21 de maio, 2014 - Belém

Bernardino Santos


O  cartaz do Círio

  •  Belém vai conhecer no próximo dia 28 o cartaz do Círio 2014. A peça, produzida tradicionalmente pela Mendes, será apresentada após a missa. Como sempre, a apresentação é cercada de muito sigilo e de muita expectativa.  Conhecem o cartaz apenas o Arcebispo, o criador da arte, a diretoria de marketing do Círio, e o proprietário da agência, o amigo Oswaldo Mendes. São criadas algumas opções para, no final, ser escolhida uma, a que estará em milhares de lares e ambientes de trabalho até o final do ano (às vezes fica até a apresentação do novo cartaz). 

  •  Sobre o cartaz só há duas certezas: uma é de que  a imagem peregrina estará coberta com o manto do ano passado. A outra é que, sendo mantida a tradição, virá uma peça muito bonita.

Livro & jantar

Um dos mais importantes chefs brasileiros, o paraense Thiago Castanho, lança hoje, em meio a um jantar, no Remanso, o livro “Brazilian Food”, no qual apresenta a cozinha brasileira a partir de uma perspectiva paraense e amazônida, onde o produto e a cultura paraense são os protagonistas. A obra é um convite a visitar Belém e seus pontos turísticos, os produtores e artistas locais, e a beleza da região através de seus pratos e de sua gente. Cada receita tem uma pequena história local relacionada com o produto, fala da Festa do Círio de Nazaré e de lembranças paraenses. A versão internacional da capa traz imagem das fitas do Círio de Nazaré. A chef carioca Roberta Sudbrack vem participar do jantar preparado a quatro mãos.

Parque

O Parque da Residência vai receber uma série de melhoras este ano, entre elas estão o restauro do coreto, a reforma do orquidário e dos vagões do trem. Além disso, o Parque, que é um dos pontos turísticos da cidade, vai receber um novo paisagismo. Tudo com a assinatura de Paulo Chaves.

Combustíveis

A Federação Nacional dos Combustíveis e Lubrificantes, a Fecombustíveis, entidade que representa o setor de combustíveis no Brasil, tem o empresário paraense Mário Melo na 1ª vice-presidência. O executivo faz parte da equipe que tem na presidência o mineiro Paulo Miranda Soares, reeleito por unanimidade este mês. 

Intercâmbio

O aluno do 4º ano de Engenharia Ambiental do Iesam, Eduardo dos Anjos Barros, embarca em breve para a Coreia, participando do programa Ciência sem Fronteira no qual a instituição participa fomentando o intercâmbio de experiências entre os países. O Iesam já enviou seus alunos para grandes universidades na Inglaterra, Portugal, Canadá e Estados Unidos.

Vestibular

O “marketing” da Universidade da Amazônia, à frente Milton Fernandes, comemorou, ontem, um aumento de quase 12% no número de inscritos no vestibular de meio do ano da instituição, em relação ao ano passado. 

Asco 2014

A médica Paula Sampaio estará presente no mais importante congresso de oncologia do mundo, que acontece de 30 de maio a 3 de junho, em Chicago, o Asco. Aproveita para participar também da reunião anual do Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama, que acontece paralelamente ao congresso. É a única paraense que integra o GBCAM. 

Música

A cantora paraense Liah Soares é a convidada especial do Projeto Parque Musical deste mês de maio. A apresentação será no dia 23 de maio, às 20 horas, no Teatro Gasômetro, com participação dos músicos Alcyr Guimarães, Karem Tavares, Leya Sanches e MG Calibre. O projeto visa aproximar artistas do público do teatro.

Feira Pan

O embaixador do Qatar, Mohamed Al Kayki, e a coordenadora do projeto Qatar Brasil 2014, Rafah Mouafak Barakat, vão estar em Belém no próximo dia 31 de maio. Eles são convidados da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar, entre os dias 30 de maio a 8 de junho.

Coração disparado

Espetáculo “Quando o coração dispara”, com os atores Roberto Mendes, Joaquim Lima e grande elenco, estreia na próxima semana e fica em cartaz dias 29 e 30, às 20h30, no Theatro da Paz. Trata-se de um melodrama com muita ação, amor, golpes e vilania. Vai do riso às lágrimas.  Roberto Mendes é o autor do texto e também assina a direção.

Congresso

O XI Congresso Norte Nordeste de Gastroenterologia, que acontece em Belém de amanhã até o próximo sábado, contam com a participação de 35 convidados, entre os quais, José Roberto de Almeida, atual presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Em pauta, assuntos como câncer gástrico, h.pilory, gastrite, entre outros.

Para reflexão

“Haverá mais alegria no céu por um único pecador que se arrependa do que por noventa e nove justos que não mudam.” (Livro de São Lucas)

VITRINE


  •  O médico e professor Claudio Acatauassú  acaba de chegar do Curso de Capacitação em Implante Coclear, na USP de Ribeirão Preto, para atuar no programa de reabilitação cirúrgica da audição do Hospital Universitário “Betina Ferro”.
  •  Carlos Correa Santos adaptou para o teatro o clássico “D. Casmurro”, de Machado de Assis. A estreia é amanhã, no teatro Waldemar Henrique. O ingresso custa - acreditem! - um real.
  •  O prefeito Zenaldo Coutinho entrega, hoje, 12564 bicicletas para alunos de escolas municipais. A cerimônia vai acontecer no Outeiro.
  •  Stella Pessoa, João de Jesus Paes Loureiro, Ernani Chaves e Aldrin Figueiredo são alguns dos convidados do seminário “Travessia: fronteiras entre a literatura e a  antropologia”, que acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, na Hangar, como parte da programação da Feira Pan. 
  •  O eterno presidente da Academia Paraense de Letras, forma como o tratam todos os presidentes que o sucederam, o “imortal” Hilmo Moreira, aniversariou ontem e ganhou o carinho da esposa, Marinalva, dos filhos e dos amigos.
  •  Saber, você sabe, todo mundo sabe, mas é bom lembrar que, quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece.
  •  Maria Clara Pena de Carvalho, que dirige o “Pão de Santo Antônio”, comanda, ao lado de sua equipe de diretoras, no dia 29, a abertura da trezena de Santo Antônio, com um almoço. Na oportunidade será sorteada uma tevê de 58 polegadas. Os convites estão à venda.
  •  O médico Octávio Guilhon viajou com a família para o Caribe. Volta no final do mês.
  •  A querida amiga Daniela Sequeira fez rapidíssima temporada cultural no Rio de Janeiro, onde viu exposições e a assistiu a peças de teatro.
  •  A desembargadora  do Trabalho, já aposentada e muito querida por todos que tiveram a chance de trabalhar com ela, doutora  Lygia Oliveira, grava depoimento para o Memorial do TRT da 8ª Região, nesta sexta-feira, às 9 da manhã.
  •  Bom dia para a professora Celeste Proença, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Basta-me um pequeno gesto,/feito de longe e de leve,/para que venhas comigo/e eu para sempre te leve...” Cecília Meireles.
  •  Por hoje, o que há. Desejo uma quarta-feira plena de luz e de paz. Amanhã, com os senhores, o insubstituível Bernardino Santos.
  •  João Carlos Pereira - interino.