15 de maio, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Eleições 2014

n O desembargador Leonardo Tavares, presidente do TRE-PA está fechando o planejamento a ser adotado nas eleições deste ano. Todas as providências estão sendo tomadas objetivando garantir uma eleição segura e transparente, onde prevaleça a democracia. 

n Para isso, equipamentos de ponta estão sendo testados no TRE, visando, além da segurança, a rapidez na aputação dos votos, através do sistema digital confiável.

n Hoje, o desembargador Leonardo Tavares viaja para Santarém e Alenquer, onde vai inaugurar o novo cartório eleitoral, que receberá o nome de Fórum Eleitoral Des. Ossian Almeida, em homenagem ao saudoso magistrado que por muitos anos exerceu a magistratura naquele município.

Pão nosso

A tendência é que o preço do pão siga aumentando, devido o custo do trigo que chega até Belém. A causa alegada, além do aumento do dólar, é o clima ruim na Argentina que prejudicou a produção. Como se sabe o país dos “hermanos” é o grande fornecedor de trigo para o Brasil e, com a queda da oferta da farinha cresce a sua procura. Daí, o pão nosso de todas as manhãs, terá o preço majorado. Ora, pois, pois!

Lamparina

O desconto que a presidenta Dilma deu na conta de luz, praticamente desapareceu em razão dos reajustes concedidos pela Aneel. O jeito será a volta ao tempo da velha lamparina.

Piratas

Só a Semob não vê. Ou fecha os olhos. A cidade, principalmente à noite, está infestada de mototaxistas e donos de vans “piratas”.

Piche

Muitas ruas do centro da cidade estão a espera de um novo recapeamento asfáltico. Ou pelo menos uma “pintura” de piche, já quebrava o galho.

Marketing

O empresário José Fernando Gomes, presidente do Simineral, recebe hoje o prêmio Personalidade de Marketing da ADVB/Pará, durante cerimônia no Hangar.

Caricaturas

O companheiro J. Bosco, chargista de O LIBERAL, vai participar de uma exposição de caricaturas de jogadores que participaram de copas do mundo, no 2º Salão Internacional de Humor de Manaus que acontece dia 2 a 10 de junho. Na ocasião Bosco também vai autografar seu livro de caricaturas.

Cuidaaaaaaado! 

Um perigo para o trânsito e pedestre, o comércio permitido pela prefeitura, no entorno da igreja igreja de Nossa Senhora Fátima. O prefeito Zenaldo deveria passar por lá, à noite, para constatar o perigo. 

Teatro

Estreia nessa quinta-feira, no Teatro Cuíra, o espetáculo “Sem Pé Nem Cabeça - Sapateando na Corda Bamba”. A peça permanecerá em cartaz até domingo, dando início à 2ª edição do Projeto Pauta Mínima, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013. 

No Acará

“Ética e Controle Social” é o tema da oficina promovida pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA, através do Programa Mercado Institucional 

de Alimentos, no município de Acará, nesta quinta-feira.

Absurdo

Deu no jornal: ribeirinhos da ilha das Onças, em frente a Belém fecharam, com cabo de aço, à navegação fluvial, o furo do Nazário. Um absurdo que a polícia precisa acabar. Já vi fecharem ruas e rodovias, mas rio é a primeira vez.

Poesia nos telhados

Os poetas Ronaldo Franco, Noélio Melo e Sandro Barboza preparam-se para lançar em junho, o livro “Floresta de Telhados”, com poesias sobre Belém.

Dal na Feira Pan

Geraldo Sales, do Grupo Experiência, passa este final de semana em Ponta de Pedras, trabalhando a montagem do espetáculo “Chove Miúdos “, inspirado no romance, de Dalcídio Jurandir, com o elenco formado por atores amadores do município. A estreia acontecerá em Belém, no Hangar, durante a Feira Pan-Amazonica do Livro.

Mais um Mendes

Nasceu João Paulo Tavares Mendes, filho de Bruna e João Paulo Neto. A família está em plena felicidade, particularmente os bisavós Rosy e João Paulo.

Workshop

A Clínica Tofolo Júnior realiza nos dias 7 e 8 de junho o Workshop de Corrida de Rua, voltado a atletas e profissionais que atuam nas áreas de Fisioterapia, Saúde e fitness. Palestras e valiosas dicas serão dadas por grandes especialistas paraenses. O evento acontece na Computer Hall e no Campus III da Uepa, e as inscrições podem ser feitas na clínica Tofolo Júnior e nas farmácias A Fórmula.

Dia do Defensor

Atendendo a solicitação da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará, Marialva Santos, no próximo dia 19 de maio, será realizada uma sessão especial, requerida pela deputada Tetê Santos, na Assembleia Legislativa, em homenagem ao Dia do Defensor Público.

Badalação

Keyla Bragança vai apresentar o programa Circulando, que estréia nesta quinta-feira, às 11h, no canal RMTV (23) , da ORM Cabo.

Parque Musical

Dentro do projeto Parque Musical, a genial cantora Liah Soares estará no dia 23 de maio no Teatro Gasômetro, dividindo o palco com Alcyr Guimarães, Karen Tavares e Leya Sancher. 

O evento tem apoio da Secult.

vitrine


n Nesta quinta-feira, às 20h, teremos o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, com repertório do austríaco Gustav Mahler, no placo do nosso teatro monumento. 

n O advogado Sérgio Mattos faz aniversário hoje e ganha o abraço de sua grande legião de amigos. O aniversariante é uma das melhores figuras do cenário e, por isso, muito querido por todos que o conhecem. Daqui vai o meu abraço, com os melhores votos de felicidades.

n José Allysson e Valéria Plácido vão casar neste sábado. Nas comemorações, o toque musical da Banda Orlando Pereira.  

n Carmem e Paulo Cal já estão no eixo Lisboa-Paris, curtindo temporada de férias. Na volta ao Brasil, antes de retorno a Belém, aproveitam uns dias no Rio de Janeiro.

n Ex-alunos do Peteleco estão sendo convidados para integrar o coral que homenageará os 45 anos da escola no próximo dia 2 de junho. 

n Bom dia para o vice-cônsul de Portugal, Joaquim Rosário, leitor da coluna logo no café da manhã. 

n Será nesta sexta, pela manhã, a visita que os alunos do curso de Biomedicina da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) farão ao Instituto Evandro Chagas, localizado na BR 316.

n O executivo Fábio Contente, 

eficiente chefe de gabinete da presidência da Fiepa, fez aniversário na última terça-feira e festejou com os mais chegados. Parabéns.

n Mês de julho está chegando e a prefeitura de Salinas já deveria estar retirando o lixo das (poucas) dunas que ainda existem na Praia do Atalaia. 

n O Águia de Marabá começou bem na série C, mas deixou o Fortaleza quebrar a sua castanha-do-pará.

n A Estação das Docas vai comemorar os seus 14 anos, a partir de amanhã, com apresentações musicais de rock e samba, grupos folclóricos e teatro.

n Logo mais estarei seguindo para Santarém e Alenquer, a interesse profissional. As colunas de amanhã, domingo e segunda, serão, do cronista João Carlos Pereira, com muita honra, o nosso competentíssimo interino.

n Incentive seus filhos à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.

n Cantinho da poesia: 

“Além do corpo, hálito e fragrância, / essa voz rouca de fumaça e penumbra / só pode resultar em sedução e vontade de ficar./ É a lógica da noite, antes que os sonhos se apossem, / 

não importa o que o futuro traga. / Você é mais que um tema. / 

É um quase-poema.” 

(José Maria Leal Paes)

n Um lindíssimo dia para você.