12 de fevereiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


José do Egypto Soares e a esposa Lúcia Soares, com as filhas Camila, Carolina e Claudine, em comemoração familiar pelos 42 anos de feliz união do casal. 

Simone e Fábio Xerfan, na noite chique.

O advogado Jorge Alex Athias, na foto com a esposa Ariene Cal Athias, aniversaria hoje e recebe o abraço de sua grande legião de amigos.

Cumprimentos para RM

O empresário Romulo Maiorana Júnior, presidente executivo das Organizações Romulo Mariorana, é o destacado aniversariante do dia. Como faz todos os anos, o evento será comemorado ao lado da esposa, Ana Lazera Maiorana, dos filhos e demais familiares. Aos muitos cumprimentos que irá receber, junto os meus. Parabéns.

Credibilidade

Em pesquisas de opinião pública, o ex-ministro Joaquim Barbosa, do STF, continua como personagem de maior credibilidade no Brasil. 

Maratona aquática

O cirurgião plástico Arlen Jones, que já foi campeão sul-americano e brasileiro de natação, vai participar da Maratona Aquática de Belém, a ser realizada neste sábado. Os nadadores farão um percurso de 2 km, saindo do pier da Casa das Onze Janelas com chegada no Portal da Amazônia.

Areia privatizada

Neste carnaval observou-se em Salinas que o “comércio” de aluguel de mesas, cadeiras e sombreiras está crescendo na praia de Atalaia. Não demora muito será cobrado o estacionamento dos carros.

Reajustes

Os franqueados das agências lotéricas da Caixa estão reivindicando um reajuste de 20 a 30 por cento de suas taxas de serviços. Alegam que a defasagem é de dois anos.

Juiz de bicicleta

Embora seja o centro das atenções, o juiz federal Sérgio Moro, da operação Lava Jato, leva uma vida simples. Pela manhã, sozinho, pega a sua bicicleta e pedala pelo bairro onde mora. Também dirige seu carro, um Fiat modelo 2012. Apenas para ir ao fórum em Curitiba é acompanhado por discreta escolta. 

Encontro modernista

Antigos alunos do Colégio Moderno dos anos 70 e 80 se reúnem amanhã para um café da manhã, na Amorosa, da Gentil. Atreu Baena vai pilotar o evento.

Em Tucuruí

O campus Tocantins/Cametá da UFPA aprovou projetos de infraestrutura para o Campus 2 junto ao conselho gestor do plano de desenvolvimento sustentável da Eletronorte.

Fraternidade

Para ajudar as pessoas a compreender a campanha da fraternidade, a livraria Paulus realizará dia 20, um curso promovido pela CNBB para agentes de pastoral, catequistas e comunidades em geral.

Candidatos a reitor

Candidaturas à sucessão do reitor Maneschy começam a se definir na UFPA. Há rumores de que Vera Jacob teria pretensões, assim como Erick Pedreira. A situação deve se consolidar com Emmanuel Tourinho.

Diferentes

Bem diferente do antecessor Marcos Vinícios, o novo presidente da OAB, Cláudio Lamachia, não é simpático ao governo de Dilma Rousseff. Tanto que inicia movimento contra a volta da CPMF e o aumento de impostos.

Vitrine

A calmaria prevaleceu em Belém no período de carnaval. Bom para quem quis descansar. 

O grupo Cabeça de Prata da AP promove nesta segunda, dia 15, a palestra “Aspectos relevantes do desenvolvimento motor”, ministrada pelos fisioterapeutas Alex George e Diego Viggiano.

Na próxima semana, de 15 a 19, será realizado o retiro anual do clero. No período será difícil conseguir um padre para celebrações particulares em Belém.

Antônio Carlos e Eneida Bezerra retornaram do Rio. Eles participaram do cruzeiro com Roberto Carlos. Foi a última viagem do rei, após 10 anos cantando al mare.

João Azulay vai ministrar curso de liderança e capacitação para gestores das secretarias municipais de Ananindeua.

Bom dia para o empresário Berna Rezende, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

Osório Jr. emplacou mais uma unidade de sua franquia de pizzas. Agora foi em Castanhal.

O amigo Edson Guerreiro faz aniversário hoje. Aos muitos abraços que irá receber, junto os meus.

Os irmãos Héttore e Renata Sbrama estão com novidades na carta de vinhos do chique restaurante que comandam. Já estão programando um jantar harmonizado. 

A professora Maria Augusta Bastos está em dia de soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns pra você. Merece um brinde: tim-tim! 

A cantora Alba Maria é atração no empório anexo ao Tênis Clube. Acompanhada de Marcelo Ramos no violão, ela interpretará clássicos da música brasileira e francesa.

Quero registrar um agradecimento ao amigo e colega João Carlos Pereira, que durante minha ausência comandou esta coluna, durante uma semana. Sempre com muita categoria. Obrigado, amigo.

Colegas do Colégio Moderno, anos 50/60 vão se reunir para um jantar no Fuji Grill, do também colega Oswaldo Takaia.

O cronista Dênis Cavalcante escreve hoje, no seu espaço no Magazine, sobre os velhos carnavais do Rio e Belém. Vamos ler.

Incentive seus filhos a ler bons livros. Quem não lê, não escreve nem fala. 

Cantinho da poesia: 

“Deixa eu dizer que te amo/ Deixa eu pensar em você/ Isso me acalma, me acolhe a alma/ Isso me ajuda a viver.” (Mariza Monte)

Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. 

Volto no domingo.