19 de maio, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Dia de Camões

  •  A Academia Paraense de Letras vai receber, no início do mês, uma comitiva de “imortais” portugueses ligados à Academia de Letras de Trás-os-Montes e aproveita para comemorar o Dia de Camões, com duas sessões especiais, de manhã. No dia 2 de junho, às 9h30, a professora-doutora Amarílis Tupiassu falará sobre os 800 anos da Língua Portuguesa. No dia 3, o acadêmico (e doutorando pela Universidade de Buenos Aires) Octávio Avertano Rocha falará sobre o poeta de “Os Lusíadas”. Entrada totalmente franqueada ao público.

  •  Integrando a comitiva, virá a pesquisadora e contadora paraense Anete Coelho Costa Ferreira, há anos radicada em Lisboa, que receberá o título de correspondente da APL em Portugal. O imortal Alcyr Meira preside os dois eventos.

Roda de conversa

Com dois trabalhos nas modalidades Roda de Conversa e Comunicação Oral, a Faculdade Integrada Brasil Amazônia participa do 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O evento ocorre no de hoje até o dia 22 deste mês. Os trabalhos fazem parte do projeto “A Fibra vai à escola e a escola vai à Fibra”.

Opinião

Do “seu” colega Joaquim Antunes, um dos mais queridos profissionais de imprensa desta terra, recebo a seguinte observação: “Quando a população brasileira estaria passando dos duzentos milhões, e chegando aos meus oitenta anos (mais de quarenta de jornalismo) chego à seguinte conclusão: no Brasil de hoje, com tanta corrupção, digo que todos estamos no processo: quem não é réu, é testemunha.” É isso aí, mestre!

Liberdade

O presidente da  Federação das Indústrias do Estado do Pará, José Conrado, e o presidente do Conselho de Jovens Empresários, Fernando Severino, firmaram parceria para implantação dos projetos DLI - Dia da Liberdade de Impostos, que acontece no dia 23 de maio, e do Feirão do Imposto 2014, em setembro.

Roteiro

Cidadão do mundo, com direito a passaporte para livre acesso a qualquer país do planeta, Francisco Alberto Rocha (com a colaboração da esposa, Graça) está concluindo a elaboração de um guia de viagem, com dicas que só podem ser dadas por quem conhece bem um lugar, pelas cidades de que mais gosta na Europa.

Comparação

Com a proximidade da Copa, os supermercados estão apostando na venda de cerveja, por acreditarem que transmissão de jogo do Brasil combina com a dupla cerveja x churrasco. Só para se ter uma ideia de como são os preços de uma garrafa de cerveja pelo mundo, a coluna foi pesquisar e descobriu que a mais cara, produzida na Noruega, custa 4,66 dólares. A mais barata, vejam só!, é vendida na Ucrânia (pobre Ucrânia...) por 0,61 $. No Brasil, a média de preço é de 1,56 $, o que dá um pouco mais de três reais.

Encat

Na próxima semana, o Hangar vai receber o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, Encat, que reúne técnicos dos fiscos estaduais de todos os Estados, para discutir e integrar projetos de melhoria das ações de fiscalização e arrecadação. O maior fórum tributário do país começa dia 20 e segue até o dia 23.

Mestre Solano

Mestre Solano lança hoje o primeiro clipe da carreira. Patrocinado pelo projeto Natura Musical, o vídeo “O Som da Amazônia” mostra diversos cartões-postais de Belém. Destaque do projeto Terruá Pará, Mestre Solano foi arrebatado, ainda criança, pelo ritmo caribenho, e, misturando lambada, brega, cúmbia e calipso, vê nascer a guitarrada. De lá para cá, foram seis décadas de palco, 17 discos lançados.

Solidariedade

O colégio Peteleco está promovendo uma ação para escolher a Miss e o Mister Solidariedade, visando a arrecadar feijão, arroz, leite e massa para a sopa, a serem doados para as crianças da creche Santa Isabel da Hungria e para a Paróquia de São Geraldo Magela.

Cuidado

 Amigo desta coluna telefona para contar que uma quadrilha de assaltantes está agindo na entrada da cidade de Santa Isabel. Como ali, por ser perímetro urbano, o motorista precisa reduzir a velocidade, os bandidos aproveitam a situação e, depois de simular um “pega”, partem para cima das vítimas. Na madrugada de ontem, um senhor conseguiu, quase milagrosamente, escapar da tentativa de assalto, mas foi baleado no braço. Vale o alerta para as autoridades e, sobretudo, para quem dirige.

VITRINE


  •  Essa gripe, que agora todo mundo chama de virose, não poupa ninguém. Francisco César, o “astro”, teve que ir para o estaleiro por causa dela.
  •  Estou lendo o interessantíssimo livro da “imortal” Isabel Benone, sobre o rito bizantino. Um show de informações para iniciantes.
  •  Adriana e Carlos Alberto Rocha vão comemorar 12 anos de feliz casamento, fazendo um giro por terras italianas.
  •  Maristela Crispino programou para o final do mês mais uma ida a Sampa. Vai em busca de novidades para o Dia dos Namorados.
  •  Aracy Santamaria também embarca para Sampa, a fim de participar da feira de decoração natalina.
  •  Carlinhos Vinhas, que agora passa mais tempo no Rio do que em Belém, está entre nós para temporada de longo curso. Amanhã e quarta, ao lado de Marquinhos Elgrably, realiza mais um leilão de objetos de arte.
  •  A jovem Bianca Maiza de Oliveira Ribeiro, filha de José Maria e Antônia Célia Ribeiro, completou 15 anos de idade. A comemoração foi em família, em meio a um grande baile.
  •  A cardiologista Elizabeth Caetano regressou da Austrália, onde participou do Congresso Mundial de Cardiologia, que discutiu temas relacionados ao avanço no tratamento de doenças cardiológicas.
  •  Foi impressionante o testemunho que Elizabete Arcolino deu sobre o milagre recebido de Santa Gianna Bereta Molla, na Paróquia Jesus Bom Samaritano, no conjunto Cordeiro de Farias. Santa Gianna é pouco conhecida aqui.
  •  Nayara Fernanda Sá, filha de Ana Maria e Benedito Wilson, Sá foi aprovada no processo seletivo para mestrado em Radiologia Odontológica e Estomatologia, na Universidade de Campinas, a Unicamp.
  •  O Bernardino está certíssimo: algumas cobras trocam de pele; outras, de roupa. Por isso é sempre bom ter por perto um pé de “cá te espero” e outro de comigo-ninguém-pode.
  •  O Salão de Imóveis Leal Moreira foi um sucesso! A construtora superou em mais de 100% com as vendas de apartamentos, em relação ao seu Salão de Imóveis de 2013.
  •  Bom dia para o querido arcebispo emérito D. Vicente Zico, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

  •  Por hoje, senhoras e senhores, o que temos. Desejo uma segunda-feira abençoada e plena de paz a todos. Amanhã é dia de folga e, na quarta, se Deus quiser, o titular absoluto deste espaço, o querido amigo Bernardino Santos, estará de volta.

  •  João Carlos Pereira - interino.