01 de fevereiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Carlos Gomes e Belém

Belém vai ser um dos eixos da coleção que o advogado Jorge Alves de Lima começou a escrever sobre a vida e a obra do maestro Carlos Gomes, que morreu em Belém no ano de 1989. Ele passou uma semana entre nós, refazendo todos os passos do compositor  de “O Guarany”.

A pesquisa é tão minuciosa que ele descobriu, entre outras coisas,  os elementos e quantidade de cada um usados para o embalsamamento do corpo do músico, que  ficou vários dias sendo velado na capela mortuária do cemitério da Soledade. Se conseguir concluir a tempo, lançará a obra ainda este ano.

Vestibular

Foram prorrogadas até 12 de fevereiro as inscrições para o cursinho pré-vestibular da Prefeitura de Belém. A seleção constará de prova de matemática e de redação.

Lição do Papa

O novo livro do papa Francisco, intitulado “O nome de Deus é misericórdia”, traz, em síntese, as diretrizes de seu pontificado e uma lição: “a Igreja está no mundo não para condenar, e sim para promover o amor visceral”. Tomara que essa lição seja ouvida e praticada.

Exposições

O Rio tem mostra de Frida Khalo. São Paulo, ao mesmo tempo, recebe Picasso e Mondrian. Em maio, a capital paulista receberá parte do acervo francês de Van Gogh.  Por aqui...

Poesia

A Academia Paraense de Letras lançou, na quinta-feira à noite, um volume contendo os poemas premiados nas versões do prêmio “Cidade de Belém”.  Parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Pará.

Corpo & Alma

A bailarina mineira Cristina Menezes, que é coreógrafa e maitre de ballet, graduada no nível “Advanced” pela Royal Academy of Dancing, estará em Belém, de 26 a 28 de fevereiro, para realizar a oficina “concerto para corpo e alma”, inspirado na obra de Rubem Alves. O evento é promovido pelo Instituto Ocara, Roda de Hera e Espaço Ananda.

Fora da UFPA

A Universidade Federal do Pará estipulou a data de 5 de fevereiro como prazo final para que os alunos que extrapolaram o prazo para conclusão de curso ou excederam os períodos permitidos para trancamento de semestre conheçam os termos do processo de afastamento da instituição e apresentem defesa, porque correm sério risco de perder a vaga. Não dá nem para acreditar que, sendo tão difícil conseguir chegar à UFPA, alunos ainda brinquem de perder a vaga.

Moderníssimo

O já centenário e querido Colégio Moderno retoma, hoje, suas atividades, com repaginação total do prédio e da metodologia de ensino. Etiane Borges, Lauro Casagrande e Luís Olavo Mattos comandam a instituição.

Hotel

Todo cuidado é pouco na hora de reservar hotel pela internet. Um site, muito conhecido por sinal, está conseguido passar a pernas nos clientes, oferecendo gato por lebre. Não é por acaso que está se tornando campeão de reclamações.

Destino: Lisboa

A passagem para Lisboa, que a Associação Vasco da Gama sorteou, em seu encontro de Carnaval, saiu para o associado João Pisco que, generosamente, devolveu-a à instituição, a fim de que seja novamente sorteada no próximo evento. 

Pará e França

A Embaixada da França no Brasil e a Universidade do Estado do Pará vão promover, em junho deste ano, um workshop para apresentar os resultados de projetos e pesquisas desenvolvidas pela Universidade do Estado do Pará e Universidades Francesas

Nota triste

A coluna lamenta - e lamenta profundamente - a morte de “bruxinha favorita” do Bernardino (e minha também), a querida Suely Cals, que nos deixou na sexta-feira. Suely era uma amiga muito especial e fará falta a todos nós. Que Deus a receba em sua paz.

VITRINE

Uma das melhores figuras do cenário político local, o prefeito de Ananindeua e amigo Manuel Pioneiro  aniversaria hoje. A data será comemorada com celebração da Santa Missa, ao lado da população, de amigos e de familiares.

Sheila e Alberto Pinheiro completaram 35 anos de um casamento muito feliz.

A sempre elegante desembargadora Rosita Nassar aderiu ao projeto Ciranda de Livros e passou a semana presa a um título fantástico: “os ovos de Fabergé”, que trata dos Romanof.

Bira e Ana Célia Bahia estão fazendo temporada no Velho Mundo. Depois de matar as saudades de Portugal, o casal revê as terras da Itália, degustando queijos e vinhos.

Cristiane Salomão ganhou reunião surpresa das amigas em seu próprio restaurante. Foi esta semana, quando completou mais um ano de vida.

Gyselle Vaz e João Azulay vão comandar, no começo de março, mais um treinamento para gestores e empreendedores.

O cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão, já está perfeitamente integrado à vida cultural da cidade. É visto em todos os grandes eventos, sobretudo os ligados à música.

Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. Aparece e brilha.

Como a coluna de ontem foi totalmente dedicada ao “Rainha das Rainhas”, abraço hoje o querido amigo, compadre e confrade cônego Ronaldo Menezes, que aniversariou ontem e pôde ver o quanto é amado pelo rebanho. O bosque do conjunto Bela Vista, onde está a paróquia que comanda, agora se chama Ronaldo Menezes. Foi presente da comunidade.

E por falar no Rainhas, meus cumprimentos à equipe do canal fechado das ORM, que transmitiu o concurso. Foi um show de cobertura. A Meg e a Layse estavam lindas. Pareciam até rainhas.

Victor Ferro e Silva Colares brilhou nos três concursos vestibulares para medicina a que se submeteu. Passou na Federal, na Uepa e na Federal de Juiz de Fora. 

O “imortal” Sebastião Piani Godinho trabalha, incansavelmente, na nova exposição de desenhos e, ao mesmo tempo, prepara um livro de fotografias antigas (possui um acerco com mais de duas mil) para celebrar os 400 anos de Belém.

Cantinho da poesia: “Da vez primeira em que me assassinaram,/Perdi um jeito de sorrir que eu tinha./Depois, a cada vez que me mataram,/Foram levando qualquer coisa minha.” Mario Quintana.

Bom dia para o amigo Nelson Chaves, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Mensagens para esta coluna apenas pelo email jcparis@orm.com.br

Por hoje, senhoras e senhores, o que temos. Por alguns dias estarei aqui, mais uma vez. Interinamente, é claro.

João Carlos Pereira.