03 de junho, 2016 - Belém

Bernardino Santos


O novo casal Amanda Góes e Renato Palácios, ladeados por seus pais Adenauer e Rosemary Góes; Vera e Francisco Palácios e o Cônego Ronaldo Menezes, que celebrou o casamento. Após a cerimônia religiosa os noivos recepcionaram os convidados no Armazém 500.

Portugal & Belém

O encontro de negócios da língua portuguesa, que acontece desde ontem no auditório da Fiepa, mostrou o quanto o turismo é importante para a economia de Portugal.

A terra de Camões é o 15° país mais visitado do mundo e a freguesia de Belém, colada a Lisboa, que reúne o maior número de museus e pontos históricos, fomenta a economia portuguesa. 

O presidente da Junta de Freguesia de Belém (que corresponde entre nós à função de prefeito) participou do encontro e mostrou-se muito interessado nos convênios comerciais e culturais. 

Outro assunto bastante destacado foi o das cidades inteligentes, setor em que o Brasil ainda engatinha. Segundo Álvaro Oliveira, que palestrou sobre o assunto, em 2050, cerca de 75% da população estará vivendo em megacidades, que irão demandar novas tecnologias, sob pena de não ofertarem a mínima qualidade de vida. 

Hoje os irmãos visitantes serão homenageados com sessão especial na Câmara dos Vereadores de Belém, em comemoração ao Dia Municipal da Comunidade Luso-Brasileira. 

Ralho nas fiéis

Alguns padres, durante a celebração de missas, em Belém, voltaram a ralhar os fiéis, tecendo comentários  a respeito da roupa  certa  para alguém participar  das cerimônias litúrgicas e a carga é mais em cima do traje feminino e as mulheres, claro, estão ressabiadas com essa, digamos, intolerância.  

Olho do Laredo

Hoje, sexta-feira, a partir das 17 horas, o escritor e jornalista Salomão Larêdo, um dos  nossos mais talentosos autores contemporâneos, estará, como convidado, na Feira do Livro, para conversar com o público, ocasião em que autografará seus livros destacando o romance “Olho de Boto”, editado pela Empíreo e que tem como tema o casamento de dois homens em Cametá e a questão da homofobia.

Sardinha

Tudo pronto para acontecer em alto estilo a Festa da Sardinha, dia 11 de junho, na sede campestre do Grêmio Literário Português, pilotada pela diretoria, que tem à frente Antônio Cunha e Alyrio Gonçalves.

Lixo

Na calçada ao lado da escola estadual Vilhena Alves, pela travessa 3 de maio, reclama a vizinhança, todo dia, contam,  é colocado enorme quantidade de lixo de construção na área. Um absurdo!

Andiroba

Muita gente procura andiroba, nas feiras. O azeite, do bom, sem mistura, dizem é bom para entorses e outras dores no corpo e deve ser friccionado com cuidado, se possível, misturado com copaíba. Era, antigamente, um santo remédio às dores reumáticas. Antigamente!

Cheiro cheiroso

Dez camburões com cheiro cheiroso, informam-me, serão preparados para abençoar, do alto dos janelões da catedral de Cametá, os romeiros que forem participar da festa de São João, naquela cidade. É uma festa muito bonita e cheirosa.

Turismo

Santarém se deu bem no último feriadão, com 60% de ocupação em sua rede hoteleira.

Luta e coragem

Espero que o novo bispo de Marajó, frei Evaristo Pascoal, dê continuidade à luta do antecessor dom José Azcona, com muita coragem e determinação. Enquanto isso a igreja paraense espera a criação de novas em Paragominas, Vigia, Itaituba e Salinópolis. 

O engenheiro Antônio Rezende, cap da Marko Engenharia, troca de idade hoje. Aos muitos abraços que receberá, junto os meus. Parabéns.

VITRINE

O prateado Adriano Seduvim, com apoio da diretoria da Assembleia Paraense, está organizando a festa de São João para o grupo Cabeça de Prata, dia 23, na sede social da avenida Presidente Vargas.

O prefeito Murilo Guimarães, do município de Muaná, no arquip~elago do Marajó, está em dia de ganhar idade nova. Ao lado da esposa Paula Guimarães, ele vai receber os familiares para as comemorações de estilo. 

Fernando dos Santos Gomes Filho, conhecido como Guga, é o novo presidente do Rancho Não Posso Me Amofiná, que já se prepara às disputas do Carnaval de 2017.

Continua muito elogiada a feijoada dos sábados no hotel Radisson Maiorana. 

A amiga Marília Velasco completa idade nova hoje, cercada do carinho de seus pais Fernando e Marlene Velasco. 

Daqui vai o meu abraço.

Bom dia para o amigo Álvaro do Espírito Santo, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

Cantinho da poesia: 

“Tem gente que tem cheiro das 

estrelas que Deus acendeu no céu. 

Ao lado delas, a gente não acha 

que o amor é possível, a gente tem certeza.”

(Carlos Drummond.)

Por hoje é só. Um feliz fim de semana a todos. Volto no domingo.