07 de fevereiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Ana Celeste, Bianca e Waldemar Franco na maratona da Disney: vitória com a bandeira do Pará

Comida de Chef

Uma das mais saborosas promoções da cidade, o tradicional Comida de Chef, vai acontecer pela sexta vez no dia 28 de fevereiro, na Casa das Artes, na praça Justo Chermont, lateral da Basílica, das 11h30 às 16h30. Está agendada a participação de 10 chefs/restaurantes, que levarão pratos com ingredientes regionais para serem servidos em porções gourmet. 

Já estão confirmados os restaurantes Maricotinha, Brasileirinho, Quitutes do Meirelles, Avenida, Santé Saudável e Lucia Torres, a boieira do Ver-O-Peso, que ganhou o melhor prato em recente evento, também patrocinado pela Setur. A Castellamare vai participar do evento, com seus vinhos e espumantes.

Solidariedade

As academias paraenses de Letras Jurídicas, de Odontologia, de Medicina e de Jornalismo, a Associação Brasileira de Médicos Escritores, a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, os ex-presidentes da Academia Paraense de Letras (Édson Franco, Antônio José Mattos e Hilmo Moreira) e o Conselho Estadual de Cultura subscreveram e publicaram notas de apoio ao presidente da APL, Alcyr Meira, é à primeira-secretária Edy-Lamar d´Oliveira, após o lamentável ocorrido na sessão plenária da Academia.

Stella & Eidorfe

O último número de 2015 da revista “Boletim. Ciências Humanas”, do Museu “Goeldi”, versa sobre um dos mais importantes intelectuais desta terra, o professor Eidorfe Moreira. Com o título de “Dossiê Eidorfe Moreira”, organizado pela professora Stella Pessoa, a obra pode  lida no site da revista, no portal do Museu Goeldi,  através da opção “Coleções”. Stella, que é um dos nomes mais respeitados na área da pesquisa literária entre nós, assina um artigo do Dossiê, ao lado de Edna Castro, sua orientadora de doutorado no Naea. 

Com Jesus

Vários grupos ligados à Igreja Católica fizeram programação para comemorar o carnaval de maneira bem comportada, sem bebida, exagero e com muita alegria. Na paróquia de São Judas Tadeu, “O Caminho” vai reunir centenas de pessoas. O já tradicional “Cristo Alegria” vai ocorrer no Ginásio da Escola Superior de Educação Física. A comunidade Shalon realiza o “Renascer”, na Cidade Nova 8, ginásio da faculdade Madre Celeste. Na quadra dos Capuchinhos, a Renovação Carismática fará grande concentração de fé com o tema “Enchei-vos”. E o grupo Maíra vem com “Renovai-vos”, no Ginásio da Uepa.

Universitários

O colégio Equipe manteve o nível e foi o que, novamente, mais aprovou nos processos seletivos desse ano: apenas em Medicina foram 255 aprovações na UFPA e Uepa, incluindo o 2º e 3º lugar geral na Uepa (Prise); o terceiro lugar em Medicina e o segundo lugar geral (Prosel). Apenas na Uepa foram 37 aprovações em Medicina, mais 125 no Cesupa e outras 24 na Famaz, além de mais 21 aprovados em universidades outros Estados e países, como a Argentina.

Pará na Disney

Usando uma camiseta que tinha nas costas a bandeira do Pará, Ana Celeste Franco participou da Meia Maratona da Disney. Vonte e uma mil pessoas inscritas correram a uma temperatura de 10 graus centígrados. Uma superestrutura foi montada para atender os corredores e as personagens Disney animavam e incentivavam os corredores. Cercada pela filha, Bianca, e pelo marido, Waldemar, ela recebeu a medalha das mãos do Pato Donald.

Palestrantes

O XI Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia, a ser realizado em Belém, de 4 a 6 de maio, já tem confirmados palestrantes com reconhecimento mundial. Os brasileiros Luiz Narciso Baratieri  e Carlos Ertty, e o argentino Jorge Learreta são algumas das estrelas do evento.

Cultura

Num tempo de crise, quando se fala em cortar, reduzir e enxugar, eis que aparece no horizonte de Brasília uma boa  notícia: o Ministério da Cultura está com nove editais abertos, com recursos do Fundo Nacional de Cultura. Há incentivos para pesquisas e atividades em diversas áreas, inclusive para bibliotecas e museus.  A maioria tem prazo de inscrição se encerrando em fevereiro. Está tudo explicado no site do MinC.

VITRINE


  •  O desembargador Leonam Cruz Jr. foi convidado para voltar a escrever para a conceituada revista “Direito e Cidadania”, que tem como presidente do Conselho Editorial o ex-ministro Bernardo Cabral.
  •  Enquanto trabalha seu artigo, Leonam conclui, em espanhol, sua tese de doutoramento a ser defendida na Universidade de Buenos Aires, e um outro livro jurídico.
  •  O diletíssimo amigo Ernane Chaves é, agora, com muita justiça, professor titular da Universidade Federal do Pará.
  •  O professor Roberto Alcântara aniversaria hoje e ganha abraço de uma grande quantidade de amigos. Comemorações em família.
  •  Mônica e Paulo André Freire reúnem um grupo de amigos para celebrar a alegria da vida, neste domingo de Carnaval.
  •  Saber, você. Todo mundo sabe. Quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.
  •  Neste domingo de folia, a coluna fica sem “sal & pimenta”, porque só quem tempera esse espaço é o Bernardino. No próximo domingo, se Deus quiser, ele estará de volta.
  •  Lise Tupiassu e João Paulo Mendes Neto são os coordenadores do livro “Tributação, meio ambiente e desenvolvimento”, que a Editora do Centro Universitário do Pará lança no dia 17 de fevereiro, às 18 horas, no auditório do Cesupa.
  •  Em São Paulo, hoje, “je suis X-9”, a escola que homenageia Belém, na passarela do samba paulista. Bom dia para o amigo e fotógrafo Luiz Braga, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Eu quero amor feinho/Amor feinho não olha um, pro outro/Uma vez encontrado é igual fé,/não teologa mais” – Adélia Prado