29 de janeiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Rainha do Carnaval

  •  Hoje é o grande dia do concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval, tradicional evento das ORM, cuja eleição acontecerá a partir das 21 horas, Hangar.
  •  Com fantasias luxuosas, 18 candidatas vão disputar o título, perante um júri a ser escolhido horas antes do evento, formado preferencialmente por pessoas em trânsito pela cidade.
  •  Cada candidata representa um clube social de Belém, escolhidas no decorrer do mês de janeiro.
  •  O grande acontecimento do carnaval paraense conta com o patrocínio do Grupo Mônaco Veículos e Valeverde Turismo. A rainha eleita vai receber um carro Fiat 0 km e as princesas passagens aéreas.
  •  O canal 23 (ou 523) da ORM Cabo vai transmitir ao vivo o espetáculo de luxo e fantasia. 

Dayane Dourado, Rainha das Rainhas de 2015, faz seu último desfile hoje como soberana do carnaval, antes de passar a faixa a sua sucessora no Hangar.Convivência

A direção de O LIBERAL inaugurou ontem, no segundo andar do prédio do jornal, o Espaço de Convivência para os funcionários do jornal, ao descanso no intervalo do expediente daqueles que não se ausentam da sede da empresa no horário do almoço.

Teatro em Bragança

O secretário de Cultura, Paulo Chaves, pega a estrada logo mais rumo a Bragança. Vai inspecionar in loco a restauração de um prédio histórico onde funcionou a Escola Monsenhor Mâncio, que servirá depois para abrigar uma escola de música. Anexo a esse prédio, a Secult está construindo um moderno teatro para os bragantinhos, com capacidade de 400 lugares e equipamentos super modernos.

Exposição

A biomédica Simone Ribeiro Moraes, na foto com o marido, advogado Paulo Sérgio Moraes, recebe hoje da Ezamaz o grau de Biomedicina. A solenidade será no auditório do campus da UFPA.  O projeto “Do Círio ao Museu: Belém 400 anos”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Museu do Círio e Museu de Arte Sacra traz ao público a exposição “De causo em caso é que se faz a história” e segue com a visitação até o dia 29 de fevereiro, na Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra, de 10h às 15h nas quintas e sextas- feiras; e aos sábados, domingos e feriados, das 9hàs 13h, com entrada franca.

História de Belém

Excelente oportunidade. Ao fazer uma assinatura anual de O LIBERAL, o leitor receberá a coleção completa dos fascículos com a história dos 400 anos de Belém, em uma bonita caixa comemorativa ao histórico evento.

Baile das Máscaras

O grande acontecimento deste sábado é o tradicional “Baile das Máscaras”, da Assembleia Paraense, no salão de festas da sede campestre. A animação será com a música eletrônica do DJ Tarrika e da banda Warilou. Haverá, também, o concurso que elege a melhor fantasia e melhor bloco da festa.

Zeno & Marcelo

Amanhã, o jurista Zeno Veloso, articulista de O LIBERAL, escreve sobre Marcelo Rebelo de Sousa, eleito presidente de Portugal. Zeno aborda a eleição e a vida do novo presidente. Imperdível.

Direito Romano

As notáveis Marlyse Lopes e Lourdes Lobato serão presenças destacadas no tradicional Baile das Máscaras da AP.O Instituto Silvio Meira já recebeu inscrições de conferencistas do Peru, Argentina, Chile, República Dominicana, Espanha, Itália e Portugal que irão compor a programação do XVIII Congresso Internacional e XXI Congresso Ibero-americano de Direito Romano, que ocorrerá em Belém de 29 a 31 de agosto e que homenageará o centenário de nascimento do jurista Clóvis Malcher.

Zika: mitos e verdades

O médico Cláudio Maierogitch, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, estará em Belém no dia 11 de fevereiro, para falar sobre mitos e verdades do zika virus.

Vitrine


  •  O economista Antônio Fiock trabalha na condição de coordenador, para realizar em maio próximo o V Congresso Nacional do Terço dos Homens, em Belém.
  •  A jovem Ingrid Cidade Velasco é campeoníssima dos exames vestibulares. Passou em 3º lugar para o curso de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e para o mesmo curso na UFPA. Foi também aprovada no seletivo da UEPA e em outras entidades privadas de ensino superior. Ela é filha de Jane e César Velasco, que estão vibrando com o sucesso da filha.
  •  A diretora Nazaré Melo Soares finaliza os detalhes para o baile infantil da AP, no próximo dia 3 de fevereiro, na sede campestre do clube.
  •  O advogado Desdedith Brasil faz aniversário amanhã e reúne os amigos mais chegados para as comemorações de estilo. A coluna antecipa os cumprimentos.
  •  Começam hoje as aulas da Oficina de Teatro do Peteleco e Cemp, com a participação do aluno. Ao final da oficina, em novembro, o grupo apresentará o espetáculo “O Estranho Natal de Jack”, no Teatro Gasômetro.
  •  Bom dia para o Cônego Cláudio Barradas, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.  
  •  Os confrades da Academia Paraense de Jornalismo vão se reunir amanhã, num almoço de confraternização no restaurante Largo da Palmeira. Na cabeceira, o presidente Walbert Monteiro.
  •  Com o enredo “Chuva de Amor por Belém”, a Escola de Samba Crias do Curro Velho vai desfilar, neste sábado, na Aldeia Cabana. A escola reúne cerca de 500 crianças.
  •  Plante mangueira em frente a sua casa. Semeie flores e crie seu  jardim. Vamos florir Belém. 
  •  Hermes Tupinambás, magistrado aposentado do TRT, troca de idade neste sábado. Com o registro seguem os parabéns antecipados.  
  •  O ex-deputado Ítalo Mácola, atual ouvidor geral do Estado, começa a pavimentar sua candidatura a prefeito de Igarapé-Miri.
  •  A Faculdade Integrada Brasil Amazônia realiza amanhã, às 10 horas, a aula inaugural do curso de pós-graduação em Direitos Humanos.
  •  Dê bons livros a seus filhos. Incentive-os à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.
  •  Cantinho da poesia: “Vem depressa, vem sem medo/ foi pra ti meu coração/ que eu guardei esse segredo/ escondido num choro canção, no fundo do meu coração.” (Tom Jobim)
  •  Por hoje é só. Amanhã não tem coluna, mas volto no domingo.