26 de maio, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Vejo assim

  •  Embora paulista, Temer trabalha como mineiro. Discreto, com estilo inglês, pouco sorriso, faz política à moda antiga e toma mingau quente pela beira. 
  •  Sabe jogar bem nos bastidores. Quando lhe jogam pedras, tira o corpo fora e finge que ele não é o alvo. É assim que vejo o presidente.

Renúncia não

A debutante Marcela Proença Porto com sua mãe Mayra Proença Brandão, no tradicional Baile das Flores, da Assembleia Paraense. (Foto: H. Pinto Stúdio)Dilma renunciar antes do julgamento do impeachment, pelo Senado? Nem pensar, diz-me um deputado petista. 

Nazaré

A Arquidiocese de Belém quer o Círio de Nazaré assim: primeiro a reza depois a festa. Só falta combinar com o povão.  

Qualidade de vida

n Estudos apontam que tristeza e estresse estão entre os sintomas de quem vive em um ambiente sem organização, onde móveis, roupas e outros objetos se misturam.  

n Com foco na melhoria da qualidade de vida através da liberação de espaços residenciais, Bianca Grello e Laura Lima vêm recebendo elogios pela iniciativa de trazer para Belém o serviço de armazenagem locker self storage, comum no dia a dia dos norte-americanos.

Trabalho em BH

O Ciclo de Estudos sobre Direito do Trabalho no transporte coletivo será realizado dias 6 e 10 de junho em Belo Horizonte. O ministro Marcelo Navarro, do STJ, fala na abertura. Depois, as conferências dos ministros do TST Alexandre Belmont, Walmir Oliveira da Costa, Claudio Brandão, Hugo Scheuermann e Augusto César Carvalho. Encerrando o evento, o professor paraense Georgenor Franco Filho.

Belém sonha

O companheiro Vicente Cecim foi um dos contemplados pela Fundação Cultural do Pará, com o prêmio Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística com o projeto do filme “Belém - A Cidade Sonha”. Um documentário sobre o sonho dos seus habitantes.

Amor e ódio

“Parece-me fácil viver sem ódio, coisa que nunca senti, mas viver sem amor, acho impossível.” (Jorge Luis Borges)

Cultura árabe 

“De Corpo e Alma”, um espetáculo que valoriza a cultura Àrabe, será encenado pelo Studio Ludmilla Raissuli, no próximo dia 2 de junho no Teatro Margarida Schivasappa, Centur.  É um espetáculo de mulheres, que através da dança e da música revelam profundas reflexões sobre como viver na alma. 

Reciclagem

A nutróloga Danielle Telles participa mês que vem da Jornada de Imersão em Ortomolecular, em São Paulo. O encontro terá a presença do doutor Efrain Olszewer, pioneiro no Brasil em medicina ortomolecular.

Comércio

As mudanças que a ACP e Sindilojas defendem para a área central do comércio, iniciando-se pela Praça das Mercês, valorizando os casarões tombados, a igreja e a praça. O trânsito também sofreria mudanças e os ambulantes seriam remanejados. 

Causa e efeito

Após o boom da economia com a construção de hidrelétrica do Belo Monte, Altamira perdeu alguns voos comerciais e as passagens aéreas voltaram a alcançar as alturas. 

VITRINE


  •  Para quem vai a São Paulo, um bom espetáculo é Histeria, com Pedro Paulo Rangel, Érica Montanheiro, Cássio Scapin e Milton Levy, no TUCA. A direção é de Jô Soares.
  •  Histeria é uma comédia delirante pelo encontro do pai da psicanálise, Sigmund Freud, com o mestre do surrealismo, Salvador Dali. 
  •  Juliana Fonteles, que é advogada da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, lançará e-book voltado para o público adolescente sobre este tema.
  •  As amigas Laïs Zumero e Fátima Penna retornaram de São Paulo, após rápida temporada de lazer.
  •  Depois de apresentar trabalhos científicos de sua autoria durante o Congresso Argentino de Otorrinopediatria, o médico Francisco Palheta Neto já está de volta a Belém.
  •  A professora doutora Célia Virgolino trocou de idade e reuniu os familiares para as comemorações de estilo. 
  •  No início do próximo ano, a médica Elisa Alves, residente de pediatria no Hospital Santo Antônio Maria Zacharia, em Bragança, fará estágio opcional na UNIFESP, em São Paulo.
  •  Mês que vem, no Expo Center Norte, em São Paulo, será realizada a 3ª Conferência Nacional de Personal Organizers. A paraense Aracy Santamaria foi convidada para ministrar duas palestras no evento.
  •  Por conta de seu aniversário, a empresária Adail Carvalho foi homenageada pela diretoria da Associação Empresarial de Ananindeua, à frente o presidente Allan Bitar. 
  •  Bom dia para a amiga Marina Psaros, leitora da coluna logo no café da manhã.
  •  Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe, hoje? E da vovó? 
  •  Cantinho da poesia: “Poema, suspende a taça pelos dias que vivi. Espelho, diz-me em que jaça mais fiel me refleti. Quarenta anos correram e neles também corrí.” (Ruy Barata) 
  •  Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. Amanhã eu volto.