27 de maio, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Independência

  •  Muaná comemora, neste final de semana, 193 anos de adesão à Independência o Brasil. Foi o primeiro município paraense a declarar-se contra a corte portuguesa.
  •  O prefeito Murilo Guimarães realiza dois dias de eventos cívicos, com desfiles e apresentações culturais que atraem gente de todo o interior. 

A bonita Amanda Góes e Renato Palácios sobem amanhã ao altar da Catedral de Belém, para a cerimônia do casamento. A noiva é filha de Rosemary e Adenauer Góes e o noivo é filho de Vera e Francisco Palácios. Após a cerimônia religiosa os noivos vão recepcionar os convidados no Armazém 500.Bomba

Sérgio Machado, o ex-presidente da Transpetro, virou o “homem bomba” de Brasília. Se fechar a delação premiada com o STF, a explosão terá efeito catastrófico.

Agora pode?

Caíram de pau na Dilma, quando ela quis resuscitar a CPMF. Mas agora, com Temer, pode. Oh, raça!

Pano verde 

Está nos planos do governo Temer legalizar os jogos com a abertura dos cassinos. Isto é, se os puritanos parlamentares das bancadas das igrejas católicas e evangélicas deixarem.

Guerra no campo

Os influentes dos agronegócios não querem a volta da senadora Kátia Abreu à presidência da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil, da qual estava licenciada.

Congresso em SP

Será em São Paulo, no Maksoud Plaza, o VI Congresso Internacional de Direito do Trabalho, iniciativa da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, nos dias 6 e 7 de outubro.

Pedalando 

Muita gente já aderiu ao uso da bicicleta em Belém como transporte. Isso é bom. Além de não poluir o ambiente, não gastar combustível, faz bem à saúde. 

Fafá no Rock

Fafá de Belém no ritmo do rock.Fafá de Belém, o nosso canto maior, entra no ritmo do rock in roll e sobe ao palco do Teatro Gasômetro no dia 9 de junho. Imperdível.

Belém mais bela

Plante mangueira em frente a sua casa. Semeie flores e crie seu jardim. Vamos florir Belém. 

Liberdade

“Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. 

Se não voltarem é porque nunca as possuí.”

(John Lennon)

Cultura

  •  Durante a XX Feira Pan-Amazônica do Livro, a Rede Cultura de Comunicação, presidida pela jornalista Adelaide Oliveira, estará no Hangar, de 27 de maio a 5 de junho. 
  •  Além da cobertura completa do evento, dois programas serão apresentados ao vivo diretamente do Hangar: pela TV Cultura, o “Sem Censura Pará”, de segunda a sexta-feira, e pela Cultura FM o “Caleidoscópio”.

Homofobia

É possível que ainda neste ano o Congresso vote a criminalização da homofobia e a regulamentação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A diretora Kyoko Oti, com Masahiko Kobayashi, Cônsul do Japão em Belém e o jornalista Ismaelino Pinto, crítico de cinema e colunista de O Liberal, na abertura da Mostra de Cinema Japonês. (Foto: Suely Nascimento)

VITRINE


  •  A diretoria do Grêmio Literário Português programa uma animadíssima festa junina para a sua bonita sede campestre.
  •  O casal Luiz Carlos e Ciléa Rocha está retornando de uma temporada pela Europa.
  •  O Rotary Club de Ananindeua promove neste sábado o baile das debutantes do vizinho município. O evento será na sede do clube, na Cidade Nova.
  •  Bom dia para o empresário Oswaldo Takaya, leitor da coluna logo no café da manhã.
  •  No Dia dos Namorados, 12 de junho, o Clube de Engenharia do Pará realiza a 7ª Corrida e Caminhada do Engenheiro, no entorno do Parque do Utinga.
  •  O cronista João Carlos Pereira programou para julho sua temporada anual em Paris. Vive La France!
  •  O cirurgião plástico Paulo Maurício está muito requisitado em Marabá e Macapá, para onde viaja pelo menos duas vezes por mês.
  •  Adenirson Lage promoverá neste domingo um almoço em homenagem às mães do ano, na boate da sede social da AP.
  •  Lute contra o preconceito e pelo respeito à diversidade sexual.
  •  O meu amigo poeta José Maria Leal Paes vem aí com um novo livro. 
  •  Só lembrando: já pediu a benção de sua mãe hoje? E da vovó? 
  •  Cantinho da poesia: “Deixa eu dizer que te amo/ Deixa eu pensar em você/ Isso me acalma, me acolhe a alma/ Isso me ajuda a viver.” (Mariza Monte)
  •  Por hoje é só. Agora, me deem licença, a Musa me chama. Volto no domingo.