucco e outros, além dos funkeiros, sertanejos, que a grande mídia insiste em promover. 

João Gilberto vive recluso e não fala com a imprensa. Mas ninguém interpretou o amor o sorriso e a flor como ele. Influenciou toda uma geração de compositores da MPB. Mas chega de saudades... 

Minha Praia

Um projeto para agitar o verão será lançado no próximo dia 20 de junho pela TV Liberal. Um projeto com muita informação para os veranistas. O evento será no Roxy Bar, do shopping Grão-Pará.

País do voleibol

Aos poucos o Brasil vai deixando de ser o país do futebol para se tornar forte e imbatível no voleibol, tanto no masculino quanto no feminino.  

Futebol

Enquanto o Brasil se destaca no vôlei, com muitas medalhas, o futebol é envolvido em corrupção e violência das torcidas, contribuindo para diminuir ainda mais o país que já foi respeitado no mundo da bola.   

Lojistas

O Sindilojas iniciou as pesquisas para o lançamento da segunda edição do livro Personagens do Comércio. O presidente Joy Colares agenda para início do próximo ano a nova edição.

Arrasta-pé

Uma grande festa junina acontece neste sábado na sede campestre do Grêmio Português, com o arrasta-pé dos supermercadistas paraenses, reunindo empresários, fornecedores e colaboradores. 

Espetáculo

Com direção de Carlos Correa Santos, será encenado o espetáculo “Pelos Olhos Dela”, nos dias 17, 18 e 19 deste mês, às 19h30, com entrada franca, no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra.

Ufa! Que calor!

O vexame continua: o aeroporto de Val-de-Cães em Belém, continua sem ar condicionado. 

Te contei? 

A média é de 10 assaltos em ônibus, por semana, nas rodovias estaduais. Nas federais em território paraense, a estatística não foi divulgada. 

Vida

“Viver é isso: Ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências.” 

(Sartre).

Vinho em casa

Supermercados registram aumento de venda de vinho e destilados. A classe média paraense deixou os bares e restaurantes para beber em casa. A crise e a violência nas ruas contribuem para isso.

Vitrine

O cantor Tiago Iorc confirmou um show para o dia 22 de julho, em Salinas, na barraca Paradise.

Depois do susto, o nosso amigo Tarrika deixou o Hospital do Coração e está convalescendo em casa com o carinho da esposa Diva Malato Pinheiro. Brevemente Tarrika retorna ás suas atividades de DJ. 

O nosso cronista Dênis Cavalcante retornou da temporada de friozinho, no Rio. Em novembro ele lança seu novo livro de crônicas.

Bom dia para o engenheiro Paulo Henrique Lobo, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.  

Hoje será lançado no Fiteiro o projeto “Lambateria”, de música regional. Um baile com muita lambada e carimbó, todas as quintas-feiras.

Um bom programa para hoje é o show de Yuri Guedelha no Teatro Estação Gasômetro, às 20 horas.

Será no Hangar, de 8 a 10 de setembro, o XIV Congresso Brasileiro de Reconstrução e Alongamento Ósseo, presidido pelo Dr. Marcus Preti.

Leal no nome, nas atitudes e no relacionamento com amigos. Assim é o jornalista e poeta José Maria Leal Paes, que troca de idade hoje. Meu amigo de longas jornadas desde a juventude, tenho por ele um carinho especial. Me sinto alegre em fazer este registro. Além de ser destaque de nossa geração, formando na primeira linha da inteligência paraense, Leal é admirado também pelo seu caráter, pelos posicionamentos éticos, retilíneos e acima de tudo pelo grande amor que devotou em vida e continua amando, no infinito dos infinitos, sua mãe, a professora Verônica. Parabéns, amigo.  

Amanhã o shopping Pátio Belém recebe o Projeto Orquestra Violão Cristão, às 17 horas. O projeto faz parte da Associação Cenáculo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Cantinho da poesia: “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.” (Simone de Beauvoir)

Por hoje é só. Feliz quinta-feira. Ame, cante e viva a vida.