17 de fevereiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Francisco Alberto Rocha, aqui com a esposa Graça Sampaio Rocha, troca de idade nesta quarta-feira, com os festejos em família. Com o registro, segue o meu abraço ao amigo aniversariante.

O médico Rosival Nassar, que está à frente do Centro de Reprodução Nascer, é um dos distinguidos aniversariantes desta quarta-feira. As comemorações serão em família, puxadas pela esposa Mônica e pelos filhos. 

O casal Mário Cláudio e Olinda Tavares, com a filha Cláudia Tavares e o genro Carlos Antunes, que residem no Rio de Janeiro e vieram a Belém para comemorar o primeiro aninho da filha Maya. (Foto: Luiz Bezerra)

Jornal vai a leilão

A Justiça do Trabalho, do Rio de Janeiro, marcou para o dia 8 de março, no Rio, o leilão do título “Jornal do Brasil”. Era um dos jornais mais antigos do país e gozava de grande prestígio nacional.

O leilão terá início com o lance estipulado em R$ 3 milhões. Quem der mais, fica com a marca do saudoso “JB”.  

Fazer o quê?

Os cachorros do Campus da UFPA, no Guamá, continuam se multiplicando no local. Até agora não se tem um projeto para o destino da cachorrada.

Parazão

O campeonato paraense de futebol é muito mais empolgante do que a Copa Verde e outros torneios amistosos. Exemplo: o Re-Pa é o maior evento esportivo do Norte. 

Al mare

O setor de turismo da Prefeitura de Salinas deveria fazer um trabalho junto aos proprietários das barracas e similares da Praia do Atalaia para melhorar o atendimento ao público. E também nos preços exorbitantes!

Te contei?

Acredite se quiser. Apesar da crise, de outubro a dezembro de 2015, cresceu 3,8% a venda de carros novos em Belém.

Literatura

A Academia Paraense de Letras abriu o seu concurso literário para os gêneros poesia, conto, romance, teatro e outros. As inscrições podem ser feitas até 31 de março.

Caiu o painel

Vento forte ajudou a retirar velho painel que mal indicava o funcionamento do Procon na travessa Castelo Branco, em São Brás. 

Ficou a carcaça que, além de enfear o prédio, poderá cair em cima do pessoal que cedo madrugada para ser atendido ali.

Nota triste

Infelizmente, mais um registro de tristeza. Partiu para o plano celestival o professor Augusto Rodrigues, pioneiro na dança do balé em Belém e pessoa muito querida na sociedade, onde possuia uma grande legião de amigos. Seu sepultamento será hoje, às 9 horas, saindo da capela do Recanto da Saudade. Paz a sua alma.

Desafios

Núcleo Universitário de Mocajuba - UFPA discute neste 19, a partir das 8h30,  o fortalecimento das ações da UFPA na região, a partir do Campus Universitário do Tocantins/Cametá frente aos desafios do financiamento.

Aberto ao público com a presença  dos movimentos sociais e instituições, além da comunidade acadêmica.

Festa do jaleco

Hoje a Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) promove a Cerimônia do Jaleco para os calouros da área de saúde. Os estudantes terão o primeiro contato com o jaleco branco, a vestimenta que os acompanhará em toda a sua trajetória acadêmica e profissional.  

“Lá no posto tem...”

O ator Antonio Duarte, conhecido pelos comerciais do Posto Ipiranga, será candidato a vereador em São Paulo.

Purê

No perfil @damaswine, no instagram, está a receita de purê de batata com queijo do chef Alex Atala, com dica de vinho para acompanhar. Aliás, ele é o grande esperado da versão 2016 do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.

VITRINE

O colunista Pierre Beltrand, que também é o advogado Ubiratan d’Aguiar, completa hoje 69 anos de jornalismo. Uma carreira iniciada em 1946, como repórter do extinto jornal “O Estado do Pará”. 

O jovem empresário Frederico Mattar, um dos executivos do grupo Bechara Mattar, faz uma pausa em suas atividades para um rápido período de férias entre Fortaleza e Natal  

Os 80 anos de Cleyde Acatauassu foram comemorados, no último final de semana, ao lado do marido Carlos e demais familiares, na aprazível Fazenda Vitória.

Outro que comemorou aniversário foi o empresário Daniel Sobrinho. Os festejos foram na intimidade.

Ana Júlia Acatauassu, Cláudia Pingarilho e Mônica Bandeira estão felizes com o sucesso do happy hour das sextas-feiras, no restaurante que comandam, vizinho à Sé. Buffet especial e música de primeira.

Bom dia para os advogados Emílio e Arthur Nobre (pai e filho), leitores da coluna logo cedo, no café da manhã.   

Semana que vem, Sérgio Braga e Eduardo Salame seguem para São Paulo. Vão visitar as feiras de decoração ABUP, Gift e Paralela.

Gustavo Quintela e Luciana Nahum já estão instalados no novo centro de produção do estúdio que comandam, no Village Office.

O ex-deputado Jorge Arbage, que também é “imortal” da Academia Paraense de Letras, aniversaria hoje. Aos muitos abraços que irá receber, junto os meus. 

A cake designer Franciani Thill está promovendo com alguns cerimoniais tops de Belém mini degustações para grupos de noivas. Alguns desses eventos também contam com uma audição do grupo de música sacra Agnus.

A cantora Ana Clara Matos prepara-se para o show de abertura da nova temporada do Projeto Parque Musical com a cantora Tiê, no Teatro Gasômetro, com selo da Secult.

Cantinho da poesia: 

“Para que o poema/ Se existe a rosa?/ Para que a ternura/ Se existe a tarde?/ Para que a beleza / Se existe a natureza?/ Para que a luz ?/ Se existem os teus olhos.” 

(Leonam Cruz).

Por hoje é só. Agora me deem licença porque a musa me chama. 

Amanhã eu volto.